05/07/2018

[Resenha] Cérebro - Eron Villar & Carlos Eduardo Cunha

Olá amores, tudo bem?

Hoje venho trazer para vocês a resenha de uma HQ que adorei ler e que foi uma experiência maravilhosa!

Cérebro
Autor: Eron Villar
Ilustrações: Carlos Eduardo Cunha
Páginas: 32
Onde Comprar: Banca Guararapes HQ, Bakamoon e Toca Disco Comic Shop (Recife)
Nota: 
*E-book cedido pela Fornalha Literária 
SINOPSE: A publicação se passa no Recife em um futuro fictício e apresenta a história do projeto Cérebro, um experimento neurotecnológico desenvolvido por uma Coordenação Especial formada pelas várias polícias internacionais. O programa recruta agentes e soldados para serem treinados por I.As (inteligências artificiais) no intuito de desenvolver suas capacidades motoras e intelectuais acima da média dos seres humanos, aumentando sua sensibilidade, inteligência, reflexo e perspicácia.
No hemisfério direito atuam Rone e Vitor, primeiros agentes a irem a campo, após um ano de treinamento intenso e cuidadoso. Sua determinação e destreza despertam muita intriga dentro da própria organização.
Nesta primeira edição, Modus Operandi, veremos essa dupla desvendar um caso de tráfico de drogas, que a princípio, parece ser apenas mais um cartel, mas trata-se do desenvolvimento de uma droga “perfeita”. Reflexão, inteligência e muita ação permeiam as 24 páginas de história. O prefácio desta edição é do Prof. Dr. Fábio Paiva, especialista em Quadrinhos na Educação com vários livros publicados a respeito do assunto.
"Cérebro" em seu primeiro volume, narra as aventuras de Rone e Vitor, dois agentes que foram os primeiros a irem a campo depois de serem treinados pela I.As (inteligências artificiais) que possui o propósito de tornarem-os mais "desenvolvidos" do que as outras pessoas.

Os personagens estão trabalhando para desvendar um caso de tráfico de drogas, onde um jovem foi preso, mas eles sabem que ele é apenas a ponta do iceberg, a "mula".
Assim, decidem liberá-lo, pois através dele podem descobrir muito mais.

Com belas ilustrações, com foco em um fundo mais escuro e diálogos comuns com palavrões, esta é uma HQ para ler em alguns minutos e no fim ficar com uma sensação boa.
Li a HQ de forma despretensiosa e esta foi uma boa atitude, pois assim não criamos expectativas e podemos ser surpreendidos pelo conteúdo.

Misturando a Ficção Científica, com cenas de ação e um gota de espionagem, essa HQ permite que várias pessoas possam lê-la e gostar do seu conteúdo final, o que é um ponto muito positivo.
O final dela nos deixa com aquele gostinho de quero mais e foi pensado com este propósito, para deixar a sensação de que precisamos do restante.

Por se passar em Recife, em um futuro ficcional, estava bem curiosa, mas lendo-a, não vi referências da cidade, e só tenho essa informação por ter lido anteriormente em sua premissa.
Sobre o programa de I.As, pouco é citado na HQ, então as informações também ficam vagas, mas creio que será explorado em futuras publicações.

A linguagem informal é um dos pontos positivos, pois  assim podemos visualizar nitidamente aquelas cenas em nosso dia a dia.
E as ilustrações são o destaque, possibilitando a imersão no cenário e facilitando a fluidez na leitura.

O projeto dessa HQ foi lançado na I Bienal Geek de Pernambuco e está a venda em alguns pontos de Recife: Banca Guararapes HQ, Bakamoon e Toca Disco Comic Shop, pelo preço de R$15,00.
Super recomendo para todos!

Beijos da Lice

9 comentários:

  1. Muito interessante a história desse HQ, não costumo ler, mas esse seria um que eu leria com certeza. Pena não terem utilizado a ambientação de Recife, uma cidade muito rica em cenários que com certeza enriqueceria muito a história. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nas próximas edições vão abordar mais o Recife e estou curiosa, como uma moradora da cidade. A HQ é muito boa mesmo!

      Excluir
  2. Oi, tudo bem? Acredita que nunca li um HQ? A história parece ser bem montada e achei muito bom ter o Brasil como cenário. Pelo que percebi, muito da história parece ter início nesse primeiro livro e continuar nos próximos, mas mesmo assim, história complexa e muito bem pensada. Gostei muito da sua resenha. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a HQ foi pensada para várias publicações e isto é muito bom, deixa o gostinho de quero mais. Acho que essa é a terceira HQ que li e gosto da experiência

      Excluir
  3. Não sou muito de ler HQ e esse estilo de história não me atrai muito, porém fiquei curiosa ja que é difícil ver histórias assim passsando no Brasil, acho que leria sim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, mesmo não sendo seu gênero. Se tiver oportunidade, leia sim!

      Excluir
  4. Olá!
    Não lembro de ter lido nenhum HQ, mas pretendo mudar isso em breve.
    Eu nunca tinha lido nada a respeito de Cérebro e apesar da premissa ter ação, ficção científica e espionagem não são os meus gêneros favoritos. Ainda assim, acredito que vale a pena ler por ser pouco tempo e pela fluidez da leitura.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Sempre tento ler os livros sem muitas pretensões, para não me decepcionar e poder ser surpreendida pela leitura. Nem sempre a gente consegue né, mas faço o máximo para não criar muitas expectativas. Fico feliz que você tenha gostado desta leitura, apesar de algumas ressalvas.
    Eu não leio HQs e, por isso, vou passar a dica desta vez. Mas gostei de ler suas impressões e espero que você goste mais da continuação.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Que legal, misturar espionagem é ficção científica em um hq! Quero ler.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir

Alice Martins

Oie! Sou a Alice, tenho 27 anos, sou Mestra em Engenharia de Produção, Pós-graduada em Revisão de Texto e Graduanda em Letras. Leio todos os gêneros literários, mas tenho um apego pelo romance (dramático, dark e hot) e pelo suspense. Sou viciada em música, série e açaí. Atualmente, trabalho com revisão literária e tenho um podcast de true crime/suspense com uma amiga. Me acompanhe nas redes e venha compartilhar amor comigo!




Facebook


Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Arquivos

Editoras parceiras