15/06/2018

[Resenha] O enterro dos ossos - Renata Maggessi

Olá amores, tudo bem?

Hoje venho trazer mais uma resenha e dessa vez é de outro livro que me surpreendeu bastante, me fazendo imergir em sua história.

O enterro dos ossos
Autora: Renata Maggessi
Páginas: 300
Editora: Coerência
Onde Comprar: Editora Coerência
Nota: 💙💙💙💙💙
*E-book cedido pela autora
SINOPSE: Um crime do passado. Um jovem advogado em busca da sua identidade. Um policial que precisa desvendar o enigma e um criminoso que prima pela perfeição.
Crime, mistério e tensão.
O tempo está passando.
Você é suficientemente simétrica?
Em sua infância, os irmãos Luísa e Eliseu foram passar férias com sua família em uma casa alugada. Eliseu adorava descobrir as coisas ao redor, principalmente "tesouros" e junto com sua irmã e seu cachorro, acabou descobrindo ossos na residência.

Alguns anos depois, os irmãos já criaram suas próprias famílias. Luísa passou um tempo morando em Londres, mas está de volta ao Brasil com seu filho, Benjamin de 17 anos. O rapaz estava louco para voltar, pois no tempo que ficou fora iniciou um namoro pela internet com Luana e deseja conhecê-la pessoalmente.
"Sentiu que estava em uma areia movediça, prestes a ser engolido"
Em seu primeiro dia no Rio de Janeiro, Benjamin vai a um luau junto com seu primo, Caio e a namorada do mesmo, Cecília. No local ele acaba encontrando Luana, e quando os 4 jovens resolvem dar uma caminhada pela praia acabam encontrando o corpo de uma mulher. O criminoso tentou refazer uma tatuagem que a jovem tinha no tornozelo, assim como uma pinta em seu rosto. Aparentemente, o serial killer sofre de um TOC, ele busca a simetria.

Os designados para ir ao local são Hugo Jacomelli e Cristóvão. Hugo é casado com Olga, uma mulher que está com câncer, ela é a mãe da jovem Diana, que sempre foi como uma filha para Hugo. 
Quando vai interrogar os jovens no outro dia, Hugo acaba se deparando com Luísa, uma antiga paixão de sua vida.
"O passado voltou como um tsunami, e ambos relembraram o tempo doce que viveram juntos"
Oito anos depois, Benjamin é um advogado, assim como Caio e ambos trabalham no escritório da mãe do segundo. Seu relacionamento com Luana findou depois que a jovem foi fazer intercâmbio na Holanda. Ele vive um "não-relacionamento" com Isabel, a filha de uma das sócias do escritório.
Quando Luana lhe manda uma mensagem dizendo que precisa de ajuda, ele ver seu passado à tona.

Ao mesmo tempo, outra vítima com as características do assassinato de tantos anos atrás aparece. Hugo é novamente designado para tomar conta do caso.
Quem estará por trás desses crimes?
Esse foi um livro que me surpreendeu. Diferente de outros livros com esta pegada, nos é revelado o criminoso logo nos primeiros 25% de obra, mas não falarei aqui de quem se trata.
A autora nos apresenta o criminoso e inclusive temos várias cenas dele, relatando o que sente em relação as mulheres assimétricas, que posteriormente tornam-se suas vítimas.

Porém, saber quem é o criminoso não torna a leitura massante, longe disso. A Renata conduz a obra por outros caminhos, nos apresentando várias outras situações que despertam curiosidade e nos deixam vidrados. Tanto é que finalizei a leitura em apenas algumas horas, sendo fisgada pelo enredo bem construído.
"Eu sou um pássaro, nasci para ser livre"
Benjamin foi criado sem saber quem é o seu pai. E sua mãe, Luísa, agora quer lhe apresentar o homem, pois ela escondeu esta verdade do próprio por muitos anos. Ben é relutante em relação a isto.
Luana voltou da Holanda e não está bem, a jovem parece ter se metido em grandes confusões no tempo que ficou fora.
Diana, a enteada de Hugo, é uma médica dedicada ao seu trabalho e que está em um relacionamento com Augusto, outro médico. O homem tem um irmão gêmeo com o qual não tem uma boa relação.

O incrível de "O enterro dos ossos" é que todas as histórias vão se entrelaçando e acabam voltando para o passado. Todos os personagens estão ligados por um fio que os une e quando vamos desvendando o emaranhado por trás disso, ficamos espantados, perplexos e encantados, pois a criatividade e forma como foi conduzida foi espetacular.
"Pare de pensar com o pau, como a maioria dos homens, e passe a pensar com o cérebro"
A escrita da Renata foi uma delícia, mesmo com tantas mudanças de cenários, para abarcar todos os personagens e seus dramas, ela consegue manter a obra coerente e manter o leitor envolvido, não há quebra na narrativa.
A narração em terceira pessoa também é um fator que nos faz imergir na história.

O final do livro é bom, as últimas cenas são eletrizantes, mas como são outros personagens contando os motivos do criminoso, senti falta de algo. Queria ouvir as próprias experiências dele sendo narradas, mas isto não tira o mérito da escrita e do desenvolvimento do enredo.
"Se fosse você, devolveria essa oferenda para o mar porque, se nem Iemanjá quer, é melhor largar de mão"
Um criminoso em busca de simetria está à solta. Todas as jovens assimétricas estão em perigo. Um lunático. Várias vítimas. Quando ossos começam a serem desenterrados, o perigo está perto... Mais perto do que se pode imaginar...

Beijos da Lice

23 comentários:

  1. Li "O enterro dos Ossos", livro da Renata Maggessi em poucas horas. É sensacional. Sua escrita nos faz embarcar numa história eletrizante, carregada de suspense. Os personagens são muito bem descritos (me apaixonei por eles). Uma leitura envolvente do início ao fim. E quando terminei, fiquei com aquela sensação de "o que faço com a minha vida agora?"

    ResponderExcluir
  2. Alice! Que delícia ler a sua resenha! Fiquei emocionada! Muito obrigada! Fico tão feliz que tenha gostado! ❤️😍😘

    ResponderExcluir
  3. Nossa! Fiquei interessada no livro. Vai para minha lista. Gosto desse tema e esse parece bem feito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que delícia saber disso, July! Espero que aprecie a leitura! 😘

      Excluir
  4. que capa linda! Adorei, já tinha visto essa capa no instagram da editora e também tinha me chamado atenção, mas você foi a primeira pessoa que fez a resenha (pelo menos que eu saiba). então vou procurar ler, parece ser bem legal e se você gostou, talvez eu também goste!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bianca, fico feliz que tenha gostado da capa! Ficarei mais feliz ainda em saber sua opinião sobre o livro! Espero que tenha a oportunidade de lê-lo. 😘

      Excluir
  5. Oi Alice , Tudo bem ?

    Eu amei a resenha o " enterro dos ossos" parece ser um tipo e leitura que eu curto muito por isso ja vou colocar na lista de leituras .

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabby! Espero que venha a ler e que aprecie a história tanto quanto eu gostei de escrevê-la. 😘

      Excluir
  6. Adorei sua resenha, ainda não conhecia o livro. Mas é bem no estilo que eu gosto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Stéfani! Espero que tenha a oportunidade de ler o livro e que goste da leitura. 😘

      Excluir
  7. Oiiie,
    parabéns pela resenha ficou ótima, deu pra entender tudo, sobre o livro eu não conhecia =P, mas olha, eu até gostei rsrs é meu estilo de livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alzinete! Tomara que tenha oportunidade de ler O enterro dos ossos. Ficarei muito feliz em saber sua opinião! 😘

      Excluir
  8. Eu não fazia ideia da existecia deste livro, mas achei muito interessante!
    Fiquei muito curiosa pra saber quem e esse tal criminoso. Vou dar uma olhadinha se acho esse livro porque preciso muito! Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sheila, tudo bem? Fico muito feliz que tenha se interessado. O livro pode ser adquirido no site da Editora Coerência. Espero que tenha a oportunidade de ler O enterro dos ossos e que goste da leitura! 😘

      Excluir
  9. Olá, tudo bem?
    Parede ser uma leitura e tanto, não sei se a revelação do criminoso seria algo bom ou ruim para mim, então terei que ler para descobrir ná haha
    Sabe se a autora vai estar na bienal?
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rayanni, tudo bem? Estarei na Bienal no stand N058 (Editora Coerência) no dia 05/08. A sessão de autógrafos será às 10h, mas estarei lá também das 13h às 15h e das 17h às 20h. 😘

      Excluir
  10. Menina,
    a história parece muito interessante. Adoro a ideia de envolver Brasil no pano criminoso, sem ser excessivamente violento.
    Agora, convenhamos, que Hugo FDP. Poxa, espero que, no fim, ele termine morto...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lucas! Espero que tenha a oportunidade de ler O enterro dos ossos e que goste da leitura. 😘

      Excluir
  11. Vou precisar comprovar se o livro é bom mesmo. Eu não gosto de thrillers que já sabemos a identidade do assassino logo no início - acho que perde a principal característica do gênero e vira mais um suspense que um mistério.
    Mas vou dar uma conferida!

    Beijos
    www.degradeinvisivel.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luisa! Espero que tenha a oportunidade de ler e que goste. Adoraria depois saber a sua opinião.
      Beijos!

      Excluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Olá. Parabéns pela resenha. Quem aprecia este tipo de leitura vai se deliciar. Eu prefiro algo diferente, algo mais a ver com minha personalidade. Não vou me estender por conta disso. Sendo bem franco, nem sei ao certo o que dizer; talvez possa imaginar que deva ter osso para mais de metro rs. Sucesso e muita paz!
    www.unalome.com.br

    ResponderExcluir

Alice Martins

Oie! Sou a Alice, tenho 27 anos, sou Mestra em Engenharia de Produção, Pós-graduada em Revisão de Texto e Graduanda em Letras. Leio todos os gêneros literários, mas tenho um apego pelo romance (dramático, dark e hot) e pelo suspense. Sou viciada em música, série e açaí. Atualmente, trabalho com revisão literária e tenho um podcast de true crime/suspense com uma amiga. Me acompanhe nas redes e venha compartilhar amor comigo!




Facebook


Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Arquivos

Editoras parceiras