27/12/2017

TAG - Oscar Literário 2017

Olá amores, tudo bem?

Faltam apenas 4 dias para o fim do ano (não estou sabendo lidar com isso), então vim responder a Tag: Oscar Literário criada pelo Leandro Alves em 2013. Nunca respondi a Tag e fiquei com muita vontade de fazer. Então, vamos lá?! 

As categorias são 10 ao total e tentei não repetir o mesmo livro, então cada categoria tem um livro diferente. Se eu fosse repetir, provavelmente essa Tag estaria dividida em apenas 3 livros/autoras rs


1- Melhor personagem coadjuvante Masculino:
Confesso que escolher personagens favoritos não é nada fácil, mas segui meu coração e quando pensei em um coadjuvante, o Javier de "Tudo por um sonho" da Ruth Arnaldo surgiu em minha mente.

Javi é um cantor, com aquela pinta de mulherengo e que arrebata o coração de todas as mulheres. Durante a duologia ele tem excelentes sacadas e nos ganha com esta cara de bebê misturada com um homão da porra.
Estou betando o livro dele e só digo algo: SE PREPAREM PARA ESSE HOMEM!
Ele roubou meu coração na duologia!!!




2- Melhor personagem coadjuvante Feminino:
Como não escolher a rainha da porra toda, SOFIA do livro "Eu Prometo Tentar" da Andreia Nascimento?
Quem leu minha resenha do livro aqui, sabe que mesmo a Sofia aparecendo em 30% do livro apenas, ela foi a minha personagem favorita e me conquistou. Nem sei bem o motivo, só sei que ela roubou meu coração.

A Sofia é autêntica, ela se arrisca, ela parece bem decidida, mas no fundo ela está tão confusa. A Sofia tem muito de mim e de muitas mulheres por aí. E em breve vem livro dessas maravilhosa, o Eu Prometo Te Amar. 


3- Melhor arte de capa:
A capa é algo muito importante em qualquer livro, pois vai ser que irá chamar a nossa atenção. Eu sou apaixonada por várias capas, mas a capa da nova edição de Feridos da Jhey Lee está simplesmente FANTÁSTICA!!!

Como não amar essa capa. Esse olhar fala muito da obra e principalmente sobre uma das frases principais: "Sei que um olhar é incapaz de ver as tempestades que acontecem dentro de uma alma ferida, mas acredito... Eu vejo a sua".

A combinação das cores, da escolha de fonte, ficou tudo harmônico e passando a mensagem do livro. Amo essa capa. Amo esse livro!!!


4- Melhor Título:
Título algo muito importante, pois vai ser ele o responsável por chamar a atenção do leitor. Tem muitos livros que durante a Tag vou citar que possuem títulos maravilhosos, mas como não queria repetir nenhum, coloquei nesta categoria, Duff.

O título fala por si só e já explica muito do livro. Inclusive esse livro foi uma delicinha de leitura (querem resenha?). Eu já era apaixonada pelo filme, mas o livro é completamente diferente e tão bom quanto em sua proposta.

Também gosto da capa. Sim, gosto de coisas mais alegres rs




5- Melhor mundo/ambiente criado:
A Alana Gabriela simplesmente arrasou na criação de ambientação de Ode do Infortúnio.
Neste livro teremos Afternoon Fall, uma cidade onde o clima ameno sempre predomina e nunca parece ir embora. A cidade guarda muitos segredos, sobre sua origem e sobre seus próprios habitantes.

Afternoon Fall pode ser mais perigosa do que se imagina e esse clima de mistério e suspense da cidade, foi muito bem criado e trabalhado pela autora. Eu amei!

Nessa categoria também poderíamos citar o bom e velho Sheol  do livro Tenebris (amo aquele inferno) rs





6- Melhor Protagonista Masculino:
Como não citar meu mozão master, dona da minha vida, meu demônio, meu maravilhoso, lindo e gostoso, AGARES do livro "Tenebris - A Herdeira do Sheol" da Erika Gomes?????

Não sei como ainda existem algumas meninas que não gostam do mozão, esse demônio é perfeito minha gente!!!
Agares é lindo, dono de um humor sarcástico e dono de um coração que jamais foi preenchido. Ele é leal e sempre faz tudo pelas outras pessoas, no entanto, nunca teve alguém para cuidar dele, o que faz ter esse olhar perdido buscando se encontrar no mundo. Eu amo o Agares e enxergo a grandiosidade da sua alma!!!



7- Melhor Protagonista Feminino:
Essa não foi uma tarefa fácil. Muitas protagonistas femininas me ganharam por sua força, sua superação (Rafani, cof, cof).

No entanto, quando eu penso em uma personagem que me fez gargalhar, chorar e aprender, lembro da Briana Pinheiro de "Quando a Noite Cai" da Carina Rissi.

A Briana é uma personagem que nunca teve muita sorte na vida, sempre sendo despedida de todos os seus empregos. Ela é divertida, é cheia de sonhos, empodera a irmã e tem um coração lindo.

Eu amei "Quando a Noite Cai", o livro é lindo (querem resenha?). Uma mistura de realidade com fantasia bem gostosa!



8- Melhor Final:
Finais sempre são algo delicado e que vão, em sua maioria, dividir a opinião de milhares de pessoas.
Escolhi Proibido para esta categoria e sei que vai dividir muito a opinião das pessoas.

Proibido tem um dos finais que mais me destruiu e me deixou sem chão. Eu quebrei quando finalizei esta leitura e fiquei em posição fetal com tudo que senti durante a leitura.

Não é um livro fácil, pois mostra como adolescentes podem ser quebrados quando não possuem um núcleo familiar bem estruturado e o quanto as pessoas precisam de ajuda. O romance aqui fica em segundo plano, enxergar a alma e dores dos personagens é o mais importante.
Não é um final fácil, é um final necessário.


9- Melhor autor:
Essa foi uma das categorias mais fáceis. 
A Sinéia Rangel foi a surpresa na literatura para mim este ano. Conheci a autora através de uma parceria e confesso que no início não achava que iria me surpreender, pensei que ia ser só mais uma leitura agradável.
Depois de ler o primeiro livro não consegui mais parar e já li quase todos os livros dela (pelo menos todos que ainda estão sendo comercializados).

Rafani foi o ponto final na minha relação de puro amor com a Sinéia. O livro é lindo, emocionante e real. Está nos meus favoritos do ano, lá no topo. 
Se não conhecem a Sinéia, corram, porque essa mulher só escreve coisas sensacionais e histórias que te ensinam e te destrói.



10- Melhor Livro:
Três livros estariam facilmente nessa categoria, pois tenho 3 amores diferentes esse ano.

Mas, acabei optando por escolher "O Garoto que eu abandonei" da Raiza Varella, pois já havia citados os dois outros livros nas outras categorias.

Li este ano a trilogia dos Garotos e fiquei APAIXONADA. Cada livro me surpreendeu e me encheu de amor, mas a história da Marcela e do Gustavo me arrebatou por completo. Gargalhei com as loucuras e trapalhadas da Marcela, mas também chorei muito com ela.

Um turbilhão de emoções lindo! Eu AMO esse Garoto!


Espero que tenham gostado da Tag e de conhecer os meus escolhidos em cada Categoria. Pretendo fazer um post no dia 31 com as 10 Melhores Leituras de 2017, o que acham?

Por hoje é só amores, até o próximo post!!!

Beijos da Lice

24 comentários:

  1. Eu amo essa TAG hahaha! Parabéns com as escolhas e com o blog, achei lindo s2s2 eu estou muito curiosa para ler Proibido, já sei que é um livro bem polêmico então acho que vou amar hahahahah

    Beijos!
    O Museu Invisível.

    ResponderExcluir
  2. Surtei, ahuahuahuahua...
    Lice do céu, sem palavras para te agradecer por tanto amor <3

    Que honra imensa fazer parte desse time de craques. Tá numa TAG ao lado da Raiza Varella (meu amor EVER), exige um pequeno surto vai, ahuahuahua... Ruth Arnaldo, Jhey Lee duas lindas que já entraram na minha lista de leituras 2018 <3 E Rafani apareceu ali, junto da Briana da Carina Rissi, socorro!!! Obrigada, Lice, pelo seu carinho, apoio e amizade. Te amo de montão <3

    ResponderExcluir
  3. Oi, Alice! Legal como um conjunto de respostas permite que conheçamos melhor seus gostos e motivações dentro das diversas leituras. Gostei...
    Beijos!
    teofilotostes.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Aiii que coisa mais linda! 😍 Que honra fazer parte dessa lista incrível! Eu e o Javi estamos babando aquii amor. Obrigadaa pelo carinho, amizade e apoio sempre! Te amooooo ❤❤❤😘😘😘😘

    ResponderExcluir
  5. Adorei a sigla Duff, que é basicamente amigo feio e gordo, que meio que sou eu. Olha aí.
    Curti a capa que você escolheu como melhor também. A do Feridos. Bem bacana mesmo.

    Muito legal a TAG, mas isso é o máximo que eu consigo palpitar, já que não li a maioria dos livros.
    Um abraço.

    Willian Vulto
    https://lugarnenhum.net

    ResponderExcluir
  6. Lice, sua linda!!! Que honra estar nessa Tag com Feridos.E que honra estar ao lado dessas escritoras maravilhosas, entre elas a linda da Sinéia, que por acaso, conheci através de você, e é claro, minha diva Érika Gomes 💖💓. Amei a Tag!!! Muito obrigada 😄😍😘

    ResponderExcluir
  7. Eita, não conheço nenhum desses livros. Foi-se o tempo onde eu ficava inteirado das novidades literárias. Vou dar uma pesquisada em alguns, principalmente o Ode do Infortúnio, adoro trama com cidade misteriosas tipo Twin Peaks ou Wayward Pines.
    Abraços
    desconstruindooverbo.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá! Tudo bem?

    Adorei as suas escolhas Lice!
    Rafani parece ser um livro muito bom, ah!!! Eu quero a resenha do livro da Carina Rissi!

    Obrigado pelas dicas!

    ResponderExcluir
  9. Vi um post semelhante a este em um outro blog e achei super bacana a iniciativa. Não me lembro de ter visto um projeto literário assim. Adorei suas escolhas! ♥

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Adorei a postagem, uma pena ter lido tão poucos livros que não tenho como fazer uma TAG dessas, basicamente meu ano de 2017 se resume a leitura de As Crônicas de Nárnia, e apesar de ter me dedicado mais a esse livro que qualquer outro, não me arrependo.
    Não conheço a maioria dos livros citados, realmente devo ter passado muito tempo afastada do mundo literário e só agora nesse final de ano percebi que perdi muitas coisas dentro de 2017 em relação a esse mundo que tanto amo, mas foi um afastamento fundamental.

    Abraços!
    Cantinho da Lua

    ResponderExcluir
  11. Gostei da tag, pena que li bem pouco esse ano. Gostei das suas escolhas!

    ResponderExcluir
  12. Gente, achei muito legal a ideia. Uma pena que não conheço quase nenhum livro que você citou. Não sei se estou desatualizado ou vc q lê d+... Acho q vou tentar montar minhas indicações tb! É uma ótima retrospectiva :D

    ResponderExcluir
  13. Aaaaaaai, eu não consigo responder um tag dessas haha. Fiz aquela de 50% e sofri pra caramba. Ter que escolher os melhores no meio de tooodos os livros que li esse ano, me sinto traindo todos os outros haha
    Não sei se concordo com Proibido. Na verdade, não sei se concordo com o livro em geral. Não aceito o que ele fez com a minha cabeça haha. Amei e odiei tanto rs
    Adorei suas escolhas, por não conhecer muitos deles. Achei legal pegar várias dicas! Beijos

    https://almde50tons.wordpress.com

    ResponderExcluir
  14. Estou me sentindo mal por não conhecer nenhum desses personagens e menos ainda os livros. Mas devo confessar que é Javier, mds, que homem

    ResponderExcluir
  15. Gente que tag mais top, kkkkk. To aqui anotando o que ainda não li e esta autora acaba de entrar na lista. Pergunta tem de ser entre o que foi lido em 2017. Vou tentar fazer no instagram. Bjos

    ResponderExcluir
  16. Oiii

    eu nunca li nada da Alana, mas tenho Ode ao Infortunio no Kindle, estou bastante curiosa pois curto demais livros assim.

    Feliz Ano Novo Alice! Espero que teu 2018 seja cheio de alegria e paz

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  17. Não conheço nenhum desses livros mas a capa do "Proibido" é linda! "O Garoto Que eu Abandonei" despertou minha atenção. Quem sabe se não leio em 2018?

    ResponderExcluir
  18. Olá, tema extremamente pertinente e inteligente, pena que eu li pouco esse ano, então estou meio por fora. Li apenas As Cronicas de Gelo e Fogo e um do Saramago, parabéns.
    Emerson Lemes.

    ResponderExcluir
  19. Adorei essa tag, vários livros que parecem muito bons. O primeiro ali já me conquistou só pela foto hahaha, faz um post com as melhores leituras sim

    ResponderExcluir
  20. Oie, tudo bem?
    Eu ainda não li nenhum livro da lista, mas adorei todos os citados e já adicionei alguns na minha listinha. Amei o post!

    ResponderExcluir
  21. Oi Alice, tudo bem? Acredito que 2017 foi um ano realmente incrível para a literatura. Muitos lançamentos, muitos livros adaptados para o cinema, muitas resenhas, divulgação ainda maior dos autores brasileiros, enfim, foi um ano muito rico para a literatura brasileira. Queria ter lido tanto quanto me planejei mas deixei muitas leituras de lado devido ao TCC e a correria. Adorei essa tag e suas escolhas. Quero ler muito Eu prometo tentar. Feliz ano novo e tudo de bom. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  22. Eita, não conheço nenhum desses livros. Foi-se o tempo onde eu ficava inteirado das novidades literárias. Vou dar uma pesquisada em alguns² Adoro essa TAG!

    ResponderExcluir
  23. Ainda não conhecia nenhum desses livros, achei essa TAG muito bacana. Ela acaba deixando nos deixando curiosos para conhecer essas histórias.

    ResponderExcluir
  24. Olá, Menina Alice.

    Há muitos livros na lista que não li, mas também tem aqueles que quero muito ler. Como comentei no outro post seu... Os livros da Raiza Varela eu já namoro há um tempo (inclusive aqui um deles foi o melhor do ano, arrasou!). Queria ter lisonjeado Duff, mas isso não aconteceu... então, resenha, plis!
    É esse boy cantor do início da TAG, menina? Q desconcertante... fiquei até nervoso ((rs.).


    Bjux.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir

Alice Martins

Oie! Sou a Alice, tenho 27 anos, sou Mestra em Engenharia de Produção, Pós-graduada em Revisão de Texto e Graduanda em Letras. Leio todos os gêneros literários, mas tenho um apego pelo romance (dramático, dark e hot) e pelo suspense. Sou viciada em música, série e açaí. Atualmente, trabalho com revisão literária e tenho um podcast de true crime/suspense com uma amiga. Me acompanhe nas redes e venha compartilhar amor comigo!




Facebook


Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Arquivos

Editoras parceiras