22/11/2017

[Resenha] Ode do Infortúnio - Alana Gabriela

Olá gnomos, tudo bem com vocês?

Sei que estou um pouco sumida do blog (Motivo: fim do mestrado), mas a partir de agora ficarei mais ativa e voltaremos aos 3 posts por semana ~dancinha feliz~. Para voltar com tudo, trago a resenha de um livro que AMEI e quando terminei fiquei desejando o próximo e cheia de expectativas. Bora conhecer Ode do Infortúnio?

Ode do Infortúnio
Autora: Alana Gabriela
Páginas: 344
Editora: Independente
Onde Comprar: Amazon
Nota: 💙💙💙💙💙 / Favoritado
*E-book cedido pela autora

SINOPSE: É sempre outono em Afternoon Fall.
Após um incidente de proporções calamitosas, Marjorie é forçada a se mudar da cidade grande para viver em Afternoon Fall, e começar uma nova vida ao lado de sua avó paterna, Lucíola Edinger, a senhora da linhagem mais antiga da região das Montanhas Norte.
Na pequena cidade trovões rugem dos altos céus chumbados como odes de infortúnio, folhas despencam das árvores frondosas numa cacofonia deliberada e seres míticos tumultuam os bosques escuros. É necessário abrir os olhos para decifrar a linguagem dos pássaros e espinhos e não cair nas armadilhas da floresta.
Ninguém é confiável na pequena cidade. Todos escondem segredos profundos e perigosos.
Marjorie desconhece os perigos que a esperam, os segredos que precisam continuar encobertos e o quanto arrisca sua vida ao voltar para o calmo e belo lugar onde nasceu. Numa cidade de Infortúnios,regida por uma lei de sangue, tudo pode acontecer.
Marjorie Edinger é uma adolescente que acaba de se mudar. Ela morava com a mãe em Brooks Hill e de repente viu sua vida mudando toda. O que acarretou essa mudança? Ela se meteu em algumas confusões na cidade na qual morava. Basicamente ela fez algumas mal amizades e estava no momento errado, na hora errada quando uma catástrofe aconteceu.

A garota acabou sendo acusada de algo que não cometeu, enquanto viveu um dos piores momentos da sua vida. E mesmo depois de cumprir sua pena social, a mãe de Marjorie mandou a filha para morar com avó paterna em Afternoon Fall, uma cidade com apenas 2200 habitantes.
Marjorie não tem contato com sua avó desde a morte do seu pai, aos 4 anos de idade. A garota nasceu na pequena cidade, mas, logo depois do falecimento do pai, a mãe mudou-se do local, fugindo das lembranças e de tudo que a cercava.

De volta a cidade que o outono parece não cessar, Marjorie terá que se adaptar a sua nova vida. Em Afternoon Fall o clima frio e chuvoso é intenso, tudo parece apático, e toda população é curiosa ao extremo, como uma boa cidade do interior. A chegada de Marjorie é um prato cheio para as fofoqueiras, todos querem saber o motivo dela ter voltado.
"Desejo ter ciência de tudo isso porque ontem percebi, com horror, que para morar em Afternoon Fall é necessário conhecer seus segredos e suportá-los, por mais que sejam confusos e insólitos"
Um dia, quando decide explorar mais o local, Marjorie tem sua atenção roubada por um cachorrinho e acaba seguindo-o pelo bosque. O clima parece ficar mais intenso, e a menina sente que algo está errado. Ela acaba deparando-se com uma cabana e decide invadi-la, pois ouve o cachorrinho grunhindo dentro do local. Ao entrar, Marjorie sente odores pútridos muito fortes, mas de alguma forma sente que está no local certo.

Seguindo o barulho do cachorro, ela acaba no porão do local. Lá, ela encontra o cachorrinho, mas também acaba ouvindo e vendo algumas coisas que lhe assustam. O cão incita a garota a abrir uma cela que está protegida com cadeado. Marjorie acaba abrindo o local, mas nada acontece.
Saindo de lá, todo o caminho de volta pelo bosque parece aterrorizante e a garota começa a ter algumas visões (ou seria a realidade?).
Ela tromba com um garoto, que muito gentil a oferece ajuda. Ele é Graham, e parece saber tudo sobre a garota, inclusive que ela é neta da Edinger, a mais antiga da cidade.

Marjorie tem como vizinho, o misterioso Jerome Krüger, um jovem que à primeira vista parece indecifrável para a garota. No primeiro dia de aula no seu novo colégio, Marjorie é a atração e por ser descendente de uma Edinger acaba atraindo a atenção de Alanis Hartz. Alanis tem um grupo de amigos com Jerome (seu ex-namorado), Enzo Fritsch e Reagan Grings, ela se considera a líder deles e esses 4 amigos guardam segredos um tanto quanto sombrios. Alanis quer trazer Marjorie para o seu grupo, pois o sangue que corre em suas veias é poderoso demais. 
"Eles tinham segredos... Segredos de sangue que os tornavam um risco"
Essa pequena cidade parece guardar mais segredos do que Marjorie poderia imaginar. Sua avó Edinger parece ser bem conhecida na região e as pessoas possuem algum receio em relação a isto. 5 famílias parecem ter seu passado interligado e Marjorie faz parte de uma delas. O que será que Marjorie descobrirá nessa pequena cidade? O que ela viu na cabana abandonada? Quais os segredos que Afternoon Fall guarda em suas profundezas? Marjorie está entrando de cabeça em algo que pode não ter volta...
Marjorie é uma personagem que nos ganha pela sua forma de ser. A jovem está tendo que lidar com uma mudança inesperada em sua vida, ela teve que deixar tudo que viveu para trás e inclusive, está tendo contato com alguém que sempre foi uma incógnita para ela: Sua avó. Ela tem um segredo em seu passado, o que lhe colocou em Afternoon Fall. Ela sabe que algumas pessoas podem vê-la com maus olhos e ela só deseja recomeçar, na paz e calmaria.
Nesse processo de descoberta, ela também vai descobrir mais do seu passado, sobre seu pai e sobre sua linhagem paterna, tem tantos segredos para serem revelados que isto vai chegar a assustá-la.

Lucíola Edinger é avó de Marjorie e é uma mulher cheia de segredos. O povo da cidade tem um grande respeito por ela, e algumas pessoas chegam a temê-la, pois o passado traz histórias não tão bacanas para a população.
Soraya, a mãe de Marjorie aparece pouco, mas quando aparece percebemos o quanto ela está receosa pelo futuro da filha, ao tentar protegê-la, talvez ela a tenha prejudicado.
"Corvos da temporada crocitam nos altos céus, o amargo som que pronuncia uma trágica morte"
Alanis Hartz é a filha da xerife da cidade Norabel Hartz. A jovem é totalmente soberba e deseja o poder ardentemente. Entre seus amigos, ela quer ser a líder e comandar todos a sua volta, ela tem personalidade, mas também consegue ser asquerosa e despertar sentimentos dúbios no leitor.
Sua mãe, Norabel é uma mulher de fibra, que parece não enxergar os segredos da filha (ou finge que não enxerga). Ela quer proteger a cidade a todo custo, e a presença de Marjorie pode ser um grande problema.

Jerome Krüger é um jovem conquistador. Ele é o ex-namorado de Alanis, mas mesmo após o fim do relacionamento, eles mantêm uma boa amizade por conta dos propósitos em comum. Ele é um pouco sombrio, e não posso dizer se confio nele ou não.
Enzo Fritsch é outro jovem do grupinho de Alanis e talvez seja um dos mais sensatos. Mesmo estando metido com algo que não devia, por sinal, ele é centrado e um bom rapaz.
Reagan Grings é a quarta integrante do grupo de amigos e é a que menos aparece ativamente. Apesar do seu grupo de amigos e "comparsas", ela é a única que se mistura com as outras pessoas do colégio, está sempre socializando.
"Essa era a sua maldição. O seu infortúnio. E era impossível lutar contra isso"
Helene Ruhl é uma aspirante a jornalista no colégio, que deseja a todo custo descobrir o que os 4 amigos guardam. Ela, de alguma forma, que desvendar os segredos de Afternoon Fall e busca vingança por algo que ocorreu no passado. Ela vai acabar se aproximando de Marjorie e elas vão virar amigas. Helene é filha do chefe do único do jornal da cidade, e ela sabe o quando a xerife interfere nas notícias verdadeiras.

Graham Noer, talvez, seja o personagem mais misterioso de toda a história. Sua família ficou um tempo afastada de Afternoon Fall, mas voltou a cerca de 6 anos. Sua família carrega toda essa sombra de mistério e junto com sua irmã gêmea Spring, ele não é bem visto por Alanis. Ela sente que eles guardam algo mais profundo.
O que falar desse livro? Falar que amei parece pouco, pois senti várias emoções ao longo da leitura e nada que tente descrever vai se comparar ao sentido.
Acabei me surpreendendo muito com todos os elementos que a Alana inseriu na obra, pois ela soube dosar na medida certa para prender o leitor em sua obra. 

O uso do sobrenatural neste livro é muito bem feito e não tem nada parecido com as coisas que vemos por aí, pode acreditar. A autora trouxe algo diferente para o sobrenatural, não vou falar muito, pois posso acabar dando spoiler e isso estragaria a leitura de vocês. Só sei que fiquei desejando saber mais da nossa criatura rs

A escolha de uma cidade como Afternoon Fall foi muito assertiva, visto que a autora criou todo um contexto e uma história para a cidade. Nesse primeiro volume da série, podemos conhecer um pouco de como Afternoon Fall surgiu, quem foram seus fundadores e como 5 famílias possuem um papel importante na cidade.
"De certa forma, esse garoto de olhos verdes e mortiços, expressão soturna e desastrosamente bela, é intrigante e desperta uma mistura de contradições que ardem sob minha pele"
O livro não tem muito romance e isso foi algo que gostei, pois foge do clichê de personagem lutando contra algo sobrenatural e encontrando um amor. Temos adolescentes que estão vivendo uma fase intensa, talvez o romance apareça nos outros livros, mas vai ser inserido de leve, com clareza pela autora.

O clima de suspense e mistério permeiam as páginas do livro e levam o leitor ao delírio só de imaginar tudo que ainda pode acontecer. São tantas ações ao mesmo tempo que ficamos vidrados. Um certo segredo em particular me levou a loucura e criei mil teorias sobre o assunto, inclusive acho que passei longe.
A Marjorie cresce no decorrer do livro, em parte porque ela vai descobrir mais de si e de seus familiares no passado e em parte, porque ela se ver obrigada a tal ação.

A escrita da Alana é gostosa, sem falhas e sem opção de furo no enredo. O primeiro livro apenas nos situa sobre a série e é apenas uma pincelada de tudo que pode acontecer (estou ansiosa para os próximos volumes). Por este motivo, muitas coisas ainda se encontram em aberto, mas isto é necessário, pois será explicado posteriormente.

A narração foi um ponto alto do livro. Quando o capítulo era narrado pela Marjorie ocorria em primeira pessoa, já quando outra pessoa narrava a visão era em terceira pessoa. Nunca tinha lido algo parecido e gostei bastante dessa mistura que a autora fez, deu mais malabarismo e movimento ao livro, transformando-o por completo.
As cenas finais são de tirar o fôlego e também merecem muito destaque, simplesmente sensacionais. 
"Somos figuras difusas, flutuantes num céu cheio de pássaros de inverno"
Nem sempre a vida segue os caminhos que queremos, nem sempre somos levados a calmaria e vento fresco. Às vezes, é preciso se arriscar, viver algo que nunca imaginaria e sair da sua zona de conforto. Marjorie está passando por esta fase. A jovem foi morar com alguém que nunca teve contato depois dos seus 4 anos de idade, em uma cidade que não conhece ninguém e com um passado que pode não ser bem visto. Ela guarda seus próprios segredos, mas vai descobrir que os seus não são nada comparados aos segredos de Afternoon Fall e da sua família. Ela caiu em um redomoinho e sua presença agora é vital para que as coisas voltem a ser normais ou pelo menos não piorem de forma progressiva. Marjorie pode ser o começo ou fim de tudo, o que ela vai ser, nem ela mesmo sabe...

Embarque em Afternoon Fall e aprenda a curtir o clima cinzento da cidade...
"Porque como num espetáculo de teatro, nós, meros seres humanos, somos os figurantes  nessa conflagração de luz e atos. Afternoon Fall é a dama e, sobretudo a protagonista da peça, a quem todos reconhecem, pois não precisa roubar a cena. Ela é a cena"
Beijos da Lice

30 comentários:

  1. Menina, eu adorei esse livro. Virou um dos favoritos da Alana pra mim.
    Fiquei bem feliz quando terminei porque é um projeto dela que acompanho tem um tempo. E eu já quero a continuação.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe das promoções em andamento e ganhe prêmios maravilhosos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também adorei e ficou entre os favoritos. Já fui perturbar ela pela continuação rs

      Excluir
  2. Nossaaaaaa!!! OMG! Maior resenha de todas as resenhas ever.
    Caramba. Nunca que eu li uma resenha tão enorme de um livro meu ahaha.
    Adorei perceber que mesmo você falando tantas coisas, não soltou muito da estória para deixar aquela tensão e o suspense no ar. Sério mesmo. Não esperava tudo isso. Quero agradecê-la por ter decidido embarcar na história da cidade e se aventurar nos bosques vivos de Afternoon Fall, para conhecer uma nova mitologia e personagens um tanto conflituosos. Marjorie ficou muito feliz com todas as suas impressões. E eu também. Fico feliz que tenha gostado do estilo da narrativa. Decidi por narrar assim para dar agilidade à obra - foi a minha primeira experiência e fico feliz que tenha dado certo. É sério. Amei suas impressões da obra!!
    Beijin...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado da resenha, veio do meu coração. E acho que sempre me empolgo com as minhas resenhas e o tamanho dela rs Quero essa continuação logo hein?! Bjs!

      Excluir
  3. Adorei a resenha, super completa mesmo. Não conhecia a Alana, mas esse livro me conquistou, to louca para ler ele e quero inclusive sequencia.
    Amei mesmo, sua resenha me conquistou.

    ResponderExcluir
  4. Oiii Alice

    Eu tenho esse livro no KIndle, peguei em uma promo da Amazon e não vejo a hora de conferir, principalmente depois de ler tantas resenhas recomendando. Amei esse sobrenatural original e diferente que a autora inseriu, e relamente o fato de não ter muito romance am glumas histórias fica perfeito, porque o romance acaba nem fazendo falta.
    Vamos ver quando surge um tempinho livre pra conferir essa primera parte

    Beijos

    aliceandthebooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse caso, o romance não fez falta alguma, a obra é muito completa e bem fechadinha. Trate de dar uma chance, não vai se arrepender! Bjs!

      Excluir
  5. Já gostei desse resumo!
    Adorei a dica e fiquei curiosa para ler.
    Bjus
    Jaque
    www.quebreiregra.com.br

    ResponderExcluir
  6. uau, que resenha envolvente!!
    Deu pra sentir as emoções e sensações que você teve ao ler o livro...
    Fiquei beem curiosa pra ler também!Obrigada pela dica e parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  7. Uma coisa que me chamou atenção na sua resenha foi como ela ficou bem feita e também os nomes dos personagens, achei bem diferentes, ah sim,e o fato de não ter muito romance pra mim foi um ponto a favor,imagino que deva deixar a historia menos clichê.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o fato de não ter um romance deixa bem menos clichê, pode ter certeza rs
      Obrigada *-8

      Excluir
  8. Me deixou curiosa por continuar lendo, pois a resenha foi impressionante e causou exatamente essa sensação, a curiosidade. Que demais!

    ResponderExcluir
  9. O livro Ode do Infortúnio tem uma história recheada de mistérios que envolve as pessoas daquela cidade. Já fiquei bastante curiosa pra saber o que Marjorie irá descobrir nessa cidade, e saber o Afternoon Fall esconde, é um livro que deixa o leitor curioso até o fim, bjs.

    ResponderExcluir
  10. Olá!! Gostei da sua resenha e já li muitas resenhas dessa obra, confesso que estou um tanto curiosa.
    Beijos.

    www.meumundosecreto.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia Vanessa, pois é simplesmente maravilhoso. Obrigada flor! Beijos!

      Excluir
  11. Oi!!
    A resenha ficou otima, gostei da dica. O livro parece ser muito interessante 😉
    Bjo

    ResponderExcluir
  12. Nossa, poderia até virar filme! Tô super curiosa para saber o que se passa na nova cidade, haha! Mas não rolou nenhum spoiler... :/

    ResponderExcluir
  13. Adoro livros com suspense e mistério, ótima dica! Vou procurar no amazon :)

    ResponderExcluir
  14. Esse livro parece ser muito interessante. Não conhecia a obra ainda, mas a resenha está muito boa e atraiu meu interesse. Abraços e parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  15. Oi, Lice! Tudo bem?

    Eu amei sua resenha! Tenho o livro no kindle e estou pensando seriamente em passá-lo na frente de alguns livros após suas considerações haha

    Beijos
    Mari Barros
    Blog Diversamente

    ResponderExcluir
  16. Oi Alice, tudo bem? Gente que enredo mais interessante. Já falei algumas vezes o quanto sou fã de suspense e mistério. Quando começo a ler já me dá um frio na barriga. Fiquei curiosa pra saber o que tem na cabana e quais são os segredos que esse lugar esconde. Também gosto quando não tem muito romance assim a história não perde tanto o foco. Amei a indicação e resenha. Que bom você estar voltando aos poucos. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  17. Que linda a capa desse livro. Fiquei super curiosa para saber mais sobre ele, já quero ler. Adorei sua resenha.

    ResponderExcluir
  18. Menina, estou louca para ler esse livro pq tenho visto muita gente falando sobre ele e se é fantasia eu já fico toda curiosa rs

    ResponderExcluir
  19. Essa história parece ser realmente incrível! Eu, pra variar, não conhecia hahah, mas adorei saber sobre ele <3

    ResponderExcluir
  20. É muito bom realizar leituras assim, que nos despertam emoções! Parece realmente ótimo a leitura!

    ResponderExcluir

Alice Martins

Oie! Sou a Alice, tenho 27 anos, sou Mestra em Engenharia de Produção, Pós-graduada em Revisão de Texto e Graduanda em Letras. Leio todos os gêneros literários, mas tenho um apego pelo romance (dramático, dark e hot) e pelo suspense. Sou viciada em música, série e açaí. Atualmente, trabalho com revisão literária e tenho um podcast de true crime/suspense com uma amiga. Me acompanhe nas redes e venha compartilhar amor comigo!




Facebook


Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Arquivos

Editoras parceiras