13/10/2017

[Resenha] Marcada - P.C. Cast & Kristin Cast

Olá vampiros, tudo bem com vocês?

Esse mês me aventurei em começar a Série House Of Night publicada no Brasil pela Editora Novo Século e hoje trago a resenha do primeiro livro: Marcada! O que posso dizer a vocês é que me surpreendi bastante com o primeiro livro. Achava que ia ser mais uma história de vampiros adolescentes e acabei desejando ardentemente o próximo livro! Bora lá conhecer essa série?!

Marcada
Série: House of Night
Volume: I
Autoras: P.C. Cast & Kristin Cast
Páginas: 272
Editora: Novo Século
Onde Comprar: Editora / Amazon / Saraiva / Submarino
Nota: 💙💙💙💙💙
*Livro cedido pela Editora
SINOPSE:Bem‑vindo ao mundo de House of Night, um mundo parecido com o nosso, exceto pelo fato de que nele os vampiros sempre existiram.
Zoey acaba de ser Marcada como uma vampira, o que significa o início de uma nova vida, longe de seus amigos. Isso se seu corpo suportar o período de Transformação. Caso contrário, ela morrerá.
“No momento em que comecei a ler este livro ele me prendeu! Fiquei totalmente tomada por estes novos e impressionantes vampiros! Marcada é ardente, misterioso e engraçado.” Gena Showalter, autora de Oh My Goth, da MTV
“A série House of Night é maravilhosa.” Publisher’s Weekly
“Os críticos têm elogiado muito a série.” USA Today
“Os leitores se identificarão com muitos personagens, especialmente com a protagonista…”
Library Journal.
Estamos em um mundo onde humanos sabem da existência dos vampiros, estes últimos vivem livres e possuem ótimos cargos no mundo, sendo bem reconhecidos em suas profissões, mesmo não sendo aceitos pelos humanos. Quem pode vim a ser vampiro? Qualquer pessoa que ainda não esteja na fase adulta.
Basicamente, em determinada idade, alguns adolescentes são marcados para serem vampiros. Esta marcação ocorre por vampiros rastreadores e após a marca (uma meia lua na testa), o adolescente precisa ir direto para a Morada da Noite, uma espécie de escola de vampiros, onde passarão pela transformação.

Zoey Montgomery acabou de ser marcada e encontra-se totalmente perdida. A jovem levava uma vida relativamente normal, tendo um quase ex-namorado, Heath, e uma melhor amiga Kayla. Quando o assunto era sua família, tudo era uma extrema bagunça. Sua mãe estava casada com um novo homem e desde então não deu atenção necessária aos filhos. 
Ela foi marcada pelo Rastreador no colégio, e de cara sua amiga ficou totalmente assustada, tratando-a como uma berração. Zoey, sabia que agora precisava ir para a Morada da Noite, lá seria seu lugar de agora em diante.
"A escuridão nem sempre equivale ao mal, assim como nem sempre a luz traz o bem"
Sua mãe, ao saber do ocorrido, simplesmente pirou com tudo. Ela, junto com seu atual marido (um religioso fervorosos), estavam dispostos a não levar a jovem para a Morada da Noite, mesmo isso custando a vida dela. 
Zoey, então sai escondido e vai procurar ajuda da única pessoa que sabe que seria capaz de lhe ajudar e apoiar, sua avó: Sylvia Redbird. 

Ao buscar ajuda da sua avó que mora em uma espécie de fazenda, Zoey acaba tendo algumas alucinações e logo em seguida acaba dormindo profundamente. Nesta espécie de sonho a garota tem um encontro direto com Nyx, a deusa da Noite, que a nomeia como sua sucessora no mundo, seus olhos e ouvidos. 
Ao acordar, a garota já está na Morada da Noite, sua avó lhe levou. Lá, ela está com a avó e outra mulher, a Grande Sacerdotisa da Morada da Noite, Neferet. Outra peculiaridade é que a marca de Zoey já está completa, formando uma lua cheia, fato que só ocorre quando a transformação está completa, cerca de 4 anos depois de ser marcada.
"Você é especial, Zoey, e ser especial pode ser o máximo"
Na Morada da Noite, Zoey aprende mais um pouco sobre os vampiros. Nem todos que são marcados acabam fazendo a transformação completa, alguns irão morrer ao longo do processo. Outro fato curioso, é que as aulas ocorrem apenas a noite, começando as 20hrs e indo até às 03hrs da manhã. Isto ocorre não porque os vampiros não possam ir ao sol (longe disso), mas porque a noite eles possuem maior força e estão sendo guiados pela Deusa Nyx. Além disto, os gatos estão ligados diretamente aos vampiros, e a Morada da Noite possui diversos deles. Quando ele escolhe um marcado, passa a ser da pessoa.

Em sua nova vida, Zoey terá que lidar com muitas novas descobertas. Ela acabará dividindo o quarto com outra menina, Stevie Rae. Ela também descobrirá que o local possui a típica barbie que quer mandar em todo mundo: Aphrodite, que inclusive é a líder das Filhas das Trevas, uma espécie de clube muito famoso no lugar. A jovem detestável inclusive está sendo treinada para ser uma futura Grande Sacerdotisa. 
Zoey terá seu próprio grupo de amigos, que além de Stevie, inclui Damien Maslin (um gay assumido), Erin Bates e Shaunne Cole, essas duas últimas possuem uma forte ligação, até parecem gêmeas. 
O que o futuro aguarda para Zoey Passarinha? Por que ela parece ser tão diferente dos outros? Quais os planos da Deusa Nyx para ela?
Comecei a ler Marcada sem pretensão alguma e esperava algum clichê de vampiros, no final quebrei a cara e me vi querendo essa série inteira. Não lia nada com vampiros desde Crepúsculo, e este livro se mostrou completamente diferente. Confesso, que estou lendo no momento certo, pois a paixão já se instaurou. Os personagens são bem desenvolvidos, o que é um ponto muito positivo no contexto da obra.

Zoey Redbird é uma personagem que está se descobrindo. Ser marcada vampira era o que ela menos esperava na vida, e ela sabe que isto vai lhe tirar de todo seu rumo, ela vai viver uma nova vida. O mais interessante, é que ela sabe que é diferente, sua marca completa no seu primeiro dia de marcada já mostra isto. No entanto, ela ainda é muito insegura, ela sabe que não deve contar tudo que sabe a todos, pois isto pode significar perigo. Zoey tem poder pulsando dentro de você e saber usá-lo de forma correta será seu maior desafio.

Neferet, a Grande Sacerdotisa da Morada da Noite é uma personagem um tanto quanto misteriosa. Ela tem como poder, a cura e parece sempre saber de tudo que acontece no lugar. Confesso que ela não me passou segurança, tenho as minhas desconfianças quanto a ela. Neferet será a mentora de Zoey, o que a torna ainda mais especial, pois ela não aceita ser mentora de novatos.
Sylvia Redbird, a avó de Zoey, é uma personagem que não aparece muito, mas quando aparece mostra o quanto é doce e incrível. Ela sempre esteve ao lado da neta quando a mesma precisou e também é muito ligada ao espiritual.
"Como esse cara poderia gostar de mim? Eu sou uma desajustada bebedora de sangue"
Stevie Rae vai se mostrar uma amiga e tanto para Zoey. A garota veio do interior do país e possui um sotaque carregado, ainda usa botas para compor seu uniforme escolar, mas tem um coração gigante. 
Damien é um personagem inteligente. A marcação dele foi muito bem aceita pelos seus pais, pois eles não sabiam o que fazer com um filho gay. Damien pode ser considerado a consciência do grupo.
As "gêmeas" Erin e Shaunne são bem espevitadas. Para elas não existe tempo ruim e são um pouco loucas, mas assim como os dois anteriores, possuem um coração lindo.

Aphrodite. Se tem uma palavra que possa definir ela é: totalmente detestável. Ela simplesmente se acha a dona do pedaço por estar sendo treinada para ser uma Sacerdotisa e junto com suas três fiéis escudeiras podem ser consideradas o grupo do inferno. Ela ainda odeia completamente os humanos, querendo a morte de todos. Mesmo sendo intolerável, Aphrodite possui um grande poder, só que a mesma não o usa totalmente para o bem.
Erik, é um marcado quase na fase final da sua transformação. Ele possui tudo para se tornar um grande ator e muito celebrado na escola. Ele é ex-namorado/peguete de Aphrodite e vai balançar e ser balançado por Zoey, muito amorzinho ele.
O que mais gostei de Marcada é que o livro não tem foco em um romance. O livro foca na mudança que Zoey está tendo que enfrentar, na pessoa que ela está se descobrindo. Ser marcada para ser algo que ela não sabia muito a respeito é aterrorizante, principalmente por ver que todos que estavam ao seu redor começam a ter medo de você, de quem você é agora.
Podemos fazer uma simples analogia do momento de Zoey e tratar essas suas novas descobertas, como as nossas próprias quando estamos no final da adolescência. Pensar na vida adulta traz medo, receios, nos deixa aturdidos.

O universo de vampiros aqui tem suas próprias peculiaridades e o fato dos vampiros não serem seres que vivem se escondendo dos humanos me agradou de cara, e tirou aquele aspecto de clichê que tanto vemos em outros livros com o tema. 
Também gostei da forma como a Morada da Noite funciona, mesmo eles privilegiando de algumas maneiras quem faz parte das Filhas das Trevas.
"Você ainda é você. Não importa que tenha sido Marcada. Não importa que esteja passando pela Transformação. Por dentro, seu espírito ainda é seu espírito. Por fora você pode parecer uma estranha familiar, mas basta olhar para dentro para ver a pessoa que você conhece há dezesseis anos"
Fazia um tempo que não lia um livro com uma vilã tão nítida, e acho que nesse primeiro livro a Aphrodite tomou esse papel para si. Ela é a típica personagem que se pudêssemos enforcaríamos com nossas próprias mãos. Zoey é a nossa típica mocinha, cheia de poderes, se descobrindo, uma ótima pessoa, receosa na medida certa e vai se transformando em muito corajosa com o tempo. Características maravilhosas e que se completam.

É claro que o livro tem aquele ar de romance, principalmente quando Zoey e Erik estão no mesmo ambiente. Ele fez meu coração ascender em alguns momentos, um ótimo cara.
Heath, o ex de Zoey terá algumas aparições singulares e importantes na obra, é necessário ficar de olho. Assim como alguns personagens secundários que parecem ganhar mais destaque nos livros subsequentes.

A construção da narrativa foi de forma leve, gostosa e gradativa. As autoras souberam trabalhar muito bem o tempo dentro do contexto e criar algo agradável ao leitor. A obra começa mais linear e vai crescendo, tendo alguns picos bem interessante.
A escrita é correta para o gênero e elas não deixaram furos, ficou tudo muito bem explicado (pelo menos o que era para ser explicado).
"A morte é parte natural da vida, mesmo na vida de um vampiro"
O final foi algo que me deixou preocupada. Marcada termina em um ponto que alguns fatos são bem explicados e algumas revelações feitas. O problema, para mim, é que ele não terminou em algo que me aguçou 100% para ter o segundo livro. Resumindo, o final é agradável, te deixa curiosa para o próximo livro e as sequentes descobertas, mas não tem tanto impacto.

Zoey nasceu para uma nova vida. Ela foi Marcada para ser uma vampira, mas será que conseguirá completar sua transformação? A garota tem poderes que nunca foram vistos antes na Morada da Noite e isto pode significar muitas coisas, inclusive a chegada de novos inimigos. 
Ninguém sabe o motivo dela ter sua marca completa em tão pouco tempo. Ninguém sabe o porque dela ser tão especial, mas ela é. Zoey terá que aprender a viver com o que é, com o sente e com o que deseja. Vampiros podem ser carinhosos, gentis e amáveis, mesmo desejando sangue... Ela se descobrindo e precisará sentir o que fazer e em quem confiar. Você teria coragem de lutar para melhorar as coisas?

É impossível não recomendar esta obra. Quem me conhece sabe que amo fantasias de todos os tipos e voltar a ter este contato com vampiros foi maravilhoso.
Alguém aí já leu a série? Se leu, o que acha que posso esperar?

E se você não leu, está esperando o quê? Se jogue nesse universo de vampiros e tenha seu coração Marcado por essa história...

Beijos da Lice

31 comentários:

  1. Parece ser um bom livro para ler numa sexta-feira 13, eheh

    Beijinhos, xx

    http://catiia-siilva.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um ótimo livro para ler em qualquer época, super recomendo!

      Excluir
  2. ola tudo bem ? Ainda não vi a serie e nem li este livro , gostei do livro por ser um mundo parecido como nosso apenas com a existencia de vampiros nele. A historia de zoye instigou minha curiosidade , nasceu marcada para ser uma vampira , ja quero saber como zoey aprederá ser como ela é .
    Bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super recomendo, esse primeiro livro me fisgou em todos os níveis. É incrível!

      Excluir
  3. Oie
    Faz tempo que não leio nada com vampiros, ainda não conhecia este livro, mas sua empolgação me deixou curiosa pelo livro e já quero ler. Ótima resenha.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nessa,
      Também fazia tempo que não lia nada de vampiro e fiquei bem empolgada com tudo que li *0*

      Excluir
  4. Estou louca pra ler essa série comprei recentemente os livros mas ainda não tive tempo. Adore sua resenha, só me deixou com mais vontade.

    Bjs
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai ler logo mulher, é simplesmente maravilhoso o primeiro livro! Bjs!

      Excluir
  5. Incrível essa premissa. gosto muito de livros que contém gêneros fictícios e que impressionam o leitor. Os vampiros me atraem muito.
    beijos
    Levando a Sério

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então somos duas, sempre sou sugada por obras com vampiros! Bjs!

      Excluir
  6. oi!!
    Adoro livros de vampiros :D são maravilhosos, a resenha ficou otima. A historia é bem interessante ;) já quero ler.
    bjo

    ResponderExcluir
  7. Confesso que só pela capa , me deixou curiosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é um espetáculo a parte, super condizente com a obra *-*

      Excluir
  8. Que resenha maravilhosa, eu gostei da indicação do livro.Gosto de temáticas assim dessa sinopse! Fiquei curiosa pra ler! Parece ser uma história bem envolvente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A história é muito envolvente, prendendo o leitor do início ao fim. Super recomendo a leitura!

      Excluir
  9. Olá, eu queria dizer que eu adorei a sinopse, talvez eu esteja errada, mas a Zoey me conquistou,preciso ler o livro todo para saber se é verdade ou não.
    Amei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Zoey vai nos conquistando aos poucos e nos traz uma sensação maravilhosa! Leia sim para tirar suas conclusões! Bjs!

      Excluir
  10. Eu acompanhei bastante essa série, mas os últimos livros não conseguiram me prender.

    Gostei do Marcada, o primeiro livro. Foi bastante cativante e também nada clichê no que diz respeito aos vampiros. Os personagens são muito bem construídos, Stevie Ray e Damien são os melhores, huahuhaua!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pri,
      Como só li o primeiro livro só tenho o parâmetro dele, que me agradou logo de cara. Não sei como vai ser os próximos, mas estou a expectativa bem alta. O Damien é maravilhoso! Bjs!

      Excluir
  11. Olá
    Amo vampiros, gostei bastante da autora usar Nyx, a deusa da noite, e também da ligação com os gatos. Mas quando partiu para o negócio de escola eu quase gritei Dãoooooooo, gente não aguento mais tramas escolares, por isso vou passar a dica, ao menos por hora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani,
      Entendo seu receio com narrativas que passam em ambientes escolares, mas nesse caso é necessário, pois a personagem acabou de se descobrir vampira e a escola é para aprender mais sobre a transformação. Então, não tem nenhum clichê, pode ficar tranquila quanto a isso! Bjs!

      Excluir
  12. Oi, como está? Eu amo esse livro, aliá, já li todos e posso dizer que amei todos eles. Terminava um e ficava ansiosa à espera que saísse o próximo. Adorei rever toda a história na sua resenha. Trouxe à minha memória toda a recordação que estava guardada.
    Um beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei ainda mais curiosa agora, muitas pessoas já elogiaram a série e minha curiosidade só aumenta! Bjs!

      Excluir
  13. Eu ja ouvi muito bem sobre este livro. Mas essa é a minha primeira oportunidade de conhece-lo um pouco mais. Eu adoro histórias com vampiros e transições.
    Com certeza irei procurar para ler!

    ResponderExcluir
  14. Não costumo ler nada com vampiros, ainda não conhecia este livro, mas sua empolgação me deixou curiosa pelo livro.
    Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  15. Não faz o meu estilo de leitura, mas a capa é linda! Para quem gosta do estilo, deve ser uma ótima dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bom?

    Adoro livros com vampiros, mas as vezes é sempre mais do mesmo, sabe? Por isso estou evitando para não enjoar. Por outro lado, eu gostei bastante da premissa deste livro. No começo, achei até parecido com o Orange Marmalade (uma história em quadrinhos), pelos fatos de que, mesmo não sendo aceitos pelos humanos, os vampiros coexistem com esses seres. Porém, todo o restante é diferente e isso que me chamou a atenção.
    Odiei a sua mãe só pelo que você descreveu dela, onde já se viu fazer isso com a própria filha? O bom é que ela tem a avó, que lhe salva. E foi bem legal que o livro não se foca no romance e que a personagem, pelo jeito, parece sofrer muitas mudanças e isso acarreta em crescimento pessoal (espero que a escritora tenha nos mostrado isso)

    Enfim, adorei a resenha, obrigada pela dica :)
    Abraços.

    https://instantesmemoraveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá! Tudo bem?
    Eu gostei muito da sua resenha, a sinopse do livro me chamou bastante a atenção, mas eu achei a capa bem feia. Eu tenho essa mania kkkkk
    Mas fiquei com vontade de ler, e pretendo ler!
    Obrigado pela dica!
    @lendocomdaniel

    ResponderExcluir
  18. Oiii flor, tudo bem??/
    Eu gosto de livros de vampiros desde que não tenham aquela pegada adolescente, como logo no inicinho você falou que não tem isso já me interessei!!
    Gostei muito da sua resenha e os quotes escolhidos...
    Como nunca tinha escutado falar desse livro, vou pesquisar um pouquinho mais sobre ele.

    Garotas Devorando Livros/

    ResponderExcluir

Alice Martins

Oie! Sou a Alice, tenho 27 anos, sou Mestra em Engenharia de Produção, Pós-graduada em Revisão de Texto e Graduanda em Letras. Leio todos os gêneros literários, mas tenho um apego pelo romance (dramático, dark e hot) e pelo suspense. Sou viciada em música, série e açaí. Atualmente, trabalho com revisão literária e tenho um podcast de true crime/suspense com uma amiga. Me acompanhe nas redes e venha compartilhar amor comigo!




Facebook


Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Arquivos

Editoras parceiras