23/09/2017

[Resenha] Eu Prometo Tentar - Andreia Nascimento

Olá amores, tudo bem?

Não me matem pelo sumiço, estou tentando postar pelo menos 1 resenha por semana (e estou conseguindo rs). Em outubro tudo volta ao normal, prometo!
Hoje, a resenha é de um livro que me arrancou muitas lágrimas e me deixou sem palavras por uns 2 dias. Ainda não consigo aceitar o final, até porque a autora é Malévola em primeira escala (né Andreia?!).

Eu Prometo Tentar
Autora: Andreia Nascimento
Páginas: 445
Editora: Independente
Onde Comprar: Amazon
Nota: 💙💙💙💙💙
SINOPSE: Meu nome é Maxine e esta é a história da minha vida.
Uma vez eu disse que tentaria viver a minha vida da melhor forma que pudesse e não seria uma possível alteração celular que não permitiria me sentir viva. Mas de tudo o que prometi tentar viver, o amor não estava nesta lista. Eu vi o que a perda de uma pessoa que você ama pode causar em uma vida e eu posso até não sobreviver ao erro da natureza, mas eu prometo viver.
Meu nome é Pedro e esta é a história de como a Maxine virou a minha vida.
Eu não estava procurando por nada disso, se alguém me perguntasse o que eu estava buscando isto não estaria na minha lista. É um costume de as pessoas fazerem listas, terem sonhos e, principalmente, medos. E hoje, tudo o que nunca sonhei e nem mesmo desejei, se tornou o meu maior medo. Eu só sei de uma coisa; eu não posso perdê-la.


Maxine ou simplesmente Maxie é uma mulher que acabou de sair de um longo relacionamento. Ela passou anos namorando o Matheus, mas chegou em um momento da sua vida que a relação simplesmente não estava dando mais certo, ela não sentia nada por ele.
Ela vem de uma família composta por médicos. Seu pai é dono de um dos hospitais mais respeitados da região e sua mãe era uma excelente médica.

A mãe de Maxine morreu quando ela ainda era uma criança, e a jovem traz as consequências disto até hoje. Sua mãe era pediatra e o desejo de Maxine é se especializar na mesma área. 
Maxie mora com sua melhor amiga, Carol, e com seu primo, Liam. Carol e Liam são namorados, e os três se conhecem desde a infância. Ambos são médicos em formação.
"Isso vai partir meu coração em pedaços e eu vou me arrepender. Vai ser uma dor excruciante. Mas, agora, é o único lugar que eu quero ficar"
Certo dia, quando está saindo do hospital que está fazendo residência (vulgo hospital de seu pai) e indo em direção ao Pub para se encontrar com Carol e Liam, ela topa com Matheus, seu ex. Ele quer conversar com ela, mas ela não deseja papo, não quer ver ele se arrastando atrás dela. Sabendo que ele é insistente e não dará trégua, ela inventa que irá se encontrar com alguém no local.
Ao chegar lá, ela pede uma dose de tequila e uma cerveja, e percebe que Matheus a está olhando de canto. Ao seu lado está um homem compenetrado mexendo no computador, os óculos chamam um pouco a sua atenção e a fazem imaginar que ele é certinho demais, só isso explicaria ele está trabalhando em um local de descontração. De repente, ela se vira para ele e começa a gargalhar, fingindo que estão juntos. Logo depois, ela o beija. O beijo mexe de certa forma com ela, mas ela precisa ir embora e sai sem despedidas...

O homem em questão é Pedro. Ele tem 27 anos e é formado em Engenharia de Software. Mora junto com seu amigo Davi, e junto com ele e sua ex, Tainá eles possuem uma empresa. Pedro e Tainá namoraram por um longo tempo, até o momento que ela percebeu que tinha se apaixonado por uma mulher e eles terminaram. No entanto, a amizade prevaleceu. Pedro é o amparo de Tainá, a pessoa que ela sempre recorre quando está em pedaços.
"Coração estúpido, não importa o quão você bata forte, ainda quem me comanda é meu cérebro"
Quando está indo resolver uns problemas no software de um hospital do qual é responsável, Pedro é quase atropelado por um motoqueiro na entrada do estacionamento do hospital. Ao chegar na sala do dono do hospital ele se depara com a foto da mulher que tinha lhe beijado, descobrindo consequentemente que ela é filha do dono e se chama Maxine. 
Ao sair do hospital, o mesmo motoqueiro de cedo acaba batendo atrás do seu carro. Ele sai atordoado do carro disposto a brigar, mas quando a pessoa tira o capacete, ele se depara com Maxine.

Ambos se reconhecem, e ele sente que precisa fazer o tempo entre eles durá mais, bem mais. O que ele sente por ela é algo estranho, mas ele não quer assustá-la, ela é uma caixinha de surpresas. No entanto, Maxine não está a fim de algum relacionamento, ela tem muitas coisas acontecendo na sua vida e muitas dúvidas pendentes. O encontro dos dois dura mais do que o previsto, eles vão construindo algo bacana, que inicialmente é uma bela amizade. Pedro quer mais. Maxine quer fugir, pois não quer fazê-lo sofrer. Será que essa história terá um final feliz?
Não sei como começar falando desses personagens, mas, vamos lá.
Maxine é uma mulher determinada. No entanto, o que ela tem de determinação, ela tem de teimosia. Ela colocou na cabeça que está prestes a morrer, e por isso tenta a todo custo se afastar de Pedro, ela não quer machucá-lo. Confesso que esse jeito da Maxine me irritou um pouco durante a leitura, fiquei com vontade de dar uns sacodes nela. Porém, depois entendi que no lugar dela faria o mesmo. Com a dor que ela já carrega dentro de si, ela não quer que mais alguém sinta o mesmo. A Maxine, no fundo é altruísta. Ela quer impedir possíveis sofrimentos, mas não percebe que afastando as pessoas o sofrimento só é maior.

Pedro! Esse nome por si só, já é imponente. Um homem com cara de nerd, é o típico cara que trabalha 24 horas e que nunca tem um descanso. Ele passou anos sem ter férias da empresa e agora tirou um tempo para aproveitar, para se desintoxicar do ambiente de trabalho. 
Ele consegue ser romântico, mas sem ser meloso. Ele entende o lado de Maxine e se afasta dela quando necessário. Ele sabe que já fez o máximo que pôde, e que certas coisas não cabem a ele. Ele é lindo e tem um coração gigantesco.
"Ah, o amor! Não podemos prevê-lo. É a arma mais letal fabricada pelo organismo"
Tainá. Essa mulher me despertou diversas emoções durante a leitura. No início do livro achei o astral dela incrível. Ela acabou de se separar da mulher e foi recorrer ao Pedro, algo que já constante. Aos poucos, ela vai percebendo que já não tem o amigo por inteiro, que agora Pedro tem outra pessoa com quem se preocupar. No meio do livro, quis bater na Tainá, no final só quis abraçar ela bem forte. Ela é uma pessoa confusa e desperta toda bipolaridade do leitor.

Davi é um amigo para todas as horas. Ele e Pedro se conhecem desde que se entendem por gente e já dividem apartamento a um bom tempo. Davi é aquela pessoa sem papas na língua e que mesmo parecendo bem atrapalhado e sem noção, tem os melhores conselhos.
Ele namora a Bia, a secretária da empresa deles. Durante o livro, Bia passa a morar com Davi e Pedro. Bia é uma mulher doce, que tem muito futuro na vida. Ela ama o Davi com todo seu coração.
"O amor pode curar até o mais doente dos corações. Espero me manter otimista até eu não poder mais"
Liam é o típico primo que protege a Maxine sempre. Ele parece meio durão, mas quem o conhece sabe do seu outro lado. Ele logo consegue fazer amizade com Pedro e Davi.
Carol é uma mulher observadora. Ela enxerga de longe as coisas e sempre tenta alertar a Maxine. Uma amiga da vida, é fiel e intensa em todos os sentidos.
Sofia é uma personagem que vai aparecer do meio para o fim do livro e posso dizer que ela me conquistou por completo. Autêntica, louca e com feridas no coração, ela é uma excelente pessoa. Eu amei essa menina e quero um livro só dela!
Como terminei esse livro? Chorando! Quer dizer, soluçando para ser mais específica. Juro que terminei e fiquei um bom tempo sentada pensando em tudo que tinha lido. Dois dias depois não sabia definir meus sentimentos pela obra, estava (está) tudo confuso.
É um bom livro? Sim, é excelente. Tem um final digno? Sim, tem. Mas, não sei definir minha relação. Parece confuso, eu sei, mas não sei definir minhas emoções. Acho que fui a única louca que desejou outro final, pois não consigo aceitar o que aconteceu. No entanto, toda essa minha confusão de definição de sentimentos, não tira o brilhantismo da obra.

A relação de Maxine e Pedro vai sendo construída de uma forma bonita. Em certo momento, ela para de se burlar e permite viver e sentir tudo intensamente, ela resolve se entregar ao que sente. Os dois são intensos e vão viver um relacionamento na mesma proporção. Porém, como a Andreia é malvada, é claro que as coisas não vão bem até o final.
"Tão perdida em mim, me encontrando nele, em seu toque, no seu beijo com promessa de cura"
Criei tantas teorias sobre o que impedia a Maxine de viver uma relação completa, que ao descobrir o motivo fiquei me martirizando, pois não imaginava mesmo. Alguns acontecimentos ao longo da obra vão nos trazendo surpresas, mas o final por exemplo, eu tinha matado nos 75% do livro, mas estava lendo com aquela fagulha de esperança de errar. Não errei, infelizmente. 

Os personagens vão criando uma bela amizade. Todos! Eles, aos poucos, vão se tornando uma grande família onde se protegem e compartilham os mais belos momentos. Eles me fizeram derramar algumas lágrimas durante o percurso do livro.

A escrita da Andreia é deliciosa, daquelas que você apenas quer devorar, com medo óbvio. Ela consegue ser direta e não ser prolixa, o que adoro. 
A narrativa é dividida entre a Maxine e o Pedro, e o livro não tem divisão por capítulos, apenas a divisão de quem está narrando. A diagramação está muito bonita, mesmo sendo em e-book, percebe-se o carinho da autora com o livro. Não encontrei erros graves de digitação, tudo na medida.
"Talvez o ame mais do que posso perceber, por mais tempo do que pude me tocar. Todo mundo precisa de uma extensão de si. Alguém que está ali apenas porque ama tudo e pode viver com seus defeitos"
O livro não fala apenas sobre um romance, o livro fala sobre amizade. Pessoas que já tinham seus grupos de amigos separados, mas que quando juntam-se, intensificam isto. Amigos que estão dispostos a dar a vida pelos outros, literalmente. Amigos que estão lá ao lado apoiando, dando força, lutando as lutas dos demais. É tão bonito ver uma relação de amizade como a deles crescendo, isto te impulsiona e te faz imaginar o quanto uma amizade é essencial em nossas vidas. Sem amigos, não somos ninguém. Somos apenas uma alma vagando solitária no mundo. Sim, a amizade é mais importante do que um amor, pois o amor da amizade é o mais puro que pode existir.

Pedro e Maxine eram aparentemente dois opostos. Duas pessoas com metas de vidas completamente distintas. Ela, estava vivendo um período de negação, de tristeza, de descobertas. Ele saindo da sua bolha, indo viver novas emoções. Os dois, aos poucos, foram se doando ao outro, deixando que ambos os marcassem de forma exclusiva. Ele se arriscou por ela, fez coisas que achava impossível. Ela, foi se permitindo viver algo com ele. No meio deles, não existe apenas o amor, existe a amizade. Eles são abençoados por terem tantas pessoas boas do lado deles. Pedro e Maxine vão aprender a viver a vida de outra forma. Pedro e Maxine vão prometer tentar. Tentar ser um do outro, tentar lutar pela vida, tentar ser felizes. E você, já prometeu tentar viver um amor? Não se limite, se permita. A vida, só é vida, quando é vivida intensamente!

Beijos da Lice

23 comentários:

  1. ola Alice tudo bem ?
    "Uma vez eu disse que eu tentaria viver minha vida da melhor forma possivel"
    No inicio da resenha esse livro já mexeu muito comigo , primeira vez que isso acontece ....
    Uso essas palavras , foi a decisão que tomei "na crise dos 40"-
    A capa me fez viajar , quero muito ler essa historia bjssss

    ResponderExcluir
  2. Fiquei apaixonada pela capa, que linda essa história de amor do Pedro e da Maxine, a história é bastante cativante e fluída. O amor de repente acontece, muitas vezes não queremos amar mas quando o amor chega não tem como negar ele. Não podemos negar o amor ele é muito bonito pra deixar ele pra trás, temos que viver a cada instante junto com o amor Alice bjs.

    ResponderExcluir
  3. A capa é linda. A resenha é linda também. Fiquei interessada em ler essa história, parece ser mesmo interessante. Vou procurar e comprar um para mim e começar a mergulhar de ler nessa história de amor do Pedro e da Maxine. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Nossa, parece que o enredo mexeu mesmo com você e é ótimo quando isso acontece, pois é sinal de que realmente nos envolvemos na história e que as personagens nos conquistaram a ponto de tornar-se íntimas. Eu aprendi a digerir muitos finais, pois entendo que, assim como na vida, nem tudo acontece como queremos. Eu achei bastante interessante o enredo, envolvendo amor, amizade, e de uma forma intensa. Dica anotada.

    ResponderExcluir
  5. Parece uma ótima dica de leitura, vou procurar por aqui também. Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Olá Alice, tudo bem?
    ''Não me matem pelo sumiço'' não vou matar mas vai levar bronca. :v Suas resenhas são as melhores, aja inspiração!
    ''Ah, o amor! Não podemos prevê-lo. É a arma mais letal fabricada pelo organismo" Bom o livro realmente só fala verdades, pelas frases deixada por você na resenha e eu li e refleti muito sobre elas então entendo os motivos para terminar a leitura chorando. Ainda bem que não tem só romance na história mas fala de amizade também.
    ''Amigos que estão dispostos a dar a vida pelos outros, literalmente.'' como tem na resenha, cara eu acho isso muito lindo. :) Eu não sei como é se sentir assim porque nunca tive amigos de verdade então eu vou chorar bastante se eu ler.
    Quanto Pedro e Maxine, o amor veio inesperadamente, é assim mesmo. Quem não procura amor acaba o encontrando, e é o sentimento mais lindo desse mundo. :)
    Como sempre você embalou a gente na leitura da resenha que nem parece resenha mas um texto com mais vida, caprichou em cada detalhe, escreveu uma outra história e não apenas jogou as informações da obra. Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Que texto! Que história! Se me pudesses ver, irias ver o meu profundo suspiro no final da leitura (li tudinho, sem saltar nem uma frase! ;) )
    Todo esse enredo (e a forma como o descreveste) conquistou a minha atenção e interesse e conhecer toda a história e esse tão misterioso final... Será assim a escritora Andreia tão malvada? :D
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderExcluir
  8. Adoro personagens com o nome Pedro. Já ganhou meu coração daí. Saber que o Pedro não é adolescente então... Maravilha! rs
    O que mais achei bacana foi a sua reflexão sobre a Maxine e sua irritação com ela por ela querer se afastar do Pedro e você refletir e perceber que no lugar dela, faria o mesmo.
    Quando teve aquele ápice do livro “Como eu era antes de você”, eu me coloquei no lugar do Will e apesar de muitas discussões sobre sua decisão, eu entendi que eu também teria tomado a mesma atitude no lugar dele.
    Eu super amei os quotes! Aliás, você é a rainha dos quotes bem escolhidos! rsrs Porque tem cada resenhistas que escolhe uns quotes nada a ver pra colocar no texto.
    Você deixou um mistério tão profundo na personagem Tainá... Acho que todas as sentenças o que mais me despertou curiosidade pelo livro foi essa parte.
    Na verdade, eu nem sei o que aconteceu no final, mas já estou com o coração na mão por causa dele.
    Adorei o livro, Alice! Grata pela sugestão!

    Eliziane Dias

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia, parece ser um livro maravilhoso.
    Adoro romances 💓
    Sua resenha é fantastica, já quero ler.

    Beijos
    Uiara Karraro

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde, como vai? Que resenha maravilhosa, confesso que ainda nao conhecia esse liro, eu prometo tentar, mas achei uma história super linda e envolvente, ja fiquei encatanda e ja quero ler beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi Alice tudo bem?
    Na sua resenha deu pra sentir mesmo que parece ser um livro bem profundo. As vezes quando leio um livro assim também fico um pouco confusa sobre o que penso dele,mas com o tempo continuo refletindo e vou atendendo aos poucos. Fiquei curiosa, e parece que eu vou ter o coração destroçado com o final que nem você (Porque eu sou uma manteiga derretida e choro mesmo rs )
    Então com certeza vou ler e volto para dizer se me emocionei tanto quanto acho que irei me emocionar
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Você me deixou tão curiosa com o final! Por ter sido um bom livro e ainda sim você ter soluçado e não ter aceitado bem o final, fiquei aqui tentando confabular o que será hahah se vou ler? Correndo! Ainda mais por se tratar de uma história de amizade também, o que para mim é lindo e essencial. Quero ver se vou querer dar uns sacodes na Maxine também rsrs. Já encantada com jeitinho Pedro de ser. Muito boa a resenha, sempre trazendo livros de qualidade pra gente e me fazendo contar moedinhas pra comprar tudo, adoro!

    ResponderExcluir
  13. Achei a história bem interessante e cativante! É lindo o amor de Pedro e Maxine! Adorei a capa! E me pareceu pela sua resenha que você mergulhou de cabeça nessa leitura. Fiquei com vontade também de ler.

    Abraços

    www.biashaina.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    Adorei a capa do Livro, a História é cativante e é uma linda história de amor. A sua resenha está perfeita, sente-se que comeu cada palavra do livro. Fiquei com uma pulga atrás da orelha para o ler a minha vez.
    beijos

    http://uma-grande-aventura.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  15. Essa história é muito amorzinho parece até um conto de fadas na parte do romantismo mas infelizmente na vida nem sempre é assim e nem sempre vale a pena nos permitir...adoraria ler esse livro e acho que choraria tanto quanto você pois imagino que o final não seja o esperado felizes para sempre :'( Parabéns pela resenha bjs

    ResponderExcluir
  16. Nossa que história linda. Até suspirei. Me deixou louca para ler. E que capa maravilhosa. Adorei resenha. Beijos

    ResponderExcluir
  17. Gente que se emociona com a resenha me add, porque eu tô só feels aqui. Me identifiquei de cara com a Maxie quanto a evitar a aproximação de um novo amor sabe, esses dias estava conversando com minha amiga sobre relacionamento e ela me falou que eu deveria me permitir amar novamente. Eu sei que faz parte do trajeto levar uns murros no coração e quem entra nesses caminhos, sabe que nada é eterno. Mas e o medo, hein? Saí de um relacionamento onde eu só ouvia coisas ruins, onde não era recíproco, Deus sabe quantos afastei por medo mas eu sinto que está na hora de eu viver um pouco. Anyway, a história já me conquistou por abordar a amizade como foco, o amor da amizade é a coisa mais pura que existe, ler uma obra com isso focado deve ser muito gostoso. Amei ler teus comentários sobre o livro, o modo sincero como expressa para nós é um amor, essa é a marca do Gnoma Leitora, resenhas impecáveis, sem spoilers e recheada de sentimentos sinceros. Sucesso viu, beijão.

    ResponderExcluir
  18. Oi tudo bem?
    Adoro livros onde estamos descrentes do amor e aparece uma pessoa na vida da gente e nos faz mudar de ideia, acho maravilhoso e super fofo. Esse me parece ser um romance bem realista e adorei a capa também uma fofura.

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Quero ler esse livro,ja me apaixonei pela capa. essa resenha mexeu comigo, também sou uma manteiga derretida quando leio uma história assim.Adorei o enredo e acho que mexe muito com todos nós amei a resenha.

    ResponderExcluir
  20. Oi Alice, tudo bem? Fico feliz que esteja conseguindo voltar a rotina, espero que em breve tudo volte ao normal. Que enredo mais incrível. Fiquei imaginando a quantidade de emoções que você sentiu ao terminar de lê-lo. Alguns livros trazem romances apenas como histórias românticas sem aprofundar os personagens, a história, ou mesmo o envolvimento entre eles. Que bom esse livro ter rendido uma leitura tão incrível. A capa é simples porém delicada. Beijos, Érika *-*

    ResponderExcluir
  21. Olá! Narrativas que trazem o tema amizade e amor dentro da obra me deixam bastante curiosa. Entendo muito o sentimento de ler um livro tão bom e não saber descrever as próprias emoções, livros envolventes assim são capazes disso. Fiquei curiosa para saber mais da família de médicos de onde a personagem principal vem e descobrir como esses personagens todos se desenvolvem.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Olá,
    Eu não conhecia o livro, mas sua resenha está simplesmente incrível e envolvente.
    O que mais me intrigou foi sua ambiguidade quanto aos sentimentos que sentiu ao ler. Toda essa dúvida está me corroendo para entendê-la e acho que vou precisar ler a obra o quanto antes.
    Maxie me agrada bastante com sua personalidade oscilando entre determinação e teimosia, me identifico muito nessa parte!

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  23. Amei a resenha!! Eu sei que vc me odeia, mas sei que você me ama ainda mais. Então estou bem tranquila quanto a isso.Bora para Davi e ver o que aquele homem nos reserva <3

    ResponderExcluir

Alice Martins

Oie! Sou a Alice, tenho 27 anos, sou Mestra em Engenharia de Produção, Pós-graduada em Revisão de Texto e Graduanda em Letras. Leio todos os gêneros literários, mas tenho um apego pelo romance (dramático, dark e hot) e pelo suspense. Sou viciada em música, série e açaí. Atualmente, trabalho com revisão literária e tenho um podcast de true crime/suspense com uma amiga. Me acompanhe nas redes e venha compartilhar amor comigo!




Facebook


Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Arquivos

Editoras parceiras