09/09/2017

Bienal 2017 e Novos Livros por aí

E aí, pessoal?

Aqui é a Larissa, correspondente do Gnoma leitora, e eu voltei da Bienal do livro 2017 cheia de novidades e livros para resenhar. Foi a melhor bienal da minha vida até hoje. A ideia inicial era ir a dois dias, dias dois e três de setembro, mas acabei indo também no feriado. E não me arrependi!
Quer dizer, olha a decoração dos estandes!


Teve autógrafo da Patrícia Barbosa, autora de "Férias, amor e Chocolate Quente" pelo Grupo Editorial Record. Ainda não falei sobre esse livro aqui, mas pretendo trazer a resenha em breve. Eu já conhecia a Patrícia Barbosa dos livros "As Mais" e da antologia "O livro das Princesas".
 da Thati Machado, autora do Poder Extra G e Princesas G Power, com a história da Malena, a versão G power da Malévola. Originalmente conhecida como vilã, mas remediada pelo filme mais recente em live action da Disney, a versão de Thati Machado não é muito diferente, exceto pelo fato de que, em vez de ter asas, Malévola é uma fada do photoshop, e no lugar de se sentir diferente por ser uma bruxa, Malena é discriminada por ser gorda. Assim como ela, temos a versão plus size da Aurora, da Ariel, e da Cinderella. 
da Babi Dewet, que escreveu o conto da Mônica em "Uma viagem inesperada". Eu falei aqui sobre "Sonata em Punk Rock", escrito por ela, mas não fazia ideia de que ela era tão fofa. Babi é fera em cultura coreana e Kpop, inclusive também estava lançando um livro sobre o tema. No livro "Uma viagem inesperada", ela assume a voz da baixinha de vestido vermelho mais querida do país, a Mônica. Comecei a ler, e está mega fofo. 
Paula Hawkins, com "Em águas Sombrias"
e da Paula Pimenta, lançando "Minha vida fora de série, 4a temporada". Livro esse que aliás já li e pretendo resenhar aqui em breve. 
Teve Bate papo com Autores, com Jenny Han e com Paula Hawkins, mediado pela Frini Georgakopoulos. Aliás, a Frini era a moderadora, mas o público teve a chance de fazer várias perguntas.

Uma fã em especial fez uma pergunta com que muitos se identificaram: Como você lida com o fato de que seus personagens não são reais? A Jenny ficou com cara de "então, né?", mas quem nunca se apaixonou por um personagem literário, que atire o primeiro livro. 
Teve encontro com vários autores amigos, dentre eles Thati Machado, Chris Salles, Frini Georgakopoulos, Bruna Fontes, Tamara Soares e Raffa Fustagno, todas que tiveram o livro resenhado por mim aqui ou no youtube.
Teve evento da Cheiro de Livro e TheGiftBox sobre o Projeto LitGirlsBr. 
Olha os mimos que quem assistiu ganhou!
A bolsa de "Minha vida fora de série" eu ganhei na compra do livro. 

E no último dia, eu consegui entrar na Arena #SemFiltro, para o Bate Papo com Gayle Forman (autora de “Se eu ficar” e “Quando eu parti”, seu primeiro livro adulto), e Paula Pimenta. E ainda consegui fazer uma pergunta! Depois eu conto qual foi a pergunta que eu fiz.
Nesse bate papo, com tradução consecutiva da Rosane Svartzman, as duas autoras falaram sobre o que as inspirou a escrever seus livros, e a Gayle contou que, "Quando eu parti", apesar de ter uma protagonista adulta, é para todos os públicos. Apesar disso, ele foi o único que ainda não teve proposta de adaptação cinematográfica. Contou também que "Se eu ficar"foi inspirado em um incidente triste que vivenciou, em que um casal de amigos e seus filhos sofreram um acidente, e todos morreram, mas o filho menor sobreviveu por mais tempo, e ela sempre se perguntou se ele teria ido atrás dos pais. 

E a Paula Pimenta, em resposta à minha pergunta sobre se ela colocava algum elemento da sua vida real em seus livros, e qual dos personagens tinha mais de si, respondeu que a Fani, de "Fazendo meu filme"é a mais parecida com ela. Disse ainda que os demais personagens, muitos foram inspirados em amigos seus de adolescência, e que colocou alguns elementos de sua vida nos livros, tais como o intercâmbio da Fani. Além disso, falou que colocou na Priscila, amiga da Fani e protagonista de "Minha vida fora de série" o seu amor por animais. 

Quanto a mim, ao ler o último livro, me achei muito parecida com o jeitinho da Juliette, uma das amigas que o Rodrigo conhece no Canadá. 

Este foi o saldo da Bienal: oito livros (inclusive um infantil, escrito por Neil Gaiman, para minha sobrinha), panturrilhas inexistentes, mas pensa numa pessoa feliz!
Para aqueles que moram no Rio de Janeiro e adjacências, aproveitem que tem Bienal até o dia 10.

E é isso gente! Aguardem que vem resenhas legais por aí!

Beijos da Lari

28 comentários:

  1. Oie
    Que legal que você foi a bienal. Parece que foi maravilhoso, conheceu várias autoras. Adorei suas fotos.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou. Eu já fui a algumas edicoes, mas esta pra mim foi especial. bjoss

      Excluir
  2. Oi Lari, nossa que sonho! Queria muito ter ido, mas não consegui, terei que esperar ano que vem em SP! Eu adorei as fotos, babei nos livros e brindes, parece mesmo ter sido uma experiência incrível!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem peguei tantos brindes (n sou mto fã de marcadores assim) mas os da the gift box estavam mto fofos! O melhpr de tudo foi a experiencia de andar aquilo tudo sozinha, fazendo o que eu queria e visitando tudo no meu tempo.

      Excluir
  3. Ótimo relato, Larissa. Tb fiz o meu lá no blog. A bienal foi incrível! Bjs Andreia www.mardevariedade.com

    ResponderExcluir
  4. Larissa hoje mesmo li na internet que a Bienal 2017 está sendo um sucesso, que bom ver um evento como esse sendo um canal bom para todos que amam livros. Amei as fotos muito lindas, que bom que vamos ter muitas resenhas de livros aqui no blog, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No caso a Bienal acabou no dia 10. E sim, foi o máximo. Bjosss

      Excluir
  5. ola tudo bem Larissa? Sou gaucha e ainda não tive a oportunidade de conhecer a bienal , tenho vontade então vou aproveitar para curtir um pouquinho pelas suas fotos e post , obrigada por compartilhar conosco, Bjssss

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde, como vai? Gostei bastante de conhecer um pouco sobre essa bienal do livro, gostei bastante de conhecer sobre o evento, bem como dos lançamentos, já amei os livros e quero ver a sua opinião sobre eles. beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrogada! Que bom que gostou!!! Pretendo terminar de lê-los em breve e colocar a resenha aqui. Bjosss

      Excluir
  7. Que incrível! Eu queria ter ido também, mas acabou que os planos saíram da rota, pelo menos temos esse blog ótimo para retratar como foi rsrs
    Já estou ansioso pelas resenhas, as suas são excelentes! Boa leitura e abraços 😊

    ResponderExcluir
  8. Oi tudo bem?

    Queria ter ido esse ano mas não deu! Mas pelo visto foi uma experiencia incrível né? Você conheceu varias autoras maravilhosas e comprou livros ainda mais maravilhosos haha! Adorei suas fotos.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. nossa, nunca fui na bienal, mas esse post amorzinho me deu vontade de ir, rs
    que legal, já aguardo as resenhas! haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra quem gosta de ler é um prato cheio. Sempre amei ir, mas ir com tempo (3 dias) pra fazer as coisas foi inesquecivel

      Excluir
  10. Imagino como deve ter sido legal, meu sonho. Vendo seu post fiquei querendo ir no proximo ano.❤

    ResponderExcluir
  11. Ir à Bienal é um sonho para mim, porem moro longe e sempre fico sabendo em cima da hora. Acredito que a Bienal 2017 está sendo um sucesso, é um evento maravilhoso para todos que amam livros.Suas fotos estão muito lindas, adorei!

    Abraços

    www.biashaina.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Geralmente a Bienal acontece na primeira quinzena de setembro. Ou melhor, a deste ano foi do dia 31 de agosto ao dia 10 de setembro. Obrigada!!!

      Excluir
  12. Oie
    Tudo bom?
    Nossa a Bienal foi bem agitada para você. O evento com a Gayle e a Paula Pimenta deve ter sido maravilhoso!
    Eu infelizmente só fui em um dia, mas aproveitei bastante.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fui em mais de um pq tive a oportunidade de juntar com uma galera e ir de uber. Eu ia apenas em um dia, mas com passe de autora o ingresso ficava gratis, entao deu pra ir em mais dias. bjosss

      Excluir
  13. Olá Larissa!Parabéns pela participação do Bienal,parece ter sido maravilhoso mesmo,a decoração dos estandes encantador,deve ser um momento mágico,adorei suas fotos.Sucesso!bjss

    ResponderExcluir
  14. Que bacana. Parece que foi um evento incrível. As fotos ficaram lindas. E que decoração é essa?! Adorei!
    Amei o post. Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oii
    Que legal, imagino que tenha se divertido! todos que foram me falaram muita coisa boa, queria morar perto para poder ir, um grande sonho! mas adorei o seu post e as coisinhas que pegou. Post bacana!
    Abraços;**
    http://FebredeLivro

    ResponderExcluir
  16. Eu queria muito ter ido mas estava muito sem dinheiro e voltaria de la chorando hahah. Pra que ama livros e gosta de uma novidade, essa bienal realmente foi um espetáculo . Da proxima irei com certeza. Bjs

    ResponderExcluir

Alice Martins

Oie! Sou a Alice, tenho 27 anos, sou Mestra em Engenharia de Produção, Pós-graduada em Revisão de Texto e Graduanda em Letras. Leio todos os gêneros literários, mas tenho um apego pelo romance (dramático, dark e hot) e pelo suspense. Sou viciada em música, série e açaí. Atualmente, trabalho com revisão literária e tenho um podcast de true crime/suspense com uma amiga. Me acompanhe nas redes e venha compartilhar amor comigo!




Facebook


Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Arquivos

Editoras parceiras