11/08/2017

[Resenha] O Inominável - Gustavo Lopes

Olá amores, tudo bem?

Hoje trago resenha de um livro que se encontra disponível apenas em plataformas digitais (então, não tem desculpa para não irem lá ler). O livro em questão é "O Inominável" do Gustavo Lopes. O autor me procurou para divulgar sua obra e resolvi me arriscar na leitura, agora trago minha opinião!

O Inominável
Autor: Gustavo Lopes
Onde Encontrar: Wattpad / LuvBook
Nota: 💙💙💙💙
*Livro lido em plataforma digital
SINOPSE: Um grupo de amigos, estudantes do ensino médio, encontram um livro, jamais visto até então na biblioteca de sua escola, e resolvem provar a veracidade de seu conteúdo, instruções para um ritual aparentemente inofensivo e extremamente tentador. Motivados por um histórico de bullying e a promessa de um fim definitivo para os seus problemas, Andreia, Augusto "Bolinha", Davi e Thalita partem em uma jornada sem retorno, rumo à escuridão inominável que habita em seus corações.



"O Inominável" começa em formato de carta, onde Thalita Brado Romão começa a descrever os últimos acontecimentos de sua vida, acontecimentos esses que impactaram muitas pessoas, e alguns amigos seus estão envolvidos.

Tudo começou quando a Thalita tinha 15 anos e estava no ensino médio (hoje ela tem 17 anos). Chegar no ensino médio inflama nos jovens o desejo de mudança, que tudo será diferente, mas nunca é, NUNCA. Thalita sempre foi uma jovem comum no ambiente escolar, daquelas que não chamam a atenção, mas também não sofrem bullying pesadamente, ela estava no meio. 

Na sétima série, o destino de Thalita começou a mudar. Foi nesse ano que ela começou a ter contato com um trio que lhe traria algumas surpresas, Esse trio era formado por Augusto, Andreia e Davi. Augusto era um garoto "gordinho" que sempre foi amigo das meninas do colégio e por isso despertou a ira dos "valentões". Ele começou a ser perseguido, se deixou ser atingido por apelidos e por isso perdeu todas as suas "amizades". Uma das únicas pessoas a continuar do lado de Augusto depois disso foi Andreia, que mesmo sendo popular, detestava aquele posto. Depois de "sair" da popularidade, a menina começou a se libertar, a ser quem queria. Já Davi era bolsista no colégio, vindo de uma família pobre e por isso mesmo também ouvia "piadas" constantemente...
Cada um dos três reagia diferente aos ataques que sofriam. Augusto apenas recebia tudo quieto, Andreia lançava um olhar mortífero e Davi caia na porrada!

Thalita sempre teve certo pé atrás em relação ao trio, tinha uma imagem completamente deturpada deles, mas isso foi mudando aos poucos, quando ela se permitiu conhecê-los. Aos poucos, Thalita foi entrando para aquele trio que virou um quarteto, eles se protegiam e começaram a dividir momentos, mesmo sendo muito diferentes um do outro.

Em uma das monitorias que acontecia na biblioteca, e na qual os 4 jovens participavam, Augusto acabou encontrando um livro. Um livro que ele jamais havia visto ali (e ele conhecia todos). O livro tinha uma capa diferente com penas negras de uma ave, sendo enorme, parecia uma enciclopédia. Os jovens levaram o livro a biblioteca, que confirmou que ele não fazia parte do acervo da biblioteca. Então, Augusto resolveu levá-lo para casa.

Naquela noite, Thalita recebeu uma mensagem de Augusto que explicava que o livro tinha em sua primeira página um ritual de iniciação. Andreia, Thalita e Davi não acreditavam naquilo, mas Augusto parecia encantado e propôs para eles tentarem, pois não faria mal algum. Estavam enganados...
O ritual de iniciação consistia basicamente em pingar seu sangue no livro e repetir seu nome 4 vezes. 
Depois desse dia as coisas nunca mais foram as mesmas e aquilo foi apenas o começo do fim. Ou o fim do começo. Quem pode saber?!
Preciso começar dizendo que os personagens criados pelo Gustavo estão presentes em qualquer colégio, são aqueles que ninguém os enxerga, ou quando os enxergam só é para fazer o mal. De todos, me identifiquei mais com o Augusto e juro que não queria isso.

Thalita é a garota invisível, que ninguém enxerga, mas ela se sente bem na situação. A garota já passou por um fato traumatizante no colégio no passado e ainda guarda as dores no peito. Já Augusto, Andreia e Davi sofrem todos os dias com as brincadeiras constantes. Cada um lida da sua forma, e não tem como definir qual está certo.

Com personagens reais, o autor foi certeiro. Ele consegue facilmente imergir qualquer pessoa que leia sua obra no contexto criado. Se você sofreu bullying ou teve uma experiência negativa na escola, irá sentir mais afloradamente as sensações. E foi isto que ocorreu comigo, senti cada emoção com meu coração.

O livro tem uma pegada de suspense, e a todo momento nos perguntamos se os fatos estão mesmo ocorrendo, ou é a apenas a imaginação fértil de adolescentes. Alguns fatores me surpreenderam bastante e ao final da leitura fiquei boquiaberta com os acontecimentos, foram um atrás do outro e bem surpreendente.

Não é um livro que vai te causar medo, é mais um livro que vai te fazer refletir sobre suas ações. Até onde você vai por desejo de vingança? Vale realmente tudo para conseguir algo? O que você faria se tivesse uma "grande" oportunidade em suas mãos, mas as consequências fossem péssimas?
A vida é feita de escolhas, umas certas, outras não... Cabe a você decidir qual a melhor decisão... Em todo o caso, o inominável pode estar ali, do seu lado ou em seus sonhos para te atormentar por decisões erradas...

Beijos da Lice

18 comentários:

  1. Eu não conhecia o livro e de início pensei "esse não é um livro pra mim", mas depois vendo que ele o faz refletir, resolvi tentar dar uma chance.
    Gosto de livros que fazem a gente refletir.
    Amei sua resenha, ficou muito bem escrita!

    ResponderExcluir
  2. Olá! Tudo bem?
    Nunca consegui ler um livro completo pelo celular ou computador. Vou tentar ler esse pois, gostei da sua resenha e o livro parece prender nossa atenção.
    Beijocas.

    www.meumundosecreto.com.br

    ResponderExcluir
  3. Confesso que no começo me deu um certo medo, mas depois achei tão real, as pessoas hoje em dia tem sede por vingança e se esquecem das consequências...
    Com certeza vou ler este livro e vou repassar para várias.
    Beijokas

    ResponderExcluir
  4. Mesmo sendo um assunto bem recorrente nos livros, de amigos encontrando objetos estranhos em um lugar estranho, eu nunca li nada parecido, e pretendo sem duvidas nenhuma.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Lice!
    Nossa, então com certeza eu vou me identificar com os personagens.
    Fiquei intrigada com essa história ó...
    Beijos
    Balaio de Babados
    Concorra ao livro Depois do Fim autografado

    ResponderExcluir
  6. Meu Deus, esse Augusto é muito corajoso kkkkk, eu fiquei com uma pontinha de medo aqui lendo essa resenha kkk e fiquei curiosa para ler tudo!

    ResponderExcluir
  7. oi!
    A resenha esta ótimas, gostei da temática do livro :D
    A história é bem interessante, já coloquei na lista de leitura ;)
    bjo

    ResponderExcluir
  8. Ótima resenha adorei não conhecia Ainda mais quero ler

    ResponderExcluir
  9. A história é bem interessante, gosto de livros assim pois me prendem a leitura

    ResponderExcluir
  10. Oi tudo bem?
    Adorei a premissa do livro gosto quando livros falam de assuntos importantes que nos levam a refletir, só tenho um porém com essa leitura livros com cartas no meio não funcionam para mim :(

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Adorei a resenha, muito interessante. Deu curiosidade de conhecer a obra, que não conhecia. Abraços e parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?

    Eu não conhecia o livro e o autor, achei a capa bem legal. A premissa é interessante e me despertou curiosidade. Gostei da sua resenha e fiquei contente em saber que tem suspense na obra.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  13. Não é o tipo de leitura que faço, mas a resenha ficou ótima. Parabéns pela escrita.
    Indicarei quem sabe para os amigos que se identifiquem.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Muito bacana!
    Lembrei do filme Jovens Bruxas, acredita?
    Vou ler!

    ResponderExcluir
  15. Adorei a pegada de suspense do livro, fiquei mega curiosa, pena que não consigo ler livros virtuais pq acaba me dando dor de cabeça. Quemm sabe um dia ele resolve publicar em forma física :)

    ResponderExcluir
  16. Caraca, adorei a resenha. Adoro livros de se passam na escola e principalmente este com uma temática tão forte quanto o bullyng .

    ResponderExcluir
  17. Oi Alice, tudo bem? Que livro mais diferente. Confesso que a capa causa um certo medo e frio na barriga. Sofrer bullying é realmente muito chato mas acredito que não é tão grave a ponto de querer vingança e pensar em coisas desse tipo. Quando era adolescente alguns alunos do colégio falavam sobre rituais para descobrir o futuro e essas coisas meio bobinhas de criança. Acredito que quando acontece assim precisamos nos afastar. Gostei muito da sua resenha ficou incrível. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  18. Muito curiosa essa história
    um suspense no ar
    bjs

    ResponderExcluir

Alice Martins

Oie! Sou a Alice, tenho 27 anos, sou Mestra em Engenharia de Produção, Pós-graduada em Revisão de Texto e Graduanda em Letras. Leio todos os gêneros literários, mas tenho um apego pelo romance (dramático, dark e hot) e pelo suspense. Sou viciada em música, série e açaí. Atualmente, trabalho com revisão literária e tenho um podcast de true crime/suspense com uma amiga. Me acompanhe nas redes e venha compartilhar amor comigo!




Facebook


Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Arquivos

Editoras parceiras