29/07/2017

[Resenha] Sobre(o)postos - Bruna Fontes

Oi, gente!!! Aqui quem fala é a Larissa, para animar o seu sabadão literário. Estive ausente nas últimas semanas, por motivos de força maior. 

Acontece que teve a Semana do Livro Nacional, em Niterói, organizada pela fofíssima da Thati Machado, com a presença de vários autores, e debates mediados pela Frini Georgakopoulos. Ainda adquiri vários bottons e alguns livros para fazer resenhas. Aguardem e verão. 

Mas hoje eu falarei sobre o livro da querida Bruna Fontes, colega de Wattpad. Lembram de quando eu fiz a resenha de "Sob o mesmo teto"? Pois é, Sobre(o)postos é uma continuação, ou um spin off, da saga dos irmãos Medina-Becker. Tem até direito a participações mais do que especiais. 

Sobre(o)postos conta a história de Eduardo, o filho mais velho de João Otávio, um ano depois dos acontecimentos do primeiro livro, e da sua vizinha de andar, Lavínia. 

Lavínia tem 16 anos, e está em plena fase de descobertas. A garota é o tipo de amiga que toda menina gostaria de ter. Sonhadora, mas prafrentex (no melhor sentido), tem seus ficantes, gosta de Kpop e Drama Coreano, Mangá, e o melhor de tudo, é feminista. Lavínia tem seu grupo de amigas de infância, mas começa a frequentar outro grupo de amigos, os Capirotos. E tem um crush pesado no seu vizinho, com quem nunca trocou mais do que duas palavras. 

Eduardo, por sua vez, tem 22 anos, está se formando na faculdade de história, dividido entre um mestrado ou dar aulas, mas sua vida amorosa é nula. Ele nunca prestou muita atenção na vizinha, a não ser para notar que ela ouvia música muito alta, logo pela manhã. Os dois só se esbarram no elevador: ele a caminho da faculdade, ela indo para a escola. 

O destino dos dois se une quando o elevador do prédio pára durante uma queda de luz, e Lavínia o tranquiliza em meio a uma crise de claustrofobia. 
Se você pensou em Eduardo e Mônica ao contrário, acertou. A própria Lavínia brinca com isso em algum momento. 
Pouco a pouco, os dois vão se aproximando, e descobrindo cada vez mais uma vontade de se conhecer melhor. Lavínia representa tudo o que o Eduardo não é, o tira da zona de conforto e o apresenta coisas novas, além de dar forças para ele se libertar de certas questões do passado. Ele, por sua vez, faz com que ela perceba que ser madura é muito mais do que matar aula para beber com os amigos. Mas não pensem que a Lavínia é uma garotinha imatura. Para seus 16 anos, ela apresenta, ao longo da trama, várias qualidades de mulherão bem resolvida, que sabe o que quer e não admite ser vítima de machismo. Em suma, Lavs é tudo o que eu não era, e queria ser na idade dela. 

Por falar na idade, a questão da diferença de idade está muito presente na história, sem preconceitos ou moralismo, mas também de forma realista, o que eu mais gostei. Quem nunca se apaixonou por uma pessoa mais velha? Eu já. E não era madura como a Lavínia (abafa o caso e a minha idade na época). Mas não importa a sua maturidade, são fases diferentes da vida. No caso da Lavínia são 7 anos de diferença. Podiam ser 5 ou 10. Romances e músicas a parte, é um problema, é difícil. Bate aquele complexo de inferioridade, porque, por mais coisas em comum que tenham, estão em fases diferentes, e nenhum dos dois quer atrapalhar o outro.




Como eu disse sobre o primeiro livro, eu li Sobre(o)postos ainda no Wattpad, e me apaixonei pela personagem principal, Lavínia. Bruna Fontes escreve de uma forma que faz com que simpatizemos pelos personagens. Com uma narrativa fluida, Bruna fala de questões atuais, com problemas que vivemos hoje em dia, sem soluções mágicas para eles. Isso faz com que seja muito fácil se colocar no lugar deles e apoiar as suas decisões. 

Além disso, os outros personagens, até quando são sacanas, agem como pessoas costumam agir. Questões como machismo e meninas que puxam o tapete das amigas são problematizadas. Volto a repetir: Mulher que chama a outra de nomes chulos porque o namorado a traiu é caído. Mais parceria e menos competição, gente. 

Sobre(o)postos é o tipo de livro que ao mesmo tempo eu quero recomendar pra todo mundo, e não quero entrar em detalhes, para não estragar. E as melhores partes são as que eu não posso contar. 

Se vocês acompanharem a autora, tanto no canal quanto no facebook ou wattpad, dá pra ver que os seus livros tem muito de si, do que ela acredita e pratica na vida. A simpatia e os personagens envolventes estão sempre presentes, e ao mesmo tempo que sabemos o que esperar, em termos de qualidade, tem sempre algo novo. 

Eu já sou fã. Muito fã.

Sobreopostos está a venda no site da Duplo Sentido Editorial.

Ficha técnica: 
Título: Sobre(o)postos
Autora: Bruna Fontes
Gênero: Ficção Adolescente Contemporânea
Número de Páginas: 338

Beijos da Lari

19 comentários:

  1. Hey
    Que livro lindo, me chamou muita atenção. Não conhecia ele nem a autora. Mas pelo que li ela possui uma escrita muito boa de ler, adorei a dica.
    Abraco
    Folha de Pólen

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Marcelo
      Sim, a Bruna escreve super bem. Seus livros são voltados para o público Jovem adulto, mas acho que agradam qqr idade acima de 12

      Excluir
  2. Olá
    Não conhecia o livro nem a autora. Achei muito interessante.
    Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Que amorzinho essa ilustração dos personagens. Adoro conhecer autores no Wattpad. Também acho que aos 16 anos eu era bem imatura.

    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  4. Simplesmente adorei a história!! E essa coisa de Eduardo e Monica é bem legal. Fiquei super interessada em saber como tudo termina

    https://proposicoesliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Só por ter algo relacionado a Eduardo e Mônica o livro já me conquistou muito! E com sua resenha para completar o conjunto, só fez melhorar!

    ResponderExcluir
  6. Oie!

    Haha, sim, lendo a sua resenha me remeteu a Eduardo e Mônica ao contrário. XD A história parece bem legal, e apesar de não ser um genêro que curto muito, confesso que por esse detalhe fiquei com vontade de conhecer. Quem sabe... XD

    Beijo!

    ResponderExcluir
  7. Eu simplesmente adorei a história e as ilustrações são lindas. Adoro conhecer autores do wattpad. Obrigada pela dica :)

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?

    É o tipo de história que você lê para passar o tempo. Do jeito que gosto. Vou anotar a dica, pois não conhecia nem a autora e nem sua obra e me interessei muito.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Haa que fofo. Bem quanto a idade não sei se é tão diferente assim. Vai depender da maturidade da pessoa. Me lembrou Eleanor & Parker.

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem???

    Eu sou contra de relacionamento de menores de idade com caras de maiores e vice e versa. Não ligo pela diferença de idade entre adultos... mas com menores sei lá. Talvez porque eu tenha uma filha de 14 anos e eu acharia um absurdo. Mas enfim, eu achei a historia bem interessante, mas não leria por esse motivo que citei acima. Que bom que a leitura fluiu para você. Xero!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te entendo completamente, menina. A questão é que o livro nao romanceia a questao. Inclusive problematiza o assunto, coloca opiniao de varias pessoas, inclusive os pais da menina. Mas super te entendo. bjozzz

      Excluir
  11. Só por ter algo relacionado a Eduardo e Mônica o livro já me conquistou muito!
    Solução Como Recuperar Dinheiro de Consorcio Cancelado, Sao Paulo - SP

    ResponderExcluir
  12. Gostei bastante do conteúdo falado no blog,muito bom!
    Grupo de Danca Para o Seu Casamento Arabe, Brasil, Sao Paulo - SP

    ResponderExcluir

Alice Martins

Oie! Sou a Alice, tenho 27 anos, sou Mestra em Engenharia de Produção, Pós-graduada em Revisão de Texto e Graduanda em Letras. Leio todos os gêneros literários, mas tenho um apego pelo romance (dramático, dark e hot) e pelo suspense. Sou viciada em música, série e açaí. Atualmente, trabalho com revisão literária e tenho um podcast de true crime/suspense com uma amiga. Me acompanhe nas redes e venha compartilhar amor comigo!




Facebook


Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Arquivos

Editoras parceiras