21/07/2017

[Resenha] Jornada do Pôr do Sol - Paulo S. Ramos Filho

Olá gnomos apaixonados, tudo bem?

Hoje é dia de mais uma resenha e dessa vez do parceiro Paulo. Esse livro foi capaz de encher meu coração de amor e ver a vida com outros olhos e perspectiva! Vamos lá conhecer sobre a obra?

Jornada do Pôr do Sol
Autor: Paulo S. Ramos Filho
Páginas: 158
Editora: Chiado
Onde Comprar: Chiado Editora / Com o Autor
Nota: 💙💙💙💙
*Livro cedido pelo autor
SINOPSE:Quando tudo estava perdido, a hora da partida chegou. E o que aparentava uma busca sem fundamentos à primeira vista, transformou-se numa viagem ao íntimo do ser. A partir de um coração em pedaços, um jovem aprendeu sobre o real significado do amor, da felicidade e do perdão.
A única cura para os ferimentos da alma está em colocar em prática sentimentos como a compaixão, a resiliência e o equilíbrio.
Como transformar sentimentos dolorosos em ensinamentos produtivos, reflexionando sobre os momentos que nos levam a cada lição a ser apreendida.
Uma história de quem largou o que sobrou de uma vida “perfeita” e partiu em busca de respostas para o coração.
Viajou por todo o Brasil conhecendo lugares, pessoas e histórias, e contemplando a cada dia um pôr do sol diferente. A cada um deles foi deixando para trás mágoas e rancores tolos, concebendo a impermanência da própria vida e reverenciando seus ensinamentos.
Uma narrativa repleta de pensamentos e reflexões acerca do amor, do autoconhecimento e da grandeza do objetivo primordial da vida - a felicidade através das lentes do Amor.
"Jornada do Pôr do Sol" é um livro que retrata basicamente algumas fases da vida do autor, como tudo chegou a desmoronar e depois encontrou um sentido, sentido este que ele continua desvendando até hoje.

Paulo levou um pé na bunda do namorado, sem mais nem menos. Como, para ele, a relação estava indo muito bem (obrigada), ver que o namorado estava terminando sem um motivo razoável o quebrou de diferentes formas. Logo após o término, tudo decaiu de vez. A depressão chegou para assolá-lo e dominar a sua vida. Antes, um homem alegre e feliz, ele se viu recluso, vivendo de amarguras e tristezas.
"Eu sentia como se andasse perdido num labirinto, frio e escuro, onde eu só conseguia tatear algumas coisas sem forma e ouvia grunhidos vindo das pessoas. Eu estava perdido e sem rumo"
Em meio a isto, o meio profissional também decaiu. Resumindo, estava tudo uma completa droga!
O que você faria se visse sua vida indo ao ralo? Como você agiria? Qual seria sua próxima atitude?
Paulo poderia escolher vários caminhos, uns até desagradáveis, mas, em uma viagem a Porto de Galinhas - PE, ele descobriu que precisava de novos ares, precisava se descobrir, descobrir o mundo à sua volta.

Com isto, ele decide sair viajando pelo Brasil, para recolher o máximo de experiência. Viajando por cada canto do Brasil, ele se descobre, descobre o sentido que tanto buscava. Finalmente ele vai ter perguntas para suas respostas e verá que as pessoas mais sábias são aquelas que você menos espera. Para ser rico na vida, não basta dinheiro, é preciso mais coisas como caráter, respeito e amor. 
Embarque nas descobertas do Paulo e acabe se descobrindo...
Sabe aquele livro que você leu no momento certo?! Então, aconteceu isto com este livro aqui. Eu não poderia ter lido esse livro em um momento melhor. Eu consegui sentir e aprender muito com a leitura, tirei lições deliciosas e que me engrandeceram como ser humano.

O livro toca em vários temas. Primeiro vemos como a depressão pode ir mudando o ser humano, transformando-o de uma pessoa alegre a totalmente desmotivada. Outro ponto é a mágoa, rancor e até o ódio que nutrimos pelos outros. Esses sentimentos valem a pena? Não, não valem! Isto eu posso afirmar de olhos fechados. Quando começamos a nutrir sentimentos ruins dentro de nós, acabamos apodrecendo junto, nos perdemos. O Paulo começou a sua jornada magoado, com as pessoas, com a vida, consigo mesmo. E aos poucos, ele foi vendo que este sentimento não vale a pena, só acaba com o que temos de melhor.
"Ninguém pode ser feliz genuinamente com outrem se não é consigo mesmo"
Com uma narrativa totalmente reflexiva, o livro conversa diretamente com o leitor, passando os sentimentos na dose certa. O leitor sente como se um pedaço de você estivesse em algum canto do livro. As suas dúvidas, as suas reclamações, os seus segredos. É impossível não ficar vidrado na narrativa, a leitura flui. A escrita é maravilhosa, parece que estamos lendo um texto em uma revista, daquelas que sempre queremos ler.
O Paulo também tem Canal no Youtube, com ótimos vídeos

Creio que cada pessoa já tenha refletido muito sobre o amor, pensado o que este sentimento realmente significa. É natural fazer isto. Então, talvez seja por isso que a identificação com a busca do Paulo seja tão real, pois é a nossa busca, a minha pelo menos. Precisamos nos autoconhecer, conhecer o amor, para então poder vivê-lo. 

Uma parte específica do livro me tocou profundamente. A parte que retratava dos sonhos. Veio na hora certa. Eu estava em um momento que não estava fazendo droga alguma para alcançar meus sonhos, estava deixando as coisas virem. E claro, que como elas não viam, me frustava e jogava a culpa nos outros. Então, obrigada por abrir meus olhos Paulo! Agora, mas do que nunca irei atrás dos meus sonhos e irei lutar por cada um deles!
"Partir nem sempre significa vitória, tampouco derrota, partir é um processo pelo qual todos passam a fim de chegar a algum lugar, algum ponto decisivo na vida"
A felicidade é uma busca constante, a nossa maior busca, junto com o amor. Quando pensamos que encontramos o amor, logo associamos isto a felicidade. E quando "perdemos" tal sentimento, consideramos que perdemos a felicidade. Meus caros, isto é puro engano. Você não precisa de um amor para ser feliz, você precisa apenas de você. 
Quando você se encontra, você se transborda, e apenas isto vale, é o suficiente!

Beijos da Lice

45 comentários:

  1. Achei o livro bem interessante pois relata as fases da vida do autor, muitas vezes temos uma desilusão amorosa e achamos que a felicidade acabou junto também. Encontrar um amor é bom, mas o mais importante é se encontrar em si mesmo, muitas pessoas acham que pra ser feliz é preciso de um amor do lado. Como você disse você não precisa de um amor para ser feliz, você precisa apenas de você, concordo plenamente, Alice bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério, é muito bom ler comentários como o seu. Realmente acredito que nós somos a peça mais importante para a nossa felicidade! Bjs!

      Excluir
  2. Adorei este livro, parece ser muito interessante mesmo. Levar o pé na bunda do namorado sem mais nem menos é triste.. mas conseguir superar, é melhor ainda
    amei mesmo
    http://levandoaseriio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?
    O autor coloca sempre parte de seus sentimentos na obra, ele só deixou bem explícito isso. É como pegar nosso ''eu'' e transformar em literatura, em palavras. Acho que o que não mata nos deixa mais forte. O término do namoro de Paulo, por exemplo, as feridas que deixou serviram para ele amadurecer e ver o mundo de outra forma, com mais sabedoria e menos egoísmo. Realmente mágoa, rancor e ódio são sentimentos que só trazem um atraso na vida de qualquer um. Depressão modifica bastante o ser humano e é um assunto bem delicado para o autor tratar :/ e como você disse de uma pessoa alegre a totalmente desmotivada, ou seja o autor ele não tratou o tema como qualquer coisa e abordou muito bem para tocar nossa alma. Porque tem autores que escrevem depressão como se fosse algo legal, né. ;---; Uma obra para refletir a cada palavra e pensar na vida do autor e tentar ver o mundo através dos olhos dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carmem, tudo ótimo e com você?
      Eu achei maravilhoso o autor trazer todos os seus sentimentos a tona, é muito corajoso da parte dele, não sei se teria coragem para isso. A narração aborda os assuntos muito bem e de forma séria. É incrível! Bjs!

      Excluir
  4. Achei bem legal o enredo do livro. Muito legal saber toda a trajetória percorrida pelo autor até hoje. Meus parabéns!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi. Eu adorei a premissa do livro, que parece ser bem linda e interessante. Ainda mais relatando a vida do autor. Gostei muito e também gosto muito do trabalho dessa editora.
    Eu adoro suas resenhas, seus textos são claros e muito bem estruturados. Parabéns, beijos

    https://almde50tons.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Raíssa, é muito bom ler comentários como o seu!
      O autor se empenhou muito no seu livro e o resultado não poderia ser melhor. A edição da Editora é muito boa, super recomendo! Bjs!

      Excluir
  6. Olá Alice, tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas só lendo a sinopse, já fiquei interessada. E agora, após ler a resenha, vejo que vale a pena dá uma chance. Fico feliz que o autor tenha conseguido dá a volta por cima, e achei bem bacana a forma que ele fez isso. Afinal, quem nunca pensou em sair viajando pra tentar se encontrar não é?! E já que não posso sair por aí assim, hahaha, lerei esse livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é lindo e nos passa lindas mensagens, super recomendo! O autor usa as viagens como uma forma de se descobrir, mas acho que podemos fazer isto todos os dias de forma mais simples e com a mesma intensidade! Beijos!

      Excluir
  7. Oi Lice, tudo bem? Não conhecia o livro, mas pela resenha deu pra perceber que a obra gera boas reflexões! Parece uma boa história de superação e gosto qdo os autores abordam o tema depressão! Muito boa a indicação.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  8. Nossa, pára tudo que eu me apaixonei por essa história!
    Finalizei agora a minha parceria com a chiado editora e acho que vou pedir essa obra, estou mesmo a precisar de algo para me animar!
    Bj de portugal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi José,
      Peça esse livro, você não irá se arrepender, é simplesmente espetacular! Bjs!

      Excluir
  9. Oi tudo bem?
    Não conhecia essa obra mas fiquei bastante curiosa para a leitura, realmente quando nós levamos um pé na bunda achamos que o mundo vai acabar mas não é bem assim né? Parece ser uma história cheia de lições aquela que toca o coração sabe? Anotei a dica.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tais,
      O livro realmente toca o nosso coração e o enche de amor. É singelo e único! Bjs!

      Excluir
  10. Oi tudo bem?
    Eu não conhecia o livro, mais achei a história linda, adorei a premissa do livro, vou querer lê-lo depois ^_^

    Beijos :*
    Literatura Por Amor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que possa ler e depois vim aqui me contar haha Beijos!

      Excluir
  11. Eu sou parceiro da Chiado e ainda não tinha visto esse livro. Que capa linda e representa bem o enredo. Acho que todos nós deveríamos, pelo menos, uma vez na vida, fazer essa viagem de encontro com a gente mesmo, uma jornada de descobertas. Acho que seríamos seres humanos melhores saindo de nossa zona de conforto e descobrindo nossa essência. A viagem pelo Brasil também é bem tentadora. heheh Adorei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peça esse livro, não irá se arrepender! Ele tem muito a oferecer ao leitor. É claro que a viagem pelo Brasil realmente chama a nossa atenção, mas são as descobertas que ele faz que nos encanta mais. Super indico!

      Excluir
  12. Olá!

    Queria eu poder viajar pelo Brasil! Não conhecia o livro, mas parece ser muito edificante, ainda mais sobre pela mensagem sobre perseguir seus sonhos. Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A mensagem do livro, para mim, é o ponto alto. O mais bacana é que a mensagem não centra-se apenas em uma, mas são um destrinchado de várias!

      Excluir
  13. Me pareceu um livro bem fácil de se identificar, quem nunca levou um pé na bunda, né? rs melhor ainda quando sentimos que foi lido na hora certa, a gente se envolve mais e se dedica mais a leitura, né? Fiquei com vontade de ler Jornada do por do sol, se um dia tiver oportunidade, lerei. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro chegou em minhas mãos quando mais necessitava, então com certeza aumentou a minha felicidade em lê-lo. É um livro fabuloso! Bjs!

      Excluir
  14. Nossa, que livro ótimo para você conseguir perceber um pouco mais sobre a vida, um pouco além de tudo que você acreditou. Paulo fez muito bem em sair para conhecer novos ares. Todos nós passamos por momentos difíceis (nao estou falando de quem possui problemas mais sérios) e é tão bom ver alternativas. Isso anima um pouco né. Amei a história e amei o canal no youtube aaaa. Paulo é gente como a gente rs

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem??
    Parece que este livro é muito inspirador e aborda temas fortes e pouco explorados em nossa literatura. Apesar de não me sentir tão cativada em querer ler, mas sinceramente ainda não decidi o que eu realmente quero, porque sua resenha ficou perfeita e cheia de significados. Xero!

    ResponderExcluir
  16. Oiiii flor, tudo bem??
    Achei muito interessante esse livro... Bem inspirador... Acredito que após ler esse livro irei ter um outro olhar da vida, gostei!! Vou até pesquisar mais sobre ele. As vezes as mensagens chegam nos momentos em que mais precisamos...
    Obrigada pela dica!

    www.garotasdevorandolivros.com/

    ResponderExcluir
  17. A resenha está muito legal, simples e muito bem explicada.
    Esse livro realmente parece ser fantástico vou pesquisar mais sobre ele.
    beijos♥

    ResponderExcluir
  18. Amei sua resenha, muito bem escrita, e deu para perceber que a história do livro é muito mais que interessante! Já quero ler em breve! E você escreve super bem! Sucesso!

    www.kahsouza.tk ❤

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem?
    Já sou fã desse blog e sua resenha está maravilhosa! O livro parece que ser extremamente interessante e adoro o fato de ser um de um autor nacional!

    ResponderExcluir
  20. Gostei! :)
    (fiquei até curiosa quanto ao autor e fui espreitar o blog dele, pena que o deixou parado no tempo, lá por volta de 2015...) Mas vamos então ao livro... Gosto quando a leitura nos faz reflectir, nos faz ir bem fundo dentro de nós mesmos e vir ao de cima com outra maturidade, outra luz... E por tudo isto e outras coisas mais, acredito que a "Jornada do Pôr do Sol" seja um óptimo livro e que vale a pena a leitura. Parabéns pela escolha e também ao escritor! ;)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  21. Olá,
    Não conhecia o livro e fiquei bem curiosa para fazer a leitura.
    Com certeza Paulo acabou passando por uma situação bem delicada e achei interessante a forma como resolveu tratar o problema. Acho que eu se passasse pela mesma situação do pé na bunda gostaria também de pegar uma mochila e viajar pelo país para aprender algumas coisas e também como uma jornada de autoconhecimento.
    Fico feliz em saber que fez a leitura no momento exato e que pôde tirar muitas lições disso.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  22. adorei sua resenha, e super apoio a decisao de paulo de reviver, conhecer novas pessoas, novos ares. Parabens pelo blog

    ResponderExcluir
  23. Que história mais linda! Me cativou! Não é meu gênero preferido, mas fiquei com muita vontade de ler! Quem nunca precisou se reinventar, pra se conhecer de verdade, pra se amar e lutar pelos próprios sonhos? Ótima sugestão! Abraços! Muita paz!

    ResponderExcluir
  24. Veeeeeeeeeeeeey! Essa frase "Meus caros, isto é puro engano. Você não precisa de um amor para ser feliz, você precisa apenas de você." todo mundo deveria repetir 10 vezes por dia, pois infelizmente assimilamos nossas felicidades nas pessoas e acabamos perdendo o chão quando elas vão embora!

    ResponderExcluir
  25. Oi Lice! Achei um história qu se encaixa com a vida de muitas pessoas, esse livro chamou minha atenção pela capa que está linda e pela sua resenha muito bem escrita, beijos.

    ResponderExcluir
  26. Essa história é muito boa eu adorei estou louca pra ler essa livro eleparece ser muito bom eu adorei muito beijos sucesso

    ResponderExcluir
  27. Olá, tudo bem?

    Achei incrível esse livro! Sua resenha atiçou minha curiosidade. Colocarei esse livro na minha lista, porque foi um "tapa na cara". Preciso ler.

    Beijos
    Laneh Martins

    ResponderExcluir
  28. Olá, tudo bem?

    Abordar os sentimentos dos seres humanos é algo complicado, e é bem bacana quando o autor o faz bem.
    A premissa parece intensa e bacana, a depressão é mesmo algo complicado, e sentimentos ruins realmente destroem mais a nós mesmos do que aos outros. Achei bacana a indicação, anotadíssima!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  29. Oi Lice, tudo bem?
    Ultimamente tenho lido vários livros sobre sonhos e a importância deles na nossa vida. Fiquei muito contente por esse livro ter te dado esse chacoalhão e por você ter percebido que estava fazendo nada para atingir seus sonhos. Vou anotar a dica e deixar a dica de O verão em que tudo mudou para você.
    Beijos

    ResponderExcluir
  30. Olá! O livro parece ser interessante, ainda não conhecia. Fiquei interessada pela leitura.
    Desejo muito sucesso ao autor. Vou anotar a indicação, bjooooo

    ResponderExcluir
  31. Olá,
    Gostaria de deixar aqui a minha gratidão para a Alice que, com muita gentileza e habilidade, fez essa belíssima resenha.
    Fiquei muito feliz com os comentários, as sugestões e felicitações.
    Espero, um dia, poder conhecer a todos.
    No mais, muito obrigado pelo carinho e a atenção dedicada à mim e ao livro.
    Grande abraço,
    Até mais

    ResponderExcluir

Alice Martins

Oie! Sou a Alice, tenho 27 anos, sou Mestra em Engenharia de Produção, Pós-graduada em Revisão de Texto e Graduanda em Letras. Leio todos os gêneros literários, mas tenho um apego pelo romance (dramático, dark e hot) e pelo suspense. Sou viciada em música, série e açaí. Atualmente, trabalho com revisão literária e tenho um podcast de true crime/suspense com uma amiga. Me acompanhe nas redes e venha compartilhar amor comigo!




Facebook


Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Arquivos

Editoras parceiras