21/06/2017

[Resenha] Noite à Deriva - Amanda Reznor

Olá amores, tudo bem com vocês?

Hoje tem resenha de um livro de contos sombrios maravilhoso, o "Noite à Deriva" da parceira querida Amanda Reznor. A Amanda é a autora de Delenda e o Vale dos Segredos, e já tem resenha dele aqui no blog, inclusive foi um livro que ficou no meu Top 10 de Melhores Leituras ano passado. Então já dá para imaginar que comecei essa leitura com muitas expectativas e garanto que não me decepcionei, inclusive devorei o livro em um dia!

Noite à Deriva
Autora: Amanda Reznor
Páginas: 150
Editora: Independente
Onde Comprar: Amazon
Nota: 💙💙💙💙💙
*E-book cedido pela autora
SINOPSE: Enquanto um casal viaja para uma vila indígena em Manaus sem saber das mortes misteriosas que ali ocorrem, Lola descobre sua paixão por meninas em uma viagem com sua mãe chata - e talvez elas nunca voltem para casa; longe no tempo e no espaço, um conto de horror steampunk invade as páginas com uma inventora que enfrenta todos os preconceitos da época por ser mulher - e bruxa; feitiçaria e escravidão trazem notas de crueldade ao Brasil colonial de El-Rei enquanto que, nas colônicas das Américas, Barba Negra navegava sem saber do terrível fim que o aguardava; séculos depois, a história de Tiradentes será revelada por um viés nada ortodoxo, enquanto um inverno rigoroso trará revelações igualmente desagradáveis a Wang, um chinês desesperado por salvar sua família da fome e do frio. Peço-lhes, pois, que agarrem-se à cama e acendam as luzes, que a noite está prestes a derivar!
"Noite à Deriva" é um livro que mistura contos e poemas com a temática terror/suspense/fantasia. Ao todo são 7 contos e 6 poemas, que estão intercalados durante o livro. Os contos se intitulam-se de: A Lenda de Kauane, O Mal Invisível, A Dama dos Corvos, Tributo a El-Rei, O Inferno de Barba Negra, Revelações de Páscoa e O Último Pêssego do Fan-Tao. Já os poemas são: Banhada à morte, Épico estrelar, Eu prefiro a escuridão, Sangue do sangue, Coisas sobre mim e Do infinitesimal para dentro - e fora.

Irei falar um pouquinho sobre os 4 contos que mais gostei, pois acho que perderia um pouco a graça falar de todos, visto que alguns são bem pequenos, e qualquer fato a mais seria um grande spoiler.
"Sabemos que o fim do mundo está próximo quando nem uma barata tem o direito de morrer em paz"
A Lenda de Kauane: Muito tempo atrás, Kauane era uma índia muito feliz que adorava brincar com seus amigos, Caiapoc e Tilac-Tilac. No entanto, por causa das tradições indígenas os dois meninos tornaram-se adulto antes dela e foram proibidos de brincar com a indiazinha, que passaria pelo ritual apenas 10 dia depois deles.  Nesse ritual, Kauane se transformaria em mulher e teria que escolher o seu marido, aquele que a fosse proteger de tudo. No entanto, a índia era muito teimosa e no dia do ritual não escolheu ninguém, o que desagradou a sua família e todos da tribo.
Nos dias de hoje, Marcel e Rosana acabaram de se casar e resolvem ir fazer uma viajem de lua-de-mel na Amazônia, pois sempre foi o desejo de Marcel ter contato com uma tribo indígena. Duas histórias irão se cruzar e muitos segredos do passado virão à tona. Uma mulher pode mostrar sua real força e acabar com todo um ritual, tem muita podridão escondida nos rios e nas matas...

O Mal Invisível: Lola é uma garota da cidade grande que não tem um bom relacionamento com sua mãe, Marcela. Sua mãe considera a garota o seu grande erro, o motivo de ter perdido toda a sua juventude. Ambas estão indo para um acampamento, pois sempre foi o desejo de Lola, Marcela odeia qualquer coisa relacionada a terra ou interior. Nesse acampamento muitas coisas irão acontecer e uma maldição estará a solta. O que fazer quando mais nada faz sentido? O que fazer quando o vazio parece tão convidativo?

Revelações de Páscoa: O ano é 2019 e três amigos estão realizando uma viagem para Lisboa - Portugal. São eles, o casal Miriam e Pedro, e a jovem Helena. Helena era na verdade, amiga de Miriam e não foi muito bem aceita na viagem por Pedro, que preferia apenas a namorada. Helena está muito nervosa com a viagem, querendo conhecer todos os lugares que puder, pois teme que tenha que voltar mais cedo para o Brasil, visto que sua bisavó que ainda não conhece está doente. Em um dos passeios pela cidade, Helena decide atravessar o rio do Tejo apenas de calcinha e sutiã, e acaba sendo mordida no pescoço por algo desconhecido. A jovem acaba ficando doente e tendo que voltar mais cedo ao Brasil, pois seus amigos não queriam perder o resto dos seus dias.
De volta ao Brasil, ela parte ao encontro da sua bisavó que mora no interior. Na casinha humilde ela achará mais coisas do que deseja e muitos segredos do passado serão revelados. A história de Helena está apenas começando e um final feliz não é algo que se possa esperar...

O Último Pêssego do Fantao: Uma família morava no Noroeste da China e eram castigados pelo forte frio e pela falta de comida, a caça era cada vez mais decepcionante. Wang, o homem da família não sabia mais o que fazer para manter seus filhos e sua mulher viva, Kia estava tendo altas febres e a morte se aproximava. A mulher acabou vindo a óbito e agora ele teria que lutar pela vida de seus  três filhos. Até que um dia, uma jovem bateu na porta da casa pedindo abrigo, em troca ela oferecia três pequenas lebres. Mara, essa jovem ficou na casa da família e começou a preparar a comida e limpar tudo, ela era muito prestativa. Com a chegada da jovem, Wang começou a achar a caça mais facilmente e a família passou por um período de certa fartura. Mas, nem tudo é fácil e de repente o medo parece assombrar toda a família. Alguma coisa tem de errado, o que seria? Você deve confiar em seus próprios sonhos ou você está apenas delirando? O que é verdade ou fantasia?
Cada conto traz uma temática diferente e mexe com um lado sombrio que ainda é pouco explorado pelos autores. Eu simplesmente amei a ideia da Amanda de trazer um pouco da cultura indígena, esse conto, com certeza tornou-se um dos preferidos da vida. A surpresa ao final realmente mexe com o leitor, e mesmo sendo um conto, tudo se encaixa e é explicado perfeitamente, não temos furos.

Ainda temos os tradicionais fantasmas ou alucinações, temos vampiros que nunca saem de moda e estão voltados para o lado raiz da coisa. Outro conto aborda a fantasia de quem ler o futuro, assim como a mente avançada de algumas pessoas que não aceitas pela sociedade. Temos ainda traição por parte de amigos e o próprio bezebu dando o ar de sua graça em um dos contos mais bem escritos e com o maior plot twist do livro.
"Quando o desejo supera o medo, é aí que encontramos o que buscamos"
Falar que amei esse livro seria pouco, pois eu simplesmente entrei de cabeça em canta conto que a autora nos apresentou. A Amanda prova que para ser um livro sombrio não precisa apenas das armas tradicionais que conhecemos, mexer com o emocional faz o mesmo efeito e ainda proporciona sensações novas e únicas. 

Os poemas também possuem esse sombrio e muitos precisam ser lidos nas entrelinhas. Eles tem muito a oferecer a quem está lendo, mas é preciso sair das suas amarras e se permitir. 
A escrita da autora muitas vezes é bem coloquial, mas em outras é totalmente rebuscada, o que nos apresenta duas versões da mesma pessoa. Essa diferença de linguagem acaba sendo influenciada pelo tempo histórico do conto e  isto é um ponto mais do que positivo.
"A vingança era o que estava acontecendo. os fios sanguíneos empolando nas veias rompidas gritavam com toda a força, que eles estavam sendo punidos"
Você pode se encontrar à deriva na vida neste momento. Você pode achar que tudo está dando errado, mas não pense assim. O mundo esconde mais segredos do que você pode imaginar. O que é verdadeiro? O que é falso? Ninguém possui uma resposta concreta. O sombrio está por aí, te rondando, rondando a todos. Ele pode ser cruel, ele pode ser fatal, você é quem decide. Teu medo te leva para as suas escolhas e uma noite você pode estar em casa assistindo uma ótima série, em outra noite você pode estar à deriva nos seus próprios pensamentos... Escolha o que é real. Ou deixe o irreal vim tomar conta de você...

Beijos da Lice

44 comentários:

  1. Nossa, essa frase foi forte: "Sabemos que o fim do mundo está próximo quando nem uma barata tem o direito de morrer em paz" Deve ser um livro muito intenso. Me interessei por ele. Mais um para a lista para comprar!

    Bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coloque intenso nisso, é simplesmente maravilhoso!

      Excluir
    2. Que legal que gostou, linda! Mas nem precisa comprar - pode baixar gratuitamente por aqui: https://www.smashwords.com/books/view/724680 <3

      Excluir
  2. amo livros que trazem um pouco de tudo, e esse livro traz um suspense bem interessante.. amei sua resenha,vou dá um conferida nesse livro quando for na livraria.
    beijos

    http://levandoaseriio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale muito a pena essa leitura, ele traz uma visão muito completa sobre o sombrio! Mais ainda não está disponível na versão física, apenas em e-book!

      Excluir
  3. Quanto mais autores nacionais conheço, mais me apaixono. Adorei a resenha! ♥

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do livro a história é bastante interessante, gosto muito de contos. A história consegue prender o leitor até fim, apesar de morrer um pouco de medo livros de terror, essa história me agradou muito. Sua resenha ficou ótima, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! O terror aqui está medida certa, e acho que o permanece mais é a reflexão contínua! Bjs!

      Excluir
  5. Achei bem legal a história desse livro e fiquei curiosa para ler.
    Bjus
    Jaque
    www.quebreiaregra.com.br

    ResponderExcluir
  6. Já to baixando no meu kindle! Fiquei bem curiosa! Adoro livros de contos! Bjos

    ResponderExcluir
  7. Nossa, ficou demais essa resenha, Lice!! Muito obrigada!!! *----* <3

    ResponderExcluir
  8. Achei super legal a ideia dos contos e acho sempre importante dar espaço aos autores nacionais.
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  9. ola tudo bem ? muito boa sua resenha , gosto da mistura de suspense , terror e fantasia.
    gostei por a historia se passar na amazonia e trazer um pouco da cultura indigina. bjsss sucesso

    ResponderExcluir
  10. Olá linda! Adorei a resenha, parece ser super intenso o livro do jeito que eu amooo! Já tá na minha lista de comprinhas!

    Seu post está incrivel, super explicadinho!

    Beijoos e muito sucesso!!!

    www.femininaemuitovaidosa.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Lice, tudo bem? Ás vezes eu tenho muita dificuldade em ler fantasia e sobrenatural, mas quando são contos eu fico mais animada, gosto do formato! Que bom que vc não se decepcionou!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Que legal um livro que fala sobre a cultura indígena. Adoro livro de contos, mais um que foi adicionado na minha lista de desejados!
    Obrigada pela dica!
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Adorei a resenha! Gosto de leituras desse género e fiquei feliz por saber que tem a versão para leitor digital, já vou comprar.

    ResponderExcluir
  14. Adorei essa capa, me lembrou da técnica de xilogravura em cordel! Ando numa vibe de ler contos ultimamente e sinto falta de assuntos mais voltados pra cultura, folclore e cotidiano brasileiro. Tem muita produção por aí super genérica, que não traz nada de novo. Tô fazendo uma listinha do que pegar quando conseguir meu kindle, já incluí esse! :)

    ResponderExcluir
  15. OI!!
    Ainda não li o meu, mas a escrita da Amanda realmente é fantástica.
    Sua resenha ficou ótima!!!
    bjo

    ResponderExcluir
  16. Que dica massa!!!! Eu gosto de contos, tento fazer os meus, e nada melhor para ajudar na inspiração que dicas como esta
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  17. que historia intensa é um livro bem curtinho mais tem uma historia bem marcante gostei muito de conhecer a resenha ta otima

    ResponderExcluir
  18. Nossa que estória linda!!Uma ótima dica de livro para ler nas férias ou nas minhas horas vagas.Parabens pelo post!

    ResponderExcluir
  19. Hey!

    Não conhecia a obra nem a autora, achei a premissa muito boa, me instigou a ler. Se é nacional já tem o meu apoio, eu adoro livros nacionais. Dica anotada..

    Bjos.

    ResponderExcluir
  20. Achei sua narrativa muito envolvente e a autora muito criativa em colocar elementos que não fariam muito sentido para elaborar histórias tenebrosas como essas se apresentam...indígenas,portugueses,chineses um misto cultural fiquei muito curiosa para lê-lo,sucesso bjs

    ResponderExcluir
  21. Gostei muito da indicação desse e-book! Trás todo um gênero diferente para mim de leitura, a questão mais sombria e obscura! Suas resenhas sempre bem feitas! Gosto muto de sua perspectiva!

    ResponderExcluir
  22. Nossa, é exatamente o que estou precisando. Aconteceu tantas coisas ruins na minha vida esse ano, que eu comecei a achar que tudo dava errado! Mas agora vou ver as coisas de outra forma, já quero ler mais!

    ResponderExcluir
  23. Sou suspeita porque adoro livros de contos. Esse parece mesmo ser muuuuuito intenso, muito empolgante e capaz de prender qualquer leitor.
    Sua resenha está por demais. Muito bem escrita... Parabéns.
    BeijinhoBom
    Paula Cardoso

    ResponderExcluir
  24. Nunca li um livro com esta temática, mas achei interessante e adorei a sua resenha. A capa é linda!!

    Beijo,
    Ju
    http://madamebr.com

    ResponderExcluir
  25. Acabei de baixar aqui para ler! Eu amo histórias assim e espero adorar, tanto quanto você, a obra! O Último Pêssego do Fantao me deixou bastante curiosa!

    ResponderExcluir
  26. Nossa meu marido vai adorar esse livro!
    A cara dele, ele viveu uns meses em Manaus!

    ResponderExcluir
  27. Muito legal a resenha. Aumentou a curiosidade em conhecer o livro. Abraços e parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  28. Que resenha boa! A historia me pareceu super intensa e intrigante! Fiquei com muita curiosidade e amei saber que tem a versão digital! Beijos

    ResponderExcluir
  29. Olá! Tudo bom?
    Parece ser muito interessante esse livro, adoro contos, e também suspense e fantasia, são o tipo de leitura que mais gosto, por isso fiquei tão interessada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  30. Dois pontos principais que chamaram minha atenção, sendo um positivo e outro negativo rs Acho que não compraria o livro pela capa, achei um tanto bagunçada rsrs mas essa opinião pode mudar depois de eu ler o livro rsrs
    Por outro lado nunca li nada com a mistura de contos e poemas com a temática terror/suspense/fantasia, isso é uma completa novidade pra mim e fiquei bem curiosa para ler e ter uma opinião formada rs

    ResponderExcluir
  31. esse livro me pareceu um otimo suspense, ou melhor algo misterioso esta por acontecer e eu preciso saber do final rs, adorei

    ResponderExcluir
  32. Oi Alice! Como está?

    Nossa que livro mega interessante! Pelo visto é uma super viagem pela história. Adoro essa onda literária de trazer as narrativas para a realidade do Brasil!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  33. nao sou muito ler suspense,mais esse me pareceubem interessante amei a resenha me deixou com vontade de ler ja addc obg rsrs
    beijos

    ResponderExcluir
  34. Oi Alice, tudo bem? Falou em suspense, mistério e qualquer coisa do gênero já me conquista. Ainda mais quando a história é pequena e de fácil leitura. Desde que era adolescente amo autores que escolheram esse gênero e criam histórias que nos prendem a atenção. Essa capa é muito assustadora e já nos causa frio na barriga. O conto que mais gostei foi O mal invisível. Parabéns pela resenha. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  35. Oiee!!

    Não conhecia o livro, mas gostei bastante dele, apesar de o gênero mistério e suspense não me agradar tanto. Mas eu leria esse, parece ser um conto melhor que o outro.

    Beijos

    ResponderExcluir
  36. Não tenho o costume de ler esse estilo de livro, mas por conta de sua resenha me chamou a atenção pelo fato dele ser bem diferente de toda história que já vi. É tão bom encontrar autores nacionais que escrevem livros com uma qualidade gigantesca <3
    Vou dar uma chance e ler o livro!

    ResponderExcluir

Alice Martins

Oie! Sou a Alice, tenho 27 anos, sou Mestra em Engenharia de Produção, Pós-graduada em Revisão de Texto e Graduanda em Letras. Leio todos os gêneros literários, mas tenho um apego pelo romance (dramático, dark e hot) e pelo suspense. Sou viciada em música, série e açaí. Atualmente, trabalho com revisão literária e tenho um podcast de true crime/suspense com uma amiga. Me acompanhe nas redes e venha compartilhar amor comigo!




Facebook


Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Arquivos

Editoras parceiras