14/05/2017

[Resenha] O Garoto Dos Olhos Azuis - Raiza Varella

Olá leitores, tudo bem?

Cá estou novamente e agora para a resenha do livro que arrebatou meu coração, minha alma e meu espírito. Esse é o segundo livro que leio da Raiza Varella, o primeiro foi "Caçadora de Estrelas" que se tornou o meu queridinho e que em breve (ano que vem) será lançado pela Verus Editora.
Eu li este livro quando não estava no meu melhor momento emocionalmente, quando não acreditava no amor e quando nada poderia me fazer desistir de ter raiva deste sentimento e das suas dores. Esse livro fez, e entrou para o hall de queridinhos...

O Garoto dos Olhos Azuis
Autora: Raiza Varella
Editora: Pandorga
Páginas: 352
Nota: 💙💙💙💙💙 / Favoritado
Onde Comprar: Amazon / Submarino / Saraiva

SINOPSE:
Bárbara é linda, loira e bem-sucedida. Desde que assistiu a uma cerimônia de casamento pela primeira vez, ainda criança, seu sonho é apenas um: percorrer o tapete vermelho da igreja, vestida de noiva. Porém, contrariando todas as suas expectativas, ao ser abandonada no altar, a vida de Bárbara desmorona. Ela decide voltar à cidade natal e passa a viver com os irmãos e mais dois amigos. Todos homens. Com a ajuda de Vivian, uma espécie de Barbie Malibu, Bárbara tenta superar sua decepção amorosa recente e uma da adolescência, que volta com tudo à sua memória: o garoto dos olhos azuis. Será que o cavalo branco só passa uma vez? É isso que Bárbara vai descobrir com bom humor, jogo de cintura e uma pitada de neurose, em O Garoto dos Olhos Azuis.

Bárbara tem um sonho: encontrar seu príncipe encantado e de preferência que ele esteja em um cavalo branco, e entrar em uma igreja vestida de branco para o seu casamento. Esse sonho nasceu depois de assitir o seu primeiro casamento, quando ainda era criança. Nesse dia, ela olhou para o noivo e naquele instante desejou ser a noiva, pois viu a forma como ele amava a mulher que estava entrando na igreja naquele momento. Desde então, ela passou a olhar apenas para o noivo nos casamento, e por aquele olhar, ela sabia se o casamento ia dar certo ou não. 
Ela sempre sonhou que no dia do seu casamento, seu noivo a olhasse daquele jeito apaixonado, ela sempre sonhou que seria tudo perfeito, mas não foi...

Antes de continuar e falar um pouco da Bárbara adulta, vamos voltar a sua adolescência... Ela e seus irmãos, Gustavo e Augusto, sempre iam passar as férias na casa da sua avó, na cidade litorânea de Garopaba, Santa Catarina. Em uma dessas férias, sua avó estava doente e sua mãe mandou-lhe mais cedo para cuidar dela e sem a companhia dos seus irmãos, que iriam depois. Nestas férias, ela acabou conhecendo um garoto que mudaria por completo sua vida: O Garoto dos Olhos Azuis...
Em uma festa que estava acontecendo em uma das praias, ela foi humilhada por uma "peguete" de um dos seus irmãos, que a derrubou no rio. Babi apenas ficou sem reação e entrou em prantos, mas aí apareceu seu príncipe, a tirou de lá e ainda deu-lhe um beijo. Depois disso, o garoto simplesmente sumiu e ela fantasiou com ele durante toda a sua vida. Ele nunca saiu da sua memória, seja pelos seus olhos tão azuis quanto o céu ou por suas covinhas...
"Aproveite, eu ainda estava feliz nessa época, bem no comecinho, porque depois você vai rolar ladeira abaixo, bem ao meu lado"
Bárbara sempre foi boa em fugir. Ela fugiu de Florianópolis para São Paulo porque queria parar de fantasiar com aquele garoto. Em SP, ela começou a cursar Direito e em um dia na Universidade esbarrou com um homem no corredor e achou que tinha encontrado seu conto de fadas com Miguel. 
Depois de 3 anos, Babi está prestes a se casar, imaginando o dia perfeito, que no fim foi apenas um desastre.
Sua família nunca concordou muito com o namoro e com o noivado, mas ela sempre foi teimosa e achou que era uma implicância boba. No dia do casamento, quando estava olhando para o altar, Babi não viu em Miguel aquilo que sempre sonhava, ele nem ao menos estava olhando para ela, quem dirá com olhos apaixonados. No altar, na hora do "Sim" o seu boivo simplesmente diz que não pode casar com ela, pois não a ama, está apaixonado por outra: sua melhor amiga, Manoela. 

Bárbara dividia o apartamento dela com Manoela e Luiza. Elas se conheceram na faculdade e passaram a ser como uma família para a garota e a traição não poderia ter doído mais. Ela sai correndo da igreja sem sabe ro que fazer, querendo apenas colocar para fora todos os sentimentos, todas as lágrimas que tinha escondido durante a vida inteira.
Sua família foi ao seu encontro e Babi estava disposta a fazer o que sempre fez de melhor na vida: fugir, agora de volta para o seu passado, para Garopaba.
"Um dia você vai achar alguém que não a trocará por ninguém. Alguém que vai aguentar firme lá em cima daquele altar e não vai fugir porque é mais conveniente" 
Ela passou dias trancada no quarto, apenas chorando e recusando comida. A dor lhe machucava, lhe feria. Depois de um tempo nessa situação, seus irmãos, a convidam para ir morar com eles em Florianópolis. Gustavo e Augusto, dividiam a casa com mais dois amigos, Ian e Bernardo. Babi topa para morar com eles, e sai da casa dos seus pais com seus pertences e seu cachorro, um pit bull chamado Vito. Lá, ela se depara com seu novo futuro, com algo que nem sequer imaginava. Afinal, o conto de fadas é você quem cria, não é mesmo?

Babi não confiava mais nas pessoas, acreditava que nunca mais teria uma amiga. Porém as coisas mudam. Na casa dos seus irmãos, ela verá que nem tudo é tão ruim como imaginava, a começar pelo dono da casa, o médico Ian.
Ian vai ajudar Babi passar por esses momentos difícies e vai mostrar a ela, o quanto uma nova amiga, sua irmã Vivian, pode fazer bem a ela.
Mas nada é fácil na vida da Bárbara e as confusões estão apenas começando... 
A Bárbara é uma personagem com quem nos identificamos de cara. Apesar de ser linda, loira e bem sucedida, ela tem uma autoestima bem baixa e acha que não merece o amor. Depois da frustação na igreja, amar era o que ela menos queria na vida.
Ela é atrapalhada, azarada, tem os irmãos mais chatos, babacas e amoros do mundo. Ela é uma mulher se descobrindo, descobrindo a lidar com suas feridas abertas e expostas. Redescobrindo uma amizade. 

Ian, por sua vez, é o sonho de toda mulher. Cardiologista, ele nunca foi de se apegar a ninguém, sempre esteve com uma mulher diferente em sua cama e nunca namorou. Mas, apesar dessa casca, ele é um cara que guarda um coração apaixonado. É um cara atencioso, gentil (quando quer) e que agora irá tirar a Babi das confusões que ela costuma se meter. Ninguém consegue dizer o que é mais lindo nele, seus olhos azuis ou suas covinhas.
"Quando eu finalmente iria entender que na vida real a mocinha sofre o pão que o diabo amassou e nem sempre tem um final feliz?"
Os irmãos da Bárbara, Gustavo e Augusto, são dois babacas. O primeiro pode-se dizer que é o mais emocional e também o mais "compreensível". Já o segundo foi apelidado pela própria irmã de monstro, pois não demonstra um pingo de seus sentimentos.
Os pais dela, são bem normais. Um pai protetor ao extremo e uma mãe meio louca, que vive no mundo da lua. Já sua avó, foi a mulher que sempre lhe incentivou a encontrar seu cavalo branco.

Vivian vai chegar na vida de Bárbara de pará-quedas e vai lhe dar o conforto de uma amiga que ela tanto desejava. A garota é praticamente a personificação da barbie humana, mas tem um coração tão lindo quanto a sua beleza exterior. Ela já passou por maus bocados e ter uma amiga  é um alívio para seu coração.
Bernardo por sua vez, o quarto morador homem da casa da qual Babi foi morar, é bem quieto e observador, isto se deve ao fato de ser um delegado.
A Raiza mais uma vez banha o leitor com uma história de tirar o fôlego, é praticamente impossível parar de ler o livro, resultado disso: terminei o livro em algumas horas e derramando muitas lágrimas. 
A história está muito bem construída e quando o leitor acha que vai cair em um clichê, a autora surpreende e nos dar algo totalmente inesperado. Temos um pouco de suspense e muito, muito amor em cada página. 

Os personagens foram muito bem construídos e cada um possui uma personalidade forte, o que os torna únicos. Mesmo o livro sendo narrado na maior parte do tempo pela Bárbara, outros personagens também ganham destaque e o leitor acaba se apegando a cada um deles. Uma hora achando-os tapados demais, outra hora grossos demais e outra hora humanos demais. 
"Tudo que eu mais desejei estava bem à minha frente e eu não conseguia alcançar. Se fosse em outra época, em outra vida, talvez pudéssemos começar uma história, mas a minha vida já tinha muitos 'era uma vez' para eu conseguir chegar em um 'felizes para sempre' sem deixar meu coração em pedaços no caminho."
O diferencial da Raiza é que ela cria personagens reais, com histórias reais. Histórias qu enos fazem acreditar no sentimento mais bonito que pode existir no mundo, histórias que enchem nosso coração de amor, de felicidade, de sentimento bom.
"O Garoto dos Olhos Azuis" não te fará apenas sentir amor, ele também te fará gargalhar muito e em outras horas cair no choro, pois a vida não é só alegria, a vida tem momentos tristes e dolorosos. E é esta realidade que mais ficar vidrada nas obras da autora.

Além de uma capa linda e de tirar o fôlego, o que tem dentro da obra deixa tudo mais perfeito, duvido vocês não amarem cada linha. Hoje, posso considerar a Raiza como uma das melhores autoras nacionais que já li, pois mesmo sendo apenas o segundo livro que li dela (até o momento em que escrevo essa resenha 06/05/2017), é o segundo que mexe profundamente comigo. Até a relação da gata do Ian (Vick) com o cachorro da Babi é linda! 
"Acho que a felicidade não é algo palpável, é simplesmente um estado de espírito. Uma hora você está feliz, outra não está e isso pode mudar em questão de segundos, com uma palavra, um gesto, uma música. Mas, mesmo que eu tente, mais nada chega ao fundo do meu sofrimento, entende? Nada é bom o bastante para me tirar desse torpor. Num momento estou bem; não feliz, mas bem, e então acesso uma lembrança e já fico péssima.”
Bárbara sempre buscou seu conto de fadas, mas não achava que um dia seria possível realizá-lo. Um Garoto dos Olhos Azuis foi a sua fantasia durante sua vida, mas ela cegou-se quando o encontrou. Ela esperava um príncipe encantado em um cavalo branco, mas esqueceu que príncipes podem trazer apenas uma rosa branca. Ela já teve seu coração despedaçado, mas o que pode ser melhor do que um cardiologista para cuidar de um coração? 
A vida pode não ser como a gente sonha. Os amores podem não ser como sonhamos, mas eles existem. Eles existem e principalmente, eles não desistem, mesmo quando tudo mostra esse caminho. Talvez seu cavalo branco esteja por aí, passeando por uma esquina qualquer. Então, princesa, fique atenta, pois sua felicidade está em jogo...
"Então faça um favor a si mesma e pare de ser descrente. O amor está batendo a sua porta e você não está vendo"
Beijos da Lice

41 comentários:

  1. Olá lindona, que resenha maravilhosa. Já conhecia o livro mas, ainda não tive a oportunidade de ler. A vida nem sempre é como sonhamos e no percurso podemos encontrar muitas pedras mas, precisamos saber olhar as coisas boas que achamos pelo caminho.
    Resenha maravilhosa.
    Beijocas

    www.meumundosecreto.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      Exatamente, temos que aprender a olhar todos os pedaços da vida, pois o queremos pode estar bem ali, na nossa frente! Obrigada <3

      Excluir
  2. Alice esse livro é simplesmente uma delícia com uma história bem envolvente uma leitura que prende a gente até o fim. Bárbara sofreu uma decepção ao ser abandonada em seu casamento, muitas vezes planejamos algo mas a vida nos trás uma outra história. O livro tem os personagens bem desenvolvidos espero que no final eles tenham um final feliz, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucimar,
      A obra é realmente MARAVILHOSA, prende o leitor do início ao fim e o banha com um belo final. Simplesmente fantástico! Bjs!

      Excluir
  3. Olá Alice, tudo bem?
    Conheço a Raiza e os seus livros, mas ainda não li nenhum. Vejo muitos comentários positivos sobre "Caçadora de estrelas" que está na minha lista faz tempo.
    Amei a resenha, esse livro também parece ótimo e fiquei super curiosa,rs.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Esther, tudo ótimo e com você?
      Caçadora de Estrelas é meu livro preferido da vida, mas a Trilogia vem logo atrás. É impossível não amar o que a Raiza escreve, ela tem um dom absurdo e consegue mexer com as emoções do leitor de forma incontestável. Super recomendo! Bjs!

      Excluir
  4. Várias amigas já me indicaram este livro. Estou me preparando para lê-lo. E agora com o lançamento do terceiro e que quero ler logo.
    Sua resenha ficou maravilha, mas confesso que já estou com medo em ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Não fique com medo de ler, tenho certeza que a leitura irá te prender e você não irá querer largá-la, pois é simplesmente viciante! Vale a pena. Bjs!

      Excluir
  5. Oi, Lice!
    Eu tenho esse ebook pegando poeira no Kindle. "Comprei" quando estava de graça, na época louca pra ler, mas ainda não fiz isso, acredita?
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu,
      Então corre menina, porque é uma leitura que vale muito a pena se você é apaixonada por um bom romance. A escrita da Raiza é maravilhosa! Bjs!

      Excluir
  6. Estou apaixonada por esse livro já tem um tempo e essa sua resenha só aumentou meu amor, preciso urgentemente ler 😍😍😍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia o quanto antes, pois esse livro tem tudo de maravilhoso. Desde a capa, ate o conteúdo! Beijos!

      Excluir
  7. O livro parece ser bem envolvente, sua resenha ficou bem completa e ótima! Cheio de fatos enriquecedores que nos estimulam a querer ler. Babi deve ter sofrido muito , e mesmo que seja linda, loira e bem sucedida, ainda assim é vítima de baixa auto estima. O coração qdo está ferido, parece que nada está bom! Gostei muito, parece ser uma ótima leitura!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vany,
      A leitura é deliciosa, você não consegue largar as páginas e se prende cada vez mais. A Babi aparentemente tem uma vida "perfeita", mas ela guarda muitas coisas dentro de si, coisas que machucam! Bjs!

      Excluir
  8. Que premissa interessante a desse livro! Toda a história, o noivado, o noivo amando a sua melhor amiga. Nossa, deve ser desesperador e decepcionante. Achei bacana esse lado de Bárbara que se aproxima dos leitores. É incontável o número de pessoas que se sentem mal, diminuem e possuem uma estima baixíssima. Então, apesar de tanta "qualidade", Bárbara é triste também. Muito bacana ter ênfase também em diversos outros personagens, é bem bacana quando conseguimos sentir algo por cada um presente na história. Que amor de livro! Que livro cheio de amor! Adorei, super curiosa para poder fazer sua leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daiana,
      Esse é aquele típico livro que deveria ser leitura obrigatória para todo mundo, pois é impossível não se pegar suspirando pela história dos personagens. Super recomendo esta leitura! Beijos!

      Excluir
  9. Eu amei sua resenha,a sinopse que para mim é muito interessante e eu gosto muitíssimo uma espécie de história que me encanta uma leitura que nos rodeia deliciosa.Uma bela cobertura. História de amor, provou ser um livro profundo e emocionante, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é maravilhoso, impossível não amar cada pedacinho dele, super recomendo!!!

      Excluir
  10. Que legal deve ser esse livro! Já fiquei ansiosa pra saber toda a história! Sou muito curiosa, quero muito ler ele!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que tenha a oportunidade de ler em breve, pois é maravilhoso! Bjs!

      Excluir
  11. Lendo sua resenha me deu vontade de ler o livro logo <3 Já tinha visto por ai o "Caçadora de Estrelas" e vários comentários bons sobre ele. Agora esse também parece ser ótimo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Caçadora de Estrelas é sensacional, e este não fica nem um pouco atrás!

      Excluir
  12. Que delícia de história 😍. Amei como vc levou a resenha.. Quero ler esse livro!

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pela resenha, eu simplesmente amei! Não conhecia este livro, aliás conheci a trilogia em um outro post do blog.

    A história parece ser maravilhosa, pelo que você descreveu, mexe muito com as emoções.

    Adorei a frase: "Então faça um favor a si mesma e pare de ser descrente. O amor está batendo a sua porta e você não está vendo".

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que o blog te apresentou a Trilogia! Espero que você leia em breve! Bjs!

      Excluir
  14. Eu amo uma boa história de amor que aponta o óbvio: o amor não é difícil, nós que tornamos tudo complicado e não enxergamos quem tá perto de nós! Amei a sua resenha. Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Issoooooo! Nós que temos a mania feia de complicar o amor, algo que é tão simples! Bjs!

      Excluir
  15. Olá!
    Eu tenho esse livro no meu Kindle a mais de um mês,baixei sem olhar sinopse só pela capa(que é linda demais).
    Sua resenha me deixou curiosa,irei sair pulando leituras para poder ler esse livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mulher, vá correndo ler esse livro, não vai se arrepender! Bjs!

      Excluir
  16. Oi, tudo bem?
    Esse não é o tipo de livro que eu costumo ler, mas parabéns pela resenha, ficou ótima! E o seu blog é lindo.

    ResponderExcluir
  17. Adorei a resenha e o enredo do livro! Com certeza estarei aguardando ansiosamente pela publicação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro já foi publicado e já tem para vender o físico e o e-book, corre moça, vá comprar haha

      Excluir
  18. olá tudo bom?! Eu ameii a sua resenha, mas não vou mentir não foi um livro q me chamou a atenção!!1

    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pena que não chamou a sua atenção :( Mas obrigada pelo elogio haha *-*

      Excluir
  19. Oie, tenho que falar uma coisa que chamou atenção, você foi a primeira pessoa que disse que os irmãos dela são babacas, achei bem justo, pois li o livro e tive essa impressão. Mas eu também tive uma antipatia com a barbara.
    Mas tirando isso o livro é muito lindo, a narrativa da Raiza é perfeita ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No primeiro livro realmente achei os irmão dela bem babacas (principalmente o Monstro), mas isso muda nos outros livros, completamente. E nos demais, a Bárbara está incrível, cresceu muito! Bjs!

      Excluir
  20. Olá! Que capa bonita e a sinopse me chamou atenção. Gostei bastante da resenha.
    Tendo oportunidade, estarei lendo também, bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que tenha a oportunidade de ler, é maravilhoso! Bjs!

      Excluir
  21. A capa é lindissima, o nome e a sinopse ainda mais!! Fiquei super curiosa para conhecer o livro!!

    ResponderExcluir

Alice Martins

Oie! Sou a Alice, tenho 27 anos, sou Mestra em Engenharia de Produção, Pós-graduada em Revisão de Texto e Graduanda em Letras. Leio todos os gêneros literários, mas tenho um apego pelo romance (dramático, dark e hot) e pelo suspense. Sou viciada em música, série e açaí. Atualmente, trabalho com revisão literária e tenho um podcast de true crime/suspense com uma amiga. Me acompanhe nas redes e venha compartilhar amor comigo!




Facebook


Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Arquivos

Editoras parceiras