27/05/2017

[Resenha] A Capela - Jhefferson Passos

Olá gnomos, tudo bem com vocês?

Hoje venho resenha para vocês um gênero diferente daqueles que costumam passar pelo blog. Quem me conhece sabe que sou bem versátil quanto as minhas leituras e não me prendo a um único gênero.
"A Capela" é um livro que beira o suspense, o mistério e o terror, e foi uma leitura muito gostosa que realizei algumas semanas atrás.

A Capela
Autor: Jhefferson Passos
Páginas: 91
Editora: Independente
Onde Comprar: Amazon
Nota: 💙💙💙💙

SINOPSE:EXISTE UM MAL.
ESTÁ FAMINTO.
E QUER DEVORAR SEUS PECADOS...
O que é a fé para uma pessoa que deixou de acreditar em quase tudo?
Anna tem uma caixa de pandora em seu coração. Lembranças negadas, mas jamais esquecidas.
E o que seria uma simples curtição com os amigos, torna-se a chave que irá abrir essa caixa, libertando tudo que estava contido. Anna e seus amigos não lembram como e quando chegaram naquele velha e abandonada Capela. E eles não podem sair. Há algo do lado de fora da capela que caminha entre o canavial. Um mal. Algo que eles não conseguem ver, mas está presente e pior: sabe de seus segredos inconfessáveis. E você? Tem fé?

Anna e Marcelo estão "presos" dentro de uma capela. Um fim de semana que era para ser de diversão entre amigos acabou uma confusão, uma verdadeira tragédia. 
Cinco amigos, Anna, Marcelo, Lídia, Lucas e Brad, tinham saído de carro para se divertirem, até que resolveram parar em um local estranho. Os celulares se perderam (ou eles apenas não sabiam onde estavam) e de repente tudo virou um borrão. 

Os únicos "sobreviventes" até o momento são Anna e Marcelo, e eles não lembram como foram parar naquela Capela, não lembram do que aconteceu. Os dois tem apenas flashbacks e lembram que seus amigos foram levados pela "coisa", algo que eles não enxergaram. Eles sabiam que tinham que permanecer ali dentro, mas não sabiam o motivo, na verdade eles tinham medo, muito medo.

Aos poucos, ambos vão tentando arrumar uma maneira de sair daquele local. Cada ideia de Marcelo é considerada por Anna como burrice. A garota se apega a Deus e acha que tudo é um teste, um teste da sua fé. Loucamente, a menina  se põe a rezar, cada vez mais fervorosamente.
As rezas de Anna incomodam Marcelo, que já não aguenta aquela guria proferindo palavras de salvação.

A razão de ambos vai sendo perdida aos poucos. Fazem dias que eles estão ali naquela Capela presos. Fazem dias que eles não bebem ou comem, e a loucura começa a dominá-los. "A coisa" apenas se aproxima e eles precisam ficar lúcidos para terem alguma chance. Seria aquilo tudo uma loucura? Eles estariam delirando? Deus está os testando? 
A cada página o livro vai causando certo incomodo no leitor, que não sabe se os personagens estão apenas delirando ou se tudo aquilo é verdade.
Algumas cenas podem ser consideradas fortes, Anna e Marcelo estão completamente fora de si. Desejos e segredos do passado começam a aflorar e eles podem mudar o destino de ambos.

Anna parece uma daquelas beatas que não param de repetir a mesma ladainha de que tudo não passa de um teste de Deus. Ela repete que eles precisam se manter focado, que as tentações tem que ser barradas. 
Já Marcelo, apesar de ser um usuário de drogas, é o mais lúcido dos dois, ou parece ser. Ele não aguenta mais as ladainhas da Anna e tenta lembrar de tudo que ocorreu com eles nos últimos dias.

O livro vai mexendo com o seu emocional. Te faz refletir como seria a sensação se você ficasse preso em um local como aquele. Te faz imaginar como é "a coisa" e o que ela é capaz de fazer as pessoas.
Sinceramente, não sei se teria uma mente forte o suficiente para me manter sã em uma situação dessas, é bem possível que eu pirasse de vez e passasse a ter alucinações, como nossos personagens.

O autor conduziu muito bem a obra, implementando elementos de suspense, mistério e terror na dose certa. A obra não chega a ser aterrorizante, mas vai causando frisson na medida certa, vai fazendo você ansiar por mais. O desfecho foi algo que me surpreendeu, assim como os segredos que os personagens vão revelando ao longo do livro. 
É impossível não recomendar a obra, pois além de bem escrita, possui um contexto muito delicioso!

"A coisa" pode estar aí fora te esperando. "A coisa" deseja arrancar seus segredos para fora com as suas próprias mãos, então cuidado com o que guarda dentro de si. Teus segredos podem ser a sua ruína. Um deslize seu, e "a coisa" vai te pegar...

Beijos da Lice

32 comentários:

  1. Atualmente tenho procurado mais algumas histórias de terror e suspense, e gosto mais dessas assim, mais focadas em mexer com o psicológico. Dica anotada :D

    ResponderExcluir
  2. O livro A Capela tem uma leitura de dá um pouco de medo, gosto de histórias de suspense, mistérios. Eu nem posso imaginar de ficar presa em um lugar como aquele acho que morreria logo. O livro em matéria de terror, mistério e suspense está muito bom é um livro que mexe e prende a atenção do leitor,bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente o livro foi feito para mexer com o psicológico. Eu também não aguentaria um dia dentro dessa capela, morreria logo. Bjs!

      Excluir
  3. uau que livro em uma historia tensa nao conhecia mais parece uma otima indicaçao pra quem gosta desse genero sua resenha é muito boa gostei muito

    ResponderExcluir
  4. Eu sempre venho aqui e me encanto com todo e qualquer tipo de livro que você lê, percebi que sou versátil também! Apesar de ter costume de ler mais um que outro, acabo gostando de tudo. Gente, A Capela tem uma história tensa. Daquelas que me faz colocar o cobertor sobre os pés para me proteger de todo mal. Sempre fico dura com histórias em que há algo ruim por perto, mas só é sabido pois é sentido (e não visto). Achei muito legal o fato de serem amigos que não sabem como vão parar ali. E nossa muito forte imaginar Anna e Marcelo perdendo sua sensatez durante os dias na capela. Curiosa com o final que te surpreendeuuu! Lerei o livro sim pq nao aguento curiosidade kkk. Obrigada pela resenha e indicação Alice. Adorei, como sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Espero que possa ler me breve, pois o livro é realmente muito bom e mexe com os leitores de uma forma incrível! Bjs!

      Excluir
  5. Olá Lice, tudo bem??
    Menina do céu... fiquei extremamente curiosa por este livro e já o quero demais... eu adorei a capa e a proposta da história... gosto de suspense e que mexem com a mente do ser humano, está ai uma ótima dica. Xero!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também adoro um bom suspense! A capa do livro está divina, super recomendo! Bjs!

      Excluir
  6. Confesso que me deu um medinho, mas fiquei bastante curiosa para ler mais do livro! As vezes é bon sair um pouco dos gêneros a que estamos acostumados e conhecer novas histórias!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siim, eu super recomendo sair da sua zona de conforto, pois as surpresas podem ser muito gratificantes! Bjs!

      Excluir
  7. Oi Lice, tudo bem? Não conhecia a obra e ia dizer que tenho medo de ler terror, mas vc diz que não assusta, então acho que vale a pena sentir esse incomodo que vc citou. Muito boa a resenha!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi,
      A obra não causa medo, é mais um tipo de frisson que te prende do início ao fim! Bjs!

      Excluir
  8. Não conhecia ainda esse livro. Ultimamente ando lendo livros mais históricos. Foram poucos dos livros que li que tinha uma pegada de suspense ou terror. Parabéns por sua resenha, ficou ótima. Fiquei curiosa para saber como termina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! O final é maravilhoso, não poderia ter um desfecho melhor! Bjs!

      Excluir
  9. Uou! Eu adoro livros assim, com terror, suspense e sobrenatural! Essa capa é incrível! Fiquei bem curiosa sobre essa "coisa". Dá pra ver que é o tipo de história onde o mistério se mantem até as ultimas páginas, né? Gosto muito disso! Livros que mexem com meu emocional sempre ganham um espacinho na minha estante haha <3 vou adiciona-lo na minha listinha gigante hahaha parabéns pela resenha! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! A obra inteira foi bem construída, então super indico a leitura! Bjs!

      Excluir
  10. Oi, tudo bem?
    Eita, gostei do suspense e estou a shippar Anna e Marcelo,espero que eles consigam manter-se a salvo. Posso estar delirando como os personagens mas acho que os amigos deles estão mortos. Não sei, vou ler para saber toda a verdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro tem uma história muito densa e o conteúdo só vai surpreendendo. Espero que possa ler em breve! Bjs!

      Excluir
  11. Oi!
    Confesso que não tenho mente forte nem pra ler este tipo de livro! 🙈Hehe
    Gosto muito de ler e curto um frisson, mas daqueles de aventura, sabe?!
    De qualquer forma, esse me pareceu um thriller mental interessante, tô quase considerando... hahaha

    Parabéns pela resenha, curti de verdade tua forma de expressar e estruturar o texto, se o livro tiver esse mesmo "crescendo" que vc desempenhou, tá valendo! 😃

    😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Espero que possa se render a obra, vale muito a pena mesmo! Bjs!

      Excluir
  12. Achei a capa interesse e sua bela resenha sem duvidas disperta muito intesse eu já fiquei super curiosa para ler e conhecer mais dessa obra. Parabéns pelo trabalho !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Fico feliz que minha resenha tenha despertado seu interesse! Bjs!

      Excluir
  13. Admito que o titulo não me conquistou, mas tanto a sinopse como a sua resenha chamaram-me à atenção! Vou adicionar à minha lista de leituras!

    ResponderExcluir
  14. Você disse terror? Quero. Só saber que foi feito por nossos escritores brasileiros já fiquei animada, muito importante apoiarmos eles nisso. Quanto a história me lembrou bastante o filme The Remaining mas também me lembrou IT do King, por causa da "Coisa", haha. Se essa coisa for o Pennywise, amo mais ainda. Numa situação dessas eu sei que estaria alternando entre choro e sofrimento com piada, quando entro em pânico fico sempre assim. Mas creio que uma hora eu cairia em mim e tentaria achar uma solução, quem sabe a fé fervorosa da Anna nos ajude, afinal a besta não os levaria para um local religioso né. Ai, tô curiosa. Quero muito ler, preciso ler, Amazon me espera. Mega beijão Lice.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pri, você precisa ler, pois esse livro tem muito a sua cara!!! A surpresa do final é maravilhosa. Bjs!

      Excluir
  15. oie, nossa, adorei a dica e nunca tinha ouvido falar nesssa obra. Parece bem intrigante, interessante e agoniante, e eu certamente adoraria ler, e antes mesmo de começar, já lamento o pouco número de páginas, podia ter mais eheheh.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o número de páginas era algo que eu realmente queria a mais! Mas, isso não deixa a obra menos fantástica!

      Excluir

Alice Martins

Oie! Sou a Alice, tenho 27 anos, sou Mestra em Engenharia de Produção, Pós-graduada em Revisão de Texto e Graduanda em Letras. Leio todos os gêneros literários, mas tenho um apego pelo romance (dramático, dark e hot) e pelo suspense. Sou viciada em música, série e açaí. Atualmente, trabalho com revisão literária e tenho um podcast de true crime/suspense com uma amiga. Me acompanhe nas redes e venha compartilhar amor comigo!




Facebook


Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Arquivos

Editoras parceiras