13/03/2017

[Resenha] Onde o amor está - Luciana Gritti

Olá amores,

"Onde o amor está" é um romance gay sensacional. Eu sou apaixonada por livros com este tema e este conseguiu tocar meu coração, minha alma. A sensibilidade da autora foi incrível. Vamos conhecer a obra?

Onde o amor está
Autora: Luciana Gritti
Páginas: 160
Editora: Anubis
Nota: 💙💙💙💙
Onde Comprar: Amazon / Saraiva
*Livro cedido pela autora

SINOPSE: O último ano de Mauro estava sendo repleto de mudanças. Sair da casa dos pais foi uma delas, mas não a mais difícil... Adaptar-se a conviver com a solidão era bastante perturbador. Nas primeiras semanas soube que a solidão estava dentro dele há anos, talvez desde a adolescência. Muitos amigos e morar com os pais só abafavam os gritos que estavam lá. Por isso corria. Corriam todos os dias onde estivesse. Corria dele mesmo, de seus pensamentos, de suas falsas verdades. Porém sabia que não poderia correr para sempre. Um vazio se instalou dentro dele. Era um buraco infinito. Esse vazio precisava ser preenchido e sabia disso. Porém, nunca se permitiria tomar essa atitude. Seu mundo estava em ruínas. Mauro um publicitário bem-sucedido que têm seu mundo abalado quando conhece Júlio, um violoncelista jovem e talentoso. Um romance delicado e profundo que vai nos fazer repensar sobre nossas escolhas para a felicidade.


Mauro é um publicitário de sucesso, sócio de uma empresa. No último ano sua vida deu uma grande mudada e a partir daí um grande vazio instalou-se em seu coração. Ele saiu da casa dos seus pais, acabou se afastando da sua melhor amiga, Fernanda e com isso a solidão começou a ser seu martírio.
Mauro guarda alguns segredos do seu passado, segredos esses que são um fantasma na sua existência, uma passagem dolorosa que ele tenta esquecer, apagar.
Ele é  um chefe um pouco rigoroso. E divide as "contas" da empresa com seu sócio Paulo, cada um é responsável por uma quantidade de clientes, juntamente com sua equipe. 

Ele já não consegue lidar com seus fantasmas e decide se reaproximar da sua melhor amiga, Fernanda. Os dois são amigos desde a adolescência e os pais de ambos sempre acreditaram que podia existir algo a mais entre os dois. Mas isso nunca foi uma possibilidade para Mauro, que até cogitou isso em seus pensamentos, mas percebeu que consumir isto era quase impossível.

Por causa do trabalho, Mauro conhece Júlio, um violoncelista muito talentoso que toca na Orquestra Sinfônica de São Paulo e que formou-se na conceituadissíma "Juilliard Scholl", uma escola de música de Nova York.  
Júlio é cliente da agência dele e uma equipe vai acabar viajando para NY para filmar um clipe do Júlio. Assim, partem o Mauro, o Lopes (responsável pela filmagem) e seus assistentes, o Júlio e a Fernanda. O Mauro decide levar a Fernanda como uma falta de se redimir pelo tempo que eles ficaram afastados.

Na viagem, Mauro e Júlio vão se aproximar de uma forma que ambos não esperavam. O simples fato de estarem perto vai fazer surgir uma conexão inexplicável, uma ligação que os conecta e tiram a noção do certo do pensamento de ambos.
Será que ambos vão embarcar de cabeça nesta relação? Como Mauro vai lidar com seus próprios fantasmas?
O livro foca na recusa do Mauro aceitar quem ele é. Para ele, ser gay é como um desrespeito para si mesmo e sua família. Esses pensamentos são consequência da família tradicional e religiosa que ele possui. Ele vive com essa confusão interna desde a sua adolescência, quando ele percebeu que faltava algo nele.

O passado do Mauro foi algo muito bem explorado pela autora. Ele é um homem que possui muitos traumas, em certas cenas é possível enxergá-lo como um adolescente acuado que quer recusar tudo a sua volta e entrar em uma concha, na qual estará protegido de si mesmo e de seus desejos. A história dele é tocante, e como a manteiga derretida que sou, chorei.

O Júlio é um personagem muito determinado. Ele não tem vergonha ou receio da sua homossexualidade, ele sempre se aceitou do seu jeito. Ele é um homem alegre, que mesmo sendo mais velho que o Mauro não aparenta isto, ele transcende alegria, felicidade. Seus olhos brilham e todos a sua volta são contagiados por sentimentos bons.
A Fernanda é uma personagem muito parecida com Júlio. Ela é feliz e possui uma intuição muito aguçada em relação ao Mauro, um amiga daquelas que todas as pessoas gostariam de ter.

No decorrer da história vemos o crescimento do Mauro, o seu processo de aceitação. Sua relação com o Júlio é intensa e recheada de muitos sentimentos, sejam eles bons ou ruins. Os dois vão viver algo forte, mas enquanto um quer embarcar de cabeça, outro quer se afastar e esquecer sua verdadeira identidade. 

A escrita da Luciana é maravilhosa. Ela consegue ser clara e contar uma história que nos dias de hoje é muito importante. Temos uma sociedade muito preconceituosa a nossa volta, que não aceita o diferente, que acha que o "normal" é o correto, o único caminho.
O pior de tudo é quando as pessoas não se aceitam do jeito que são, que possuem um próprio pré-conceito consigo mesmo. Então, a autora ter coragem para escrever um romance deste é muito útil para um jovem que encontra-se perdido.

A leitura é gostosa e acabei o livro em algumas. Acabei e fiquei com aquele desejo de quero mais. No livro me deparei com um estilo de narração que ainda não tinha visto. A narração é feita ao mesmo tempo em primeira pessoa (pelo Mauro) e em terceira pessoa. Isto, de certa forma, é algo muito bom, amplia os horizontes do leitor. Um ponto a mais para a autora por essa ousadia, essa jogada poderia ter se tornado algo negativo se não fosse tão bem trabalhado. 

O amor está em todo lugar, em todas as pessoas. Não existem restrição quando esse sentimento entra em jogo, a única opção é amar, se entregar. O amor não tem gênero, não tem cor, não tem idade. O amor é apenas amor, e como amor sabe acolher, mudar e transformar. O amor é livre e te deixa livre. Você pode tentar até fugir, mas sempre voltará para os braços do amor. O amor é uma benção e deve ser tratado desta forma.
Mauro e Júlio aprenderam a amar, a se aceitar, a viver, a ser feliz. Quando duas pessoas amam a felicidade faz morada em seus corações e isto é a única coisa importante!
Obrigada Luciana, por me permitir ler uma obra tão grande em conteúdo. Seu livro é uma grande ajuda para todos aqueles que estão confusos com o seu próprio caminho. Você me conquistou pelas palavras e isto é o mais lindo! Parabéns!


Beijinhos da Lice      

39 comentários:

  1. Oie
    Vejo poucos livros com esta temática, e pelos teus comentários o livro parece ser muito bom. Fiquei interessada.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Sim! É muito bom, muito bem escrito e de forma alguma é vulgar, como muitos que estão por aí!

      Excluir
  2. Fiquei encantada com a história e com gostinho de quero mais, com toda certeza vou let!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz por isso! Espero qe seja uma leitura tão boa quanto a minha! Bjs!

      Excluir
  3. Não costumo ver livros com essa temática, com esse toque de delicadeza.
    Parabéns para a Luciana, e para você também pela excelente resenha.
    Bjs
    Amanda Nery
    www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Mandy! A autora foi de uma sensibilidade única, realmente incrível!

      Excluir
  4. um livro intenso que agarra o leitor! quero!!!!

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Fico tão feliz com comentários como o seu Lu! Espero que leia em breve! Bjs!

      Excluir
  6. Não dar pra negar que a trama de cara já chama a atenção e a resenha maravilhosa, ficou ótimo!!! ❤

    ResponderExcluir
  7. Confesso que fiquei curioso para ver como ela utilizou esse recurso de usar duas formas de narrar ao mesmo tempo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para mim, esse gancho da narrativa é uma das melhores partes. É como se o leitor ao mesmo tempo fizesse parte da história e visse os acontecimentos como um mero telespectador. Incrível!

      Excluir
  8. E o amor é exatamente assim neh!! a gente não escolhe a nossa sexualidade.. eh a nossa sexualidade que nos escolhe.. que bacana um livro abordando esse tema tao delicado. E que precisa ser dito.. Bjo Thata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Amor não tem cor, sexo ou religião. Amor acontece quando menos esperamos. Isso é o incrível!

      Excluir
  9. Esses livros assim são ótimos, embora não possa ler livros do tipo em versão física pq senão meu pai queima ou faz algo pior.
    Infelizmente minha família é machista e bem religiosa...
    Mas quanto o livro parece ser ótimo e me deu muita vontade de ler.
    www.dobbyapresenta.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pena que sua família seja assim... Fui criada em um meio religioso também, mas minha mãe nunca fechou os olhos para essas questões tão importnates! Espero que um dia possa ler...

      Excluir
  10. Olá, Lice.
    Já tinha visto este livro no Insta, porém não me aprofundei muito a respeito.
    Nunca li um livro lgbt envolvendo homens, apenas mulheres e gostei bastante do que li.
    Adorei sua resenha, acho que devo explorar mais esse gênero, pretendo em breve expandir isto!
    O livro parece ser muito bom, desejo todo o sucesso à autora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana,
      Eu já sou o contrário de você. Sempre li LGBT de homens e todos foram muito bons. No momento estou lendo de uma mulher e está sendo incrível também. O segredo é saber escrever e conquistar o leitor! Bjs!

      Excluir
  11. Olá
    Depois desta resenha maravilhosa fiquei com vontade de ler.
    Li um livro com personagens homossexuais mas não era o tema principal, livro como esse ai nunca li, infelizmente.
    Adorei a premissa
    Beijuh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Re! Espero que você possa ler então creio que vai gostar! Bjs!

      Excluir
  12. Olá!
    Parece ser um daqueles livros que irá nos marcar para sempre devido a sua delicadeza. É raro encontrar livros com esse tem, na verdade eu só li um que abardava,foi O terceiro travesseiro. Eu chorei tanto ao final dele. Foi muito triste.
    Parabéns pela resenha,tenho certeza que através dela, irá conquistar muito leitores para este livro.
    Sucesso!
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Espero que conquiste mesmo, pois seria o mínimo diante da delicadeza da autora!

      Excluir
  13. Nunca tinha visto nenhum livro desta temática, mas fiquei bastante feliz :)
    E gostei muito da sua resenha, tal como fiquei bastante interessada no livro!! Obrigada pela ótima dica. Beijos

    Pseudo Psicologia Barata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bea,
      Infelizmente os livros com esta temáica são bem escassos no mercado, as pessoas simplesmente ignoram. Quem sabe você não leia algo o tipo, garato que não tem nada de pesado!

      Excluir
    2. Ah, e obrigada pelo elogio! Beijos!

      Excluir
  14. Não é meu estilo de leitura, nada contra, mas não me apetece saber detalhes de relações gay, respeito o espaço e as escolhas de todos, só não me sentiria confortável imaginando cenas românticas entre pessoas do mesmo sexo, por isso não sinto vontade de ler livros assim. Contudo, sua resenha foi muito bem escrita,meus parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Fico feliz que mesmo não sendo algo que lhe agrade você leu a resenha e pelo menos conseguiu captar o que eu desejava. Respeito sua opinião!

      Excluir
  15. Oi Alice,
    Que obra mais interessante. Gosto muito de obras homossexuais e gostei muito de esse livro ser indicado para aqueles que estão confusos com o seu próprio caminho também achei interessante a forma como os personagens parecem crescer ao longo da trama.
    É uma obra que parece ser extremamente inspiradora.
    Claro que anotei a dica.
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  16. Nunca vejo livros que abordem esta temática, e pelo seus comentários me deu muita vontade de ler.

    ResponderExcluir
  17. Gostei bastante da historia! A impressão que tive foi que a autora construiu e trabalhou bem com os personagens. Também gostei bastante da Fernanda, por ser uma amiga compreensível, que apoia ao invés de tentar mudar seu amigo forçando um romance. Me cativou!

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem? Eu achei bem interessante, nunca li um romance gay, mas me interessei porque tenho vários conhecidos que tem medo de admitirem que são realmente.

    ResponderExcluir
  19. Oi! Gostei bastante da resenha, o livro parece ser muito legal.

    ResponderExcluir
  20. Oi,
    Adorei a resenha!! Não é o tipo de livro que eu goste de ler, mas me interessei pela sinopse, quem sabe eu não dê uma chance né?
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Olá... sua resenha ficou bem inspiradora... carregada de sentimentos e fiquei bem curiosa para conhecer esta história... ainda existe tabus com relação homo afetiva, acredito que o amor independente de qualquer coisa tem que ser amor... não importa mais nada além do sentimento a ser vivido... o que sei foi que sua resenha mexeu até comigo rs... ando meio desacreditada... mas amor é amor... que seja eterno enquanto dure. Xero!

    ResponderExcluir
  22. Oi Alice!
    faz pouco tempo que tive contato com uma obra LGBT, e confesso que foi uma surpresa muito boa, a autora soube lidar muito bem com os acontecimentos e tornou tudo mais lindo do que já poderia ser, afinal estamos falando de amor.
    Então, de certa forma compreendo seus sentimentos com relação ao livro e confesso que fiquei muito curiosa para ler esse livro, tenho muitos amigos homossexuais e acho muito importante a disseminação desse assunto em todos os âmbitos, o amor é sempre lindo independente de entre quem ou o que!!

    Beijokas

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Ainda não li nenhum livro com essa temática, mas tenho interesse.
    Vou colocar esse na listinha! (:
    Beijos!

    ResponderExcluir

Alice Martins

Oie! Sou a Alice, tenho 27 anos, sou Mestra em Engenharia de Produção, Pós-graduada em Revisão de Texto e Graduanda em Letras. Leio todos os gêneros literários, mas tenho um apego pelo romance (dramático, dark e hot) e pelo suspense. Sou viciada em música, série e açaí. Atualmente, trabalho com revisão literária e tenho um podcast de true crime/suspense com uma amiga. Me acompanhe nas redes e venha compartilhar amor comigo!




Facebook


Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Arquivos

Editoras parceiras