19/03/2017

Fangirlish, de Tamara Soares

“FAN.GIRL.ISH
Subtantivo feminino, informal
(fangirl+ish)

1-      Que é fã obsessiva (mas nem tanto) principalmente de coisas provenientes da cultura pop
2-      Fã não convencional (ex. que chantageia o seu ídolo)
3-      Diana Rose Palmer
Quem nunca pagou um mico, ou pediu para tirar uma selfie com uma celebridade, que atire a primeira pedra. No meu caso, me desloquei até a barra e esperei o dia todo em uma fila para ter um autógrafo da Meg Cabot, com coroa de princesa e tudo.
Pois então, dramática e exagerada que sou, ao comparecer no lançamento de Fangirlish, o mais novo livro da Duplo Sentido Editorial, fui contagiada pelo clima de fangirlice e me senti a jornalista cobrindo um evento badalado, estilo "Quase famosos". A diferença é que, ao contrário do filme nesse evento não tinha sexo, drogas e rock and roll. Muito menos treta e briga de egos. Pelo contrário.



O lançamento de "Fangirlish" na Livraria da Travessa começou com um bate-papo bem-humorado sobre os tipos de fãs do século XXI, acompanhando as tendências e a tecnologia com que contamos hoje em dia, e que simplesmente não existia quando eu tinha meus 15 anos. As fundadoras da editora, juntamente com a autora, estavam presentes respondendo às perguntas sobre o tema. Em seguida, passavam a bola para o público. Perguntas como "Qual foi a maior loucura que você passou, só para ver o seu ídolo?"

Em seguida, a autora Tamara Soares passou para os autógrafos. Detalhe: quem comprou o exemplar na Travessa ganhou ainda um marca-páginas e uma credencial de imprensa autografada pelos personagens do livro, a Mia e o Chad Gallagher.
Agora, vocês me perguntam: sobre o que é Fangirlish?
Essa é a história de Mia, que na verdade se chama Diana Rose Palmer, mas roubou o apelido da amiga de infância, Amélia (porque sim). Mia é uma mercenária de marca maior, cujo verdadeiro amor é o dinheiro. No último ano do ensino médio, Mia junta dinheiro como paparazzi de celebridades, descobrindo seus segredos para depois chantageá-las. Escrúpulos pra que, né?
Pelo menos é o que parece.

Eis que surge na sua vida a oportunidade de unir o útil ao agradável. Mia pode ganhar dinheiro oficialmente para acompanhar o seu maior ídolo, o cantor Chad Gallagher, e entrevista-lo para um trabalho que pode significar uma bolsa de estudos para a faculdade. Então, ela literalmente vai bater na porta do cantor de rock, usando de todos os meios disponíveis, por bem ou por força de chantagem, para atingir os seus objetivos. Mas a convivência entre os dois pouco transforma essa relação. E à medida que Diana Rose desvenda alguns segredos do seu ídolo, ele a desafia a enfrentar alguns esqueletos guardados no seu porão, como a relação familiar e os seus relacionamentos amorosos. Diana Rose Palmer é uma verdadeira força da natureza. Mas ela tem seus momentos de ternura, e até de fragilidade. 

Em seu romance de estreia, a autora Tamara Soares consegue nos apresentar uma personagem com várias facetas. Mia é uma anti-heroina, de certa forma, que me lembrou muito a Scarlett O’Hara, de e o Vento Levou. Ambas colocam o dinheiro na frente de tudo, até de seus amores, e às vezes quebra a cara no processo. Ambas se recusam a se conformar às convenções e não cedem ao slut shaming, julgamento de outras por seu comportamento sexual, seja com ela ou com qualquer pessoa. Nenhuma das duas precisa de outra pessoa para ser completa. Principalmente aos 18 anos, porque convenhamos, né?

Fangirlish retrata o mundo das celebridades e dos fãs de forma magistral. Mas também fala de relações humanas. Esse é o segundo romance da Duplo Sentido Editorial que eu tenho a oportunidade de ler, também saído do Wattpad, e não me decepcionei.
A história se passa em Mercúrio, uma cidade fictícia que remete à ilha de caras, mas cujo nome lembra o finado seriado “Veronica Mars” de quem a autora também é fã. Então talvez não seja coincidência.
Veronica Mars: Fontes dizem que Mercúrio, a cidade fictícia de Fangirlish,
teria sido inspirada em Neptune, da série da WB/UPN
O livro é engraçado, porém trata também de temas difíceis, como bullying, rejeição, a busca por uma carreira, sexo e auto-aceitação e diversidade (com personagens hétero, bissexuais e gays).  E Tamara Soares cria uma personagem forte, carismática, inteligente, com alguns defeitos, mas que não é salva pelo personagem masculino. Seguindo a (possível) tradição de livros lançados pela Duplo Sentido, não existe preto no branco, nem vilões. Todos têm um motivo por trás das suas ações.

Um ponto que talvez me incomodasse, mas que está bem inserido no contexto da história, são os termos em inglês. Já vi diversos livros no wattpad que se passavam em Minas, em São Paulo, cujos personagens se falavam em inglês. Isso quando não tinham nomes americanos completamente descontextualizados. Nesse caso, Mia é filha de americano com brasileira, então tudo bem.
A capa também está super divertida, com uma garota irreverente fazendo uma careta. Representa bem a Diana Rose Palmer.

Título: Fangirlish
Autora: Tamara Soares
Páginas: 265
Gênero: YA (Young Adult), Romance Contemporâneo
Editora: Duplo Sentido Editorial

Em uma escala de 10 apaixonadas por livro



Beijos da Lari

35 comentários:

  1. Oi Lari! A protagonista se chama Diana Palmer! Meu Deus eu amo a autora Diana Palmer, já rolou identificação total! Amei! E adorei o enredo, acho que realmente vou curtir a leitura e o evento parece ter sido ótimo! Adorei as fotos!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! Que bom que gostou!!! O evento foi maravilhoso! Bjossss

      Excluir
  2. Oieeeeeee Lari!!!!
    Antes de mais nada ... Felizzzzz Níver!!!!!!!
    Felicidades 1000, saúde, sucesso, amor, harmonia, conquistas, realizações, livros e telonas!!!!!!
    Tudo de melhor e ótimo pra ti!!!!

    Aaaiiinnnn ler suas resenhas é aumentar minha lista dos desejados :) e com esse não e diferente.
    Parece ser bem divertido, além de ter temas atuais(atemporais) como bullying, celebs e relações humanas.
    O nome da nossa protagonista já e por si só uma força da natureza: Diana Rose Palmer <3
    Confesso que fiquei instigada com essa versão de anti-heroína que apresenta momentos de ternura :D
    aaaaaaaaahhhh também penso que ninguém é laranja para ter metade que nos complete, já somos completas, então que eles nos transbordem!!!! rsrsrs
    Excelente semana pra ti, bolo e brigadeiros <3
    Bjs Luli
    Café com Leitura na Rede

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei o seu comentario como sempre. Ainda bem que AINDA só postto uma vez por semana né? Senão vc tava perdida ahahaha Meu niver foi otimo, e a semana está sendo linda. Obrigada demais pelos votos e pelo carinho! Bjoss

      Excluir
  3. Oi Tami,
    Que evento maravilhoso esse que você foi. Acredita que eu não conhecia a autora. Gostei do assunto abordado no livro. Vou pesquisar mais sobre as obras da autora, pois fiquei maravilhada com essa obra, e tenho certeza que vou gostar de conhece-la .

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui é a Larissa, não Tami ahahahah A Tamara é uma autora iniciante, mas tenho certeza de que gostará. Inclusive também veio do wattpad. bjoss

      Excluir
  4. Olá, tudo bem?
    Nossa que evento lindo! Queria muito ter ido :(
    Acho essa capa muito linda, adoro capas nesse estilo ilustrativa!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  5. Nossa que aventura!! Nunca li o livro, mas já estou curiosa.. Tenho muita vontade de ir nessas seções de autógrafos ou eventos de algum autor que gosto! Não tive oportunidade ainda...
    Seu post ficou muito humorado! Adorei a resenha! Beijos e sucesso! :*
    http://www.deixameser.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!!! Eu comecei a ir a tardes de autógrafos recentemente tbm. Mas desde julho do ano passado já foram 4! Ahahaha Bjosss

      Excluir
  6. Olá!
    Nossa, não conhecia a obra, mas fiquei encantado com os seus comentários. E as fotos estão maravilhosas também!
    Ainda chega a minha vez de ir em um desses eventos magníficos,,,

    Abraços!
    http://lupiliteratus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou!!! O que está esperando? Mora no RJ e adjacencias? Ainda dá pra ir em clubes do livro, que tbm são ótimos (e rola desconto). bjosss

      Excluir
  7. Olá!
    Olhe, gostei muito de ler o seu relato! E embora o livro não pareça muito a temática a que estou acostumada, também gostei da resenha :) Quase que a sua opinião me deu vontade de ler! E sim, a capa está bem original...
    Beijos

    Pseudo Psicologia Barata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez seja o sinaL pra vc dar uma chance ahahaha O livro é legla e foge dos clichês de livros adolescentes. Eu sinceramente n previa o final.Bjosss

      Excluir
  8. Eu sinceramente não sei o que pensar sobre o livro, mas gostei bastante da postagem de cobertura, e claro, amei a referência a Quase Famosos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é legal tbm. Dê uma chance ahahaha E obrigada pelos elogios. bjosss (qse famosos eh um dos meus filmes preferidos).

      Excluir
  9. Oie amore,
    Adorei seu post, quem nunca rsrrss.
    Adorei a cobertura do evento, parabéns.
    Já coloquei o livro na lista de desejos!
    Beijokas!

    ResponderExcluir
  10. Oie,
    nossa adorei este post e saber sobre esse livro. Me interessei bastante por ele, inclusive vou colocar na minha listinha.
    A história parece ser bem cheia de aventura e adorei a personagem principal kkkk
    Adorei o post e a cobertura!
    Parabéns.
    Beijinhos adocicados,
    www.jessicadeyna.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou!!! É bem interessante mesmo. Li em poucas horas. Bjossss

      Excluir
  11. Olá Lari,
    Ainda não conhecia esse livro, nem a autora, nem a editora, mas achei muito bacana o seu post. Achei interessante a forma como o livro retrata o mundo dos famosos e dos fãs. Acho que esses termos em inglês não incomodariam e, claro, vou anotar a dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!O mais legal é a protagonista nada ortodoxa ahahaha bjosss

      Excluir
  12. Oi!
    Que bacana esse lançamento, eu moro no interior e nunca consigo ir á essas coisas por serem muito longes.
    Adorei esse livro, principalmente por retratar esse mundo da fama e os fãns, com certeza seria um livro que eu leria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagino. Antes de morar perto do rio eu tbm n ia. As vezes da ate pra se programar. Bjossss

      Excluir
  13. Oi!

    O evento parece ter sido bem legal né?!

    Provavelmente eu leria esse livro.

    ResponderExcluir
  14. Pelo jeito vocês se divertiram muito no evento! Adoro livros assim, vou colocar na minha wish list!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coloca sim. Está disponível no site da duplo sentido. bjosss

      Excluir
  15. Oie!
    É tão bom conhecer autores, e participar de eventos! Ainda não sabia da existência desse livro, mas gostei de saber que retrata temas interessantes e bem pertinentes! Sem contar que é um livro engraçado e com certeza uma ótima leitura!

    Beijos!
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro também pode ser comprado no site da duplo sentido editorial. bjosss

      Excluir
  16. Olá.
    Eu nunca tinha ouvido falar deste livro, mas vou admitir que fiquei muito curiosa com a história. Eu adoro livros neste estilo, com uma anti-heroína e um romance bem divertido. Eu com certeza vou procurar para dar uma olhada e ler.
    Adorei a resenha.
    bjssss

    ResponderExcluir
  17. Oi Lari, sua linda, tudo bem?
    O evento parece ter sido ótimo, pois não ficou apenas na sessão de autógrafos, houve um bate-papo com os leitores. A história parece ser bem divertida. Gostei dos temas abordados pela autora e achei legal ela trazer uma protagonista diferente. Acho que ela não vai agradar as pessoas no inicio, pois colocar o dinheiro na frente do amor e não ter escrúpulos para conseguir o que quer é errado. Quero saber se ela irá crescer ao longo da trama e mudar. Dica mais do que anotada!!!!!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  18. Ela é carismática, e cuida dos amigos que tem... eu achei a história fofa, porque ela não é mau-caráter. Tem falhas mas no final, tem um coracao.

    ResponderExcluir
  19. Oi Lari!
    Não conhecia a autora nem o livro, mas achei a premissa bacana, se ela é uma inescrupulosa vai ser divertido ver ela mudar por uma celebridade, pelo menos espero que ela mude né!!

    Beijokas

    ResponderExcluir
  20. Muito bacana esse evento, parabéns!
    Eu achei os assuntos que o livro aborda bastante legais, adoraria ler com certeza, ainda mais dessa autora.

    ResponderExcluir

Alice Martins

Oie! Sou a Alice, tenho 27 anos, sou Mestra em Engenharia de Produção, Pós-graduada em Revisão de Texto e Graduanda em Letras. Leio todos os gêneros literários, mas tenho um apego pelo romance (dramático, dark e hot) e pelo suspense. Sou viciada em música, série e açaí. Atualmente, trabalho com revisão literária e tenho um podcast de true crime/suspense com uma amiga. Me acompanhe nas redes e venha compartilhar amor comigo!




Facebook


Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Arquivos

Editoras parceiras