25/02/2017

Sob o mesmo teto, da Bruna Fontes - Duplo Sentido Editorial


E aí, people? Aproveitando o sabadão de carnaval pra colocar as séries, filmes e livros em dia? Aqui quem fala é a Larissa, porta bandeira da Unidos da Preguicite Aguda ahahahaah. Pipoca, nota dez. Ar condicionado, nota dez! Suor, nota zero!


Brincadeiras à parte, hoje eu vou falar de um livro que nada tem a ver com carnaval. Para aqueles que ficaram curiosos com a plataforma Wattpad, chegaram a pesquisar? Pois bem, o livro que eu resenharei hoje também veio de lá. E assim como o livro anterior, eu tive a oportunidade de conhecer a autora deste. Aliás, essa é a parte mais legal do Wattpad. Por ser uma rede social, a gente acaba conhecendo os autores, indo aos seus lançamentos e torcendo por eles.
Enfim, sem mais delongas, vamos à estrela do dia. Esse mesmo, o seu, o meu, o nosso, (TV Cruj feelings, bateu nostalgia aqui), “Sob o mesmo teto”  da Bruna Fontes.
Acima, uma foto do amarelinho e da sua criadora, ao fundo.

E agora mais uma foto de autógrafo.
E se reclamar, vai ter foto minha com a autora. Oops, tarde demais.
Sob o mesmo teto é a história de Calíope e João Augusto, que por uma força do destino, foram parar na mesma cidade, com a mesma blusa (com poema de Carlos Drummond de Andrade) e na mesma família. Confundiu? Deixa que eu desconfundo.
A mãe da Calíope, ao se apaixonar pelo terceiro marido, o viúvo bonachão João Otávio, convence os filhos a se mudarem do Rio de Janeiro para Assunção, no Paraná, onde ele mora, com a sua família. Assim, as duas famílias vão parar... sob o mesmo teto. Bem estilo os seus, os meus, os nossos. E já viu que as mudanças de cenário estão recorrentes, né? Essas famílias com mania de mudança...
Foto promocional, Duplo Sentido Editorial
Mas não é a isso que o título se refere, e sim à situação complicadíssima em que os dois irmãos postiços se encontram. Eu não desejaria isso para o meu pior inimigo. Quer dizer, qualquer um que tenha tido primos que se envolveram, sabe a confusão que dá, sem falar no clima chato, caso os dois se separem. Agora imagina morando juntos na mesma casa? Imagina isso em uma família recém-formada, com 12 filhos! Gente, só de imaginar ter 11 irmãos da noite por dia, minha cabeça já começa a zunir.
Foto promocional, Duplo Sentido Editorial 
Não pensem que a bizarrice da situação passou batida para Calíope e João Augusto. A princípio, eles tentam sufocar os sentimentos e a atração mútua. Mas logo, a paixão toma conta dos dois e os dois fãs da série “De volta para o futuro” não conseguem mais esconder o que sentem um do outro. Beleza, agora precisam esconder do resto da família.
Foto promocional, Duplo Sentido Editorial
Agora vamos à crítica. Do que eu gostei no livro?
Foto promocional, Duplo Sentido Editorial
Um: a narrativa e os personagens. A Bruna Fontes tem o dom de fazer com que a gente goste de todos os personagens, até os que eram para ser meio detestáveis, como a Stella e a Hipólita. Não existem vilões na história, a não ser as circunstâncias (bastante) desfavoráveis. Por falar em criar laços entre o leitor e a obra, a história também é crível. Não tem finais utópicos, bolsas de estudo mágicas que surgem do nada... as coisas que acontecem com eles podem acontecer com qualquer um, e as decisões tomadas pelos personagens não me deixaram com raiva nenhuma vez. Na verdade, a personalidade dos dois fez com que eu quisesse ser amiga do casal, e já estava me apaixonando pelo irmão da Cali, o Hélio.  

Dois: A voz narrativa. A história é contada de dois pontos de vista e sotaques distintos, do João Augusto (Guto)  e da Calíope, o que nos permite ter uma visão mais completa dos fatos. 

Três: Sob o mesmo teto é cheia de referências nacionais e internacionais,  e nem falo de músicas aqui e ali, porque isso já virou lugar comum. As referências já começam pela Calíope e os irmãos, filhos de uma professora de História especialista em cultura Grega. Além disso, tem a banda Pixie Roxy, de outro livro dela, o La la Land (sim, igual ao filme, mas não é a mesma história, e é bem mais antiga do que o filme).

Quatro: Refletindo o jeito de pensar da própria autora, suas protagonistas são maduras, independentes e feministas. Digo isso porque me apaixonei primeiro pelo “Entre(o)postos”, que ainda se encontra na plataforma, o qual é uma continuação desse, mas funciona sozinho. Tanto a Calíope quando a Lavínia são maravilhosas, vitaminadas e empoderadas. Além disso, não competem com outra mulher (ou homem) por causa de macho, porque, né? Caído isso.

Cinco: A capa. As cores são chamativas e atraentes. Os elementos principais das vidas de Calíope e João estão lá: O filme "De volta para o futuro", a pipoca, o ipod da Calíope e a sua coleção de balões em miniatura. 

Sob o mesmo teto é um livro lançado sob o selo: Duplo sentido editorial. A Duplo Sentido foi criada por cinco mulheres de áreas distintas, com uma nova proposta no mundo editorial. A logo é um arroba com um gatinho, justamente um símbolo da interação do jovem do século XXI com a internet e a literatura vivida por ele. Não se trata de uma grande editora, é até bem nova, sendo lançada em julho de 2016), mas os seus livros são de excelente qualidade, também em termos de material (falou a viciada em cheiro de livro novo). 


O livro está disponível para compra no site da editora.

http://www.duplosentidoeditorial.com/loja

Por falar nisso, a mesma editora está para lançar um novo livro, o Fangirlish. Adivinha quem vai ler???


Ficha técnica: Sob o mesmo teto
Número de páginas: 352
Autora: Bruna Fontes
Editora: Duplo Sentido Editorial                                                     
Gênero: YA (Young adult), ficção contemporânea.

Classificação: De um a cinco deuses gregos.









Um ótimo carnaval, para quem é de confete e serpentina, e pra quem é de sombra e água fresca com Netflix e livros.

Um agradecimento especial à Duplo Sentido Editorial, por me ceder o material promocional e pela disponibilidade para responder as minhas perguntas. 

Beijos da Lari

32 comentários:

  1. O livro é fantástico, a história é bem divertida, leve, gostei muito do menino João, o livro da Bruna Fontes conquistou o meu coração, Bruna trouxe um romance adolescente proibido cheio de suspense, gostei bastante da resenha, o livro tem uma ótima leitura, Lari bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menino joão ahajah Exemplar esse garoto. Mas tem uma história ainda se vc gostou dessa. Vai no wattpad e procura Sobre(o)postos, tbm da Bruna Fontes. Eu amei.

      Excluir
  2. Oieeeeee Lari
    Já disse que suas resenhas são lacradoras????
    Já siiiiim!
    Ameeeei essa indicação!
    Começa com essa capa mara, o nome da protagonista Calíope, os dois protagonistas dividirem a narrativa é nós conhecermos os dois pontos de vista, personagem feminina empoderada, os dois se conhecerem usando blusa com poema de CDA (quero), e claro nem poderia imaginar uma casa com 11 irmãos hehe
    E minha especialização em História é mitologia então já viu né non?
    Identificação total!!!
    0/\0 e toca aqui viciada em cheiro de livro novo!
    Bjooooo direto do bloco unidos do sofá com direito a ziriguidum no controle remoto amanhã no Oscar rsrs
    Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luli, minha querida! Já leu cores? ahahaha Cara procura esse livro sim. Eh fofíssimo. Fico aguardando a reação. Muito obrigada pelo carinho. Fiquei toda feliz com esse comentário lacrador tbm!

      Acabei indo a bloco hj. Mas acho q foi o unico ahahaha Oscar. 10, nota 10. Netflix. 10, nota 10.

      bjosssss

      Excluir
  3. Oi Lari, tb estou no Unidos da Preguicite Aguda! hahahahaha adoro essas histórias com duas famílias que vivem juntas, gosto muito de alguns filmes assim rs A capa é realmente atraente! Fiquei com vontade de ler <3

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Le sim. está disponível em várias lojas, inclusive acho que no site da duplo sentido tbm

      Excluir
  4. Olaaa, o livro está disponível no Wattpad né? Quem sabe eu passe por lá e de uma olhadinha, a história me parece uma mistura dos filmes que de comédia que já assisti por ai, achei bem legal e divertida a história. Adorei!

    MEMÓRIAS DE UMA LEITORA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não está mais. Só os primeiros capitulos. Qdo um livro é publicado em formato fisico.ele sai de la.
      Ele está sendo.vendido em livrarias e no site da Duplo.sentido.

      Mas a Bruna tem outros livros lá. E eu tbm :-)

      Excluir
    2. http://www.duplosentidoeditorial.com/loja

      Excluir
  5. Olá! Gostei muito da indicação. Gosto muito da escritora.
    Beijocas.

    meumundosecreto

    ResponderExcluir
  6. Oi Lari,
    Que amorzinho de livro! Não o conhecia.
    Adorei o autógrafo.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! O livro eh recente. Foi lançado em outubro do ano passado.

      bjosssss

      Excluir
  7. oi!
    Gostei do livro :D a resenha ficou ótima.
    Não conhecia a autora,vou ver se encontro este livro. Fiquei curiosa ;)
    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada. Vc encontra o livro no site da editora duplo sentido.
      bjossss

      Excluir
  8. Lari suas resenhas nào são cansativas de ler, vc consegue nos passar muito de si em seus textos! Tbm sou de sombra e água fresca no carnaval!
    Em relação ao livro, já gostei por causa da referência do de volta para o futuro.AMO! Super fã, e outra que fiquei curiosa com o que vai acontecer com JOLÍAPE.!
    Que fofa a Bruna, as fotos ficaram tão lindas ! Gostei da indicação! A capa do livro super despojada! Gostei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale mto a pena a leitura!!! Muito obrigada pelo elogio e pelo.carinho. Bjosss

      Excluir
  9. Adorei sua resenha! Esse livro parece ser bem interessante, parece divertido e leve, salvei aqui o nome para mostrar para minha filha, acho que ela vai gostar bastante, amei a capa e as fotos (você está muito linda ao lado da autora).

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?
    Que resenha mais maravigold, olhando para a capa do livro, eu não dei nada por ele, pelo menos a capa não havia despertado o meu interesse.
    Mas a sua resenha deixou claro como a leitura é boa, e adoro livros que tragam referências nacionais e internacionais, é um modo de aprendermos diversas culturas sem sair do lugar haha
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que adjetivo mais maravigold! sério, acho que vou roubar e usar pra tudo. :-) Leia sim, é bem divertido! bjossss

      Excluir
  11. Gostei muito do livro,mais ainda não li,também não conhecia a autora,a capa dele é muito interessante,chamou minha atençáo,sua resenha ficou ótima.bjs.

    ResponderExcluir
  12. Aaaah que história legal! Fiquei com muita vontade de ler! Vou comprar ❤

    ResponderExcluir
  13. Que resenha apaixonante! Amei a forma com que apresentou o livro. A cada ponto levantado eu fiquei ainda mais interessada.
    Por mais que o ponto alto seja o romance entre os dois, eu - por algum motivo - senti que daria boas risadas com essa ENORME família, sabe?
    Sério, gostei demais! E fiquei ainda mais animada em saber que a obra saiu do Wattpad.

    Beijos e parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Adoro receber feedback positivo e fofo assim. Fico toda toda, e sinto que estou fazendo um bom trabalho. Vc já tinha o wattpad? tem bastante coisa legal por lá. Bjosss

      Excluir
  14. Oi, eu procurei (pesquisei) saber o que é Wattpad, e achei bem legal essa plataforma, pelo fato dos leitores ficarem mais próximo dos autores. Mas voltado ao livro, tem uma historia muito real, pois acontece muito por ai e só de imaginar viver escondendo esse tipo de sentimento da família e morar na mesma casa é meio complicado. gostei muito do livro, quero ter a oportunidade de ler.

    http://fabiisanto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É legal mesmo, principalmente pra conhecer os leitores/autores. Neste momento tenho um livro e alguns contos por lá. Quanto ao livro (SOMT) ele está disponivel para compra no site da editora. bjossss

      Excluir
  15. Oie, adorei a resenha. Me parece um livro bem legal, não conhecia essa editora, legal mais editoras novas no Brasil, estamos precisando (por favorzinho, com valores mais baratos rs). Bjoss da Isa 💕

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não vejo o custo dos livros abaixarem por enquanto, afinal os vmcustos de produção são exorbitantes. Mas essa é umaa das vantagens de e-books e plataformas como o wattpad. VC lê de graça ou por um valor muito inferior. Bjossss

      Excluir
  16. Acompanho o livro desde o capítulo 10, lá no wattpad mesmo, sou totalmente apaixonada por SOMT! Concordo super com vc, viu, e falando de Sobre (o) postos, Lavínia é muito maravilhosas, assim como a Cali... A Bru vai lançar SOP em SP dia 09/07, esse eu também acompanhei e é realmente incrível!
    Estamos na espera pelos próximos ❤

    ResponderExcluir

Alice Martins

Oie! Sou a Alice, tenho 27 anos, sou Mestra em Engenharia de Produção, Pós-graduada em Revisão de Texto e Graduanda em Letras. Leio todos os gêneros literários, mas tenho um apego pelo romance (dramático, dark e hot) e pelo suspense. Sou viciada em música, série e açaí. Atualmente, trabalho com revisão literária e tenho um podcast de true crime/suspense com uma amiga. Me acompanhe nas redes e venha compartilhar amor comigo!




Facebook


Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Arquivos

Editoras parceiras