17/02/2017

Café com a Lice: Entrevista com Cláudio Almeida

Oi amores, tudo bem?

Hoje, na seção "Café com a Lice" trago um bate-papo com o Cláudio Almeida autor de "Gaian - O Reinício" que pertence à Saga do Infinito, ao todo serão 10 livros que irão compor a saga. Espero que vocês possam conhecer melhor a obra e o autor!

Antes, vamos conhecer um pouquinho do autor?

Biografia:
Cláudio Manoel de Almeida tem 39 anos e nasceu em Brasília. Desde cedo, ele se interessou por ideologias, simbologias, ciências, religiões e mitos. Foram os filmes, no entanto, que o levaram até o mundo de Gaian. Uma história iniciada em uma tarde de 2005 e terminada em meados de 2010. Desde então, Cláudio se dedica a histórias de fantasia e ficção científica (suas maiores paixões literárias). Gaian, o reinício é fruto da admiração de Cláudio pela criatividade e imaginação, os mais potentes combustíveis do ser humano, pois os sonhos nos fazem, os sonhos nos tornam humanos.


Bate-Papo:

1- Oi Cláudio, primeiramente, obrigada por disponibilizar um pouco do seu tempo para responder essa entrevista. Como surgiu o desejo pela escrita? Você sempre foi um leitor assíduo ou a escrita surgiu como uma surpresa na sua vida?

Resposta: Olá, Alice. Muito obrigado pela oportunidade e pela amizade. :) Vamos as respostas. Meu desejo pela escrita surgiu com a poesia e a música. Foram os primeiros mundos com os quais eu percebi a cultura, uma das belezas criadas pelo ser humano. Contudo, eu considero atualmente que meu desejo pela escrita teve dois momentos. O primeiro veio com a poesia e música. O segundo nasceu com o desejo de escrever uma Fantasia. Foi um fato muito curioso e poderoso e dele surgiu Gaian - o Reinício e toda a Saga do Infinito, bem como diversas ideias para livros de Ficção Científica. Foi gratificante para mim. :)


2- Quais autores te influenciam ou você se inspira? É fã de alguém em particular?

Resposta: Os principais autores que me influenciam: J. R. R. Tolkien. G. R. R. Martin, Isaac Asimov e Bernard Cornwell. Eu também me inspiro com o que escrevo. Esse é um processo interessante, pois ele vai além do próprio ato de escrever. Por exemplo, alguns textos da Cronologia dos Tempos Antigos influenciaram trechos de Gaian – Luz e Escuridão e vice-versa.


3- Gaian, O Reínicio é uma fantasia. O gênero ainda é pouco reconhecido na literatura brasileira. De onde surgiu a ideia para criar um mundo tão particular e com várias características próprias?

Resposta: Ela surgiu da vontade de criar uma história nesses termos. Eu queria criar um mundo novo. Contudo, eu procurei aplicar à Gaian as leis da física que nós conhecemos, porque Gaian está localizado em algum ponto do nosso universo. Isso possibilitou diversas ideias para outros mundos que vão surgir em Gaian – Luz e Escuridão. :)


4- Algum personagem foi inspirado em alguém ou eles são a imagem do que você gostaria de ser/é ?

Resposta: Sim, alguns personagens foram inspirados em pessoas, mas não completamente. Outros foram construídos a partir de “tipos” de ser humano. Eu mesclei sentimentos, ideias e concepções a cada um deles.


5- As cenas de lutas marcam as páginas de Gaian. Qual cena foi mais difícil ou "dolorosa" para escrever?

Resposta: Sem sombra de dúvida, a mais difícil de escrever foi a batalha do prólogo, principalmente por causa do seu final. Foi maravilhoso escrever esse trecho de Gaian – o Reinício, porque ele é muito empolgante e dinâmico e nele temos uma das personagens que mais gosto no livro. Teremos surpresas para Gaian – Luz e Escuridão.


6- Gaian, já tem muitos fãs espalhados pelo Brasil (eu sou a número 1). Como você se sente em relação a aceitação do público ao livro? Isto te dá algum receio em relação a continuação, pois as expectativas dos leitores estão lá em cima.

Resposta: Querida fã nº1, eu confesso que, quando terminei Gaian – o Reinício, tive um certo receio. Era o meu primeiro livro e acho que isso aconteça com todo(a) escritor(a) em começo de carreira: o que dirão sobre meu livro? A resposta a essa pergunta foi maravilhosa para mim, pois diversas pessoas gostaram muito de Gaian – o Reinício. Eu fiquei muito feliz com os feedbacks e com os comentários das pessoas. Quanto à continuação, Gaian – Luz e Escuridão, eu não tenho receio com o lançamento dele. Acredito que as pessoas gostarão muito do livro, porque estou escrevendo uma história fantástica, com mais personagens e fatos. Ela será cheia de surpresas.


7- Por falar em continuação, o que podemos esperar do próximo livro? (PS: seja bonzinho, não mate ninguém)

Resposta: Vocês podem esperar um livro tão emocionante quanto Gaian – o Reinício e mais elaborado. Teremos 13 personagens novos, fatos novos, criaturas míticas novas e mais informações. O final vai ser de arrepiar e quero fazer um livro belíssimo. Gaian – Luz e Escuridão será um livro maior do que Gaian – o Reinício e quero fazer um apêndice muito, muito bacana. Eu quero que o segundo livro da Saga do Infinito fique maravilhoso.


8- Eu imagino que seja difícil, mas qual o seu personagem preferido de Gaian? Aquele que sempre que você escreve sobre ele abre um sorrisão. Conte um pouquinho do motivo da sua paixão por tal personagem.

Resposta: Realmente é difícil. Eu gosto muito de todos os personagens. Contudo, o meu personagem favorito é o Arffek. Eu me lembro quando comecei a escrever o capítulo em que o guerreiro sagrado mais poderoso e imprevisível de Gaian reaparece. Foi fantástico para mim. Ele é um personagem diferente também com muita determinação e extrema capacidade de aprendizado, mas há nele também uma dor contumaz. O Arffek tem uma carga emocional muito forte e uma mensagem. Inclusive, um leitor de Gaian disse que o Arffek o ajudou em um momento difícil da vida dele. Foi gratificante ler o comentário.


9- Quais as maiores dificuldades que você encontrou para publicar o seu primeiro livro? Os incentivos no Brasil são quase nulos, o que te motiva a conciliar um trabalho com a escrita de livros?

Resposta: Eu encontrei poucas dificuldades para ser publicado, mas, pelo o que eu tenho visto, as maiores dificuldades para quem está começando são: um mercado um pouco restrito; falta de incentivos financeiros para escritores e escritoras iniciantes, como acontece em alguns países do exterior; e ter um conhecimento do mercado e dos meios de publicação e divulgação.


10- Que recado você gostaria de deixar para seus leitores e futuros apaixonados por Gaian...
Obrigada pela bela entrevista e pelas ótimas conversas em relação ao mundo de Gaian.

Resposta: Leitoras e leitores, foi um prazer imenso compartilhar minhas ideias com vocês e deixo aqui meu agradecimento especial para a Alice pela oportunidade. Obrigado, minha amiga. Espero que tenham gostado na entrevista. Se vocês quiserem conhecer mais sobre a história, basta procurar pela Saga do Infinito no Youtube, Instagram, Facebook e Twitter. Gaian – o Reinício pode ser adquirido na Amazon, no Submarino, na Saraiva, nas Americanas ou comigo também. Eu criei 7 Kits e um deles está esperando por vocês. Visite http://a-saga-do-infinito.blogspot.com/p/kits-de-gaian.html e conheça os Kits de Gaian. Um grande abraço a todos! Desejo a todos um ótimo 2017!


Espero que vocês tenham gostado da entrevista tanto quanto eu. Gaian é realmente uma leitura fantástica, que te prende e te mostra um mundo bem particular. Como o Cláudio gosta de falar: Gaian vai ser épico, pode ter certeza disto!

Redes Sociais do Autor:  

Onde Comprar:


Beijinhos da Lice

64 comentários:

  1. Alice é um prazer poder conhecer o autor maravilhoso como o Cláudio Almeida, muito legal ele ter compartilhado algumas informações do seu trabalho aqui, fiquei bastante curiosa pelo Gaian – o Reinício que saga incrível, Alice parabéns pela entrevista é sempre bom a gente conhecer um pouco dos autores, parabéns Cláudio pela entrevista, gostei muito, abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Oi Lucimar,
      A saga é realmente incrível, quando você ler o envolvimento é muito grande. O Claudio é um excelente profissional! Recomendo muito a leitura!

      Excluir
  2. Oie
    Não conhecia o autor, mas fiquei interessada em conhecer suas obras.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Parabéns pela entrevista.
    Não conhecia o autor, mas adoro conhecer nossos nacionais.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Oi Ale,
      Pode conhecer o autor e sua obra, não vai se arrepender. Fico feliz que tenha gostado da entrevista! Bjs!

      Excluir
  4. Carambaaa, não conhecia o autor mas adorei poder conhecê-lo, e o livro além de ter uma capa linda parece ter uma história muito bacana. Gostei muito mesmo, parabéns pela entrevista!

    MEMÓRIAS DE UMA LEITORA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Oi Su,
      É uma história de grandes reviravoltas, e que te faz viciar em cada palavra. Impossível não recomendar!

      Excluir
  5. Querida Alice, muito obrigado pela oportunidade. Você é uma moça muito, muito simpática mesmo. Foi um enorme prazer participar da entrevista e se você quiser estou pronto para outra entrevista ou outro evento. Tenha uma maravilhosa noite.

    Cláudio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Cláudio!
      Será um prazer realizar mais entrevistas e evento com você. Já falei que te espero aqui em Recife para o lançamento de Gaian 2 *-*

      Excluir
    2. Opa! Já tá marcado então, querida Alice! :D

      Excluir
  6. Olááááá Alice!
    Menina adorei o post!
    Devo confessar que amei o "Café com Lice" (o bloguito tem Café no nome, então de Café para Café rsrsrs)
    Parabéns pela entrevista, amei as perguntas e as respostas.
    Nossa literatura está em excelente fase, tenho amado conhecer autores novos e viajar nas letras!
    Minha especialização em História é mitologia então já gostei de Gaian assim de cara <3
    Bacana o autor ter se inspirado em poesia e música para criar fantasia!
    E ter personagens bem construídos a partir de arquétipos!
    Não conhecia a obra e vou colocar na minha lista dos desejados.
    Vou dar uma olhada nos kits e providenciar um pra mim :)
    Parabéns Alice!
    Sucesso Claúdio!
    Excelente fds pra ti
    Bjs Luli

    Café com Leitura na Rede


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luli, fico tão feliz com comentários como o seu!
      A obra é realmente incrível, o autor soube dosar muito bem seus personagens e construí-los de forma espetacular. O leitor se envolve completamente com toda a história! Você irá gostar muito da obra, tenho certeza!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  7. Oiii Alice

    Parabéns pela entrevista, não conhecia o autor e nem a série, nossa 10 livros é bastante assunto pra escrever hein?
    Achei as perguntas ótimas e pelas respostas se nota que o autor é super atencioso, gosto disso.

    Beijos

    aliceandthebooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alice,
      Também fiquei meio espantada quando soube qe seriam 10 livros, mas o Cláudio já tem o enredo muito bem formado e toda vez que converso com ele me surpreendo ainda mais com toda a sua criatividade! Bjs!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  8. Oi, tudo bem?
    Gente, eu amei as respostas dele, achei ele bem simpático.
    Sobre a sua história eu não conhecia, mas por ser uma fantasia em outro mundo, certamente o lerei!
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O autor é uma amor de pessoa, super atencioso com todos os seus leitores!
      A fantasia do livro é muito bem construída! Bjs!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  9. Muito bom conhecer mais sobre os autores, amei as perguntas que voce fez a ele. Belissimo post, bjos

    ResponderExcluir
  10. Eu adoro conhecer autores nacionais e o Claudio Almeida já encanta pela paixão que tem pelo universo que criou e seus personagens. Escrever fantasias é assim, é preciso mergulhar e viver o mundo criado. 10 livros na saga? nusss Já visitei o site e fiquei fascinado pelos marcadores heheh Que legal essa história do leitor que se sentiu ajudado de alguma forma pelo personagem. Muito legal. Sucesso a vocês dois!!!

    *☆* Sorteio rolando no blog. Participem! *☆*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Evandro!
      O Cláudio tem um enredo muito bem formado para os 10 livros, está tudo muito bem amarrado e é isto que me encanta no autor, ele é incrível!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  11. COMO ASSIM NINGUÉM ME APRESENTOU O UNIVERSO DE GAIAN? Só em saber que o escritor tem influências Tolkianas já me deixou curiosa. E também tem Martin, o que me dá medo porque Martin aka O Deus da Morte só faz os feelings sofrerem já que as Crônicas pinga sangue. Se eu ficar apegada em algum personagem e o moço matar ele eu juro que vou deixar na rua e chorar muito, hahah. Vi que tem ebook dele na Amazon então já vou chorar pro meu pai liberar os golpinhos porque preciso ler essa saga que né, temos que dar todo suporte para nossos escritores brasileiros. Adorei o rumo descontraído e divertido da entrevista, deu a sensação de ver os dois conversando pessoalmente num café da tarde, rs. Mega beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pri,
      Que bom que você conseguiu sentir isto com a entrevista, era exatamante o meu propósito, levar uma conversa descontraída para os leitores. Você não irá se arrepender de ler a obra, irá se encantar. Ah, quantos as influências do autor, acho que são bem leves, mas só você lendo para saber haha
      Beijos!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  12. Olá!

    Gente, que maravilha de entrevista! Não conhecia o autor, mas adorei a simpatia dele com você! Não curto fantasia, então não sei se o leria, mas desejo muito sucesso a ele, porque escrever dez livros é muita coisa!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Cláudio é extremamente talentoso e sei que escrever os 10 livros será moleza para ler. Uma pena que não é seu gênero preferido!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  13. Olá, tudo bem?
    Adorei a entrevista, eu adquiri o livro, mas ainda não li :(
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério que ainda não leu??
      Não perca tempo, leia, porque a obra é incrível do início ao fim!

      Excluir
  14. Amei a entrevista e as respostas. As perguntas foram ótimas. Não o conhecia, foi uma maravilha saber mais sobre um autor nacional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! O Cláudio é incrível, então pode ter certeza que sua obra é tão incrível quanto a pessoa dele!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  15. Olá... gostei muito da entrevista, achei o autor bem simpático e apaixonado pela escritura... eu desejo muito sucesso a ele e que suas obras cheguem em vários leitores. Não conhecia nem ele e a obra... é sempre bom conhecer novos autores nacionais... Xero!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Tenho certeza que Gaian irá alcançar não só os leitores brasileiros, mas os leitores do mundo. Ele arrasa!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  16. Alice, primeiramente parabéns pela entrevista, não conhecia o Cláudio Manoel e foi interessante conhecer um pouquinho. Eu sou apaixonada por livros e filmes de ficção onde é criado algo totalmente novo e parece que é isso que devemos esperar de Gaian? Bom já está na minha lista, vou presentear meu filho com ele e claro, sempre dá aquela "roubadinha" para ler tbm rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anna, tudo bem?
      Se seu filho adora uma fantasia, tenho certeza que irá amar, pois a obra é uma maravilha, tendo um enredo muito bem estruturado! Obrigada!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  17. As vezes perdemos a oportunidade de conhecer boas obras por falta de divulgação, mas entrevistas em blogs como você fez os ajuda não só a conhecer a obra como seu criador .. Gostei da entrevista e de conhecer o Cláudio Almeida, me serviu como dica de futuras leituras.
    Minda
    Bjs ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz por isso Minda! Espero que tenha lhe ajudado a conhecer um pouco do autor e de sua obra!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  18. Eu nunca tinha ouvido falar do autor, é sempre uma honra conhecer novos autores brasileiros, Cláudio é muito talentoso e super educado. Eu adorei a entrevista, ele foi direto e objetivo em sua resposta. Eu percebi muita humildade e um monte de conhecimento das coisas, Parabéns Claudio Que vêm muito mais sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,
      O Cláudio é realmente muito humilde e tem conhecimento suficiente para criar uma ficção muito bem elaborada. Se puder, der ma chance ao autor e a sua obra, não irá se arrepender!
      Beijos!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  19. Adorei poder saber um pouco sobre o autor! É sempre bom conhecer um pouquinho mais sobre as pessoas que nos escrevem obras tão lindas!

    http://eiilauram.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Laura. Muito obrigado pelas palavras. Sinta-se convidada a conhecer Gaian - o Reinício e a Saga do Infinito. :D

      Excluir
  20. Meu Deus, que entrevista linda. Amei as respostas do Cláudio, ele é um amor de pessoa. Parabéns pela entrevista Lice! Bjoss da Isa 💕

    ResponderExcluir
  21. Olá Alice, gostei desta pergunta sobre criação de personagem, por que geralmente imaginamos pessoas mais proximas em alguns mesmo nos livro, mesmo que não seja protagonistas. Beijos

    ResponderExcluir
  22. Oi Alice!
    Nunca tinha ouvido falar desse autor, mas gostei muito das respostas dele. Ele se inspira em grandes nomes da literatura e isso me agrada bastante. Que sorte a dele de não ter tido dificuldade em ser publicado, mas acho que o que ele ressaltou como dificuldade é mesmo o que os autores encontram.
    Desejo muito sucesso ao autor.
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Eu tenho mais ou menos a mesma dificuldade dele em escrever grandes cenas de luta e guerras. É complexo abranger tudo ao mesmo tempo em palavras. Também costumo construir personagens em "tipos" aleatórios de pessoas ao invés de me basear em um conhecido (isso pode dar muito problema). Mercado literário pra autor iniciante é quase inexistente, realmente é uma senhora dificuldade. Amei a entrevista!

    ResponderExcluir
  24. Nossa esse livro tem tudo o que eu gosto, não conhecia a obra acredita, já quero para ontem.
    Uma série de 10 livros dá um pouco de frio na barriga, medo da história oscilar entre bom e ruim, mas enfim, desejo muito sucesso para o autor, adorei a resenha e torça para que eu consiga adquirir a obra. rsrsrsr
    Beijuh

    ResponderExcluir
  25. Não conhecia esse autor,mais é muito bom conhecer com certeza
    Adorei a entrevista,achei o autor muito simpático,adorei a resenha bjs

    ResponderExcluir
  26. Que amorzinho, eu não o conhecia, mas já adorei o trabalho dele e adorei a entrevista, me deu vontade de procurar mais sobre o trabalho dele!

    ResponderExcluir

Alice Martins

Oie! Sou a Alice, tenho 27 anos, sou Mestra em Engenharia de Produção, Pós-graduada em Revisão de Texto e Graduanda em Letras. Leio todos os gêneros literários, mas tenho um apego pelo romance (dramático, dark e hot) e pelo suspense. Sou viciada em música, série e açaí. Atualmente, trabalho com revisão literária e tenho um podcast de true crime/suspense com uma amiga. Me acompanhe nas redes e venha compartilhar amor comigo!




Facebook


Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Arquivos

Editoras parceiras