21/01/2017

Lemony Snicket- Desventuras em Série no Netflix

Olá, meus já queridos leitores. A resenha que vocês lerão hoje não é sobre um filme alegre, uma série animada, muito menos um livro com final feliz. E asseguro que escrevo porque sou forçada, por ter testemunhado os eventos via Netflix. Mas vocês têm escolha. Não precisam olhar. Corram, corram enquanto é tempo. Para o rio, para a floresta.
Ainda estão aqui? Então tá, mas depois não me culpem. Não digam que eu não avisei.
Para quem não sabe, não leu os livros ou não viu o filme, “Desventuras em série” conta a história de três irmãos: Violet, Klaus e Sunny. Violet, com 14 anos, é engenhosa; Klaus, de 12, é um leitor voraz com uma memória incrível; e Sunny, um bebê de 6 meses, é uma mordedora com língua afiada. O azar deles começa quando seus pais morrem em um incêndio, e, repentinamente órfãos, eles são deixados pelo incompetente Mr. Poe aos cuidados do inescrupuloso Conde Olaf, um péssimo ator que está interessado na fortuna dos irmãos e os escraviza.
Quando eu soube que “Desventuras em série” seria adaptado e transformado em série pelo Netflix, fiquei aliviada. Afinal, o infortúnio dos irmãos Baudelaire teria mais uma oportunidade de ser visto, dessa vez de forma mais fidedigna, mais meticulosa, com muito mais atenção aos detalhes e à caracterização dos personagens. E não me decepcionei.

“Desventuras em série” tem um lugar todo especial no meu coração. Quando li a série de livros infanto-juvenis, eu estava fazendo intercâmbio, em uma das épocas mais transformadoras da minha vida. Eu tinha 18 anos e os livros eram da minha irmã anfitriã, que na época tinha 9 anos. Sacaram o que eu quero dizer?

O estilo do escritor, colocando o narrador como um dos personagens, usando um visual gótico steampunk, desencorajando os leitores a continuarem a leitura, me marcou. E não consegui parar até chegar ao final. A história não era um tatibitate para pré-adolescentes. Não era nem fantasia, nem romance, gêneros comuns nessa faixa etária. Era ficção gótica para adolescentes. Era sombria, era brutal em certos pontos. E, à medida que eu virava cada página, ficava cada vez mais presa naquele universo, um pouco parecido com o de HQs.

É aí que está a beleza da série do Netflix.  Ao contrário do filme de 2004 com Jim Carrey, que bateu três livros no liquidificador, colocou um final piegas, tudo com um olho na bilheteria e a menor vontade de agradar ou respeitar os fãs, a série tem conseguido captar o espírito dos livros com uma fidelidade impressionante. É claro que uma série tem mais chances de fazer isso acontecer, por ter mais tempo, ao passo que com o filme, seria necessário um para cada livro.

A série já começa lacrando tudo com Neil Patrick Harris no papel do temível conde Olaf. O que é o Neil Patrick Harris? Ele é um ator maravilhoso, que já foi garanhão de How I met your mother, já foi Doogie Howser, já foi namorado capacho de Amy Exemplar, e agora é Conde Olaf. E ainda arruma as melhores fantasias para o Halloween.


Agora, olhem bem para esta caracterização. O papel do Conde Olaf não é apenas o de um vilão cômico. O Conde Olaf é um ser asqueroso. Os órfãos são gênios, e eles tem medo e asco sempre que o Conde aparece. Ele é um ser capaz de ameaçar matar um bebê, tenta casar com a filha adotiva de 14 anos. Sim, a aparência dele é tosca. Ele faz vozes diferentes para cada disfarce. Neil Patrick Harris divo captou tudo direitinho, sem nunca errar na dose.

E as crianças? Malina Weissman, Louis Hynes e Presley Smith também deram um show de credibilidade na pele de Violet, Klaus e Sunny Baudelaire, respectivamente. Uma das únicas coisas que eu havia gostado no filme de 2004 era dos atores mirins. Pois bem, na série, o elenco é mais uma das coisas que se supera.
Além disso, a série do Netflix capta cada um dos elementos que tornam a saga tão especial. Não é a historia contada, mas o estilo. O humor negro, o figurino, as definições de palavras, a legenda das falas da bebê Sunny. A música de apresentação. O narrador onipresente (e bota onipresente nisso) Lemony Snicket. Está tudo lá.

A primeira temporada tem oito episódios, contando a história dos quatro primeiros livros, e mais alguns elementos novos. Eu, aconselharia a ler os livros antes, para aprimorar a experiência. Vale muito a pena!

Beijinhos da Lari

69 comentários:

  1. Oi Lari,
    Preciso dos livros e da série para ontem!
    Já assisti o filme há um tempo atrás e adoro a história.
    Com certeza está na minha lista.

    Bjs e um bom fim de semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Leia sim. É muito bom demais da conta kkkk E a série não deixa nada a desejar. Beijos. Bom final de semana pra vc tbm!!!

      Excluir
  2. Parabéns Lari, ta arrasando nas críticas!
    Desventuras é mesmo uma obra de arte singular, também me seduziu. Você podia fazer uma resenha sobre os livros, hein?

    ResponderExcluir
  3. Estou louca pelos livros, vi o voz deles na editora seguinte 😍😍😍😍
    Super apaixonada, queroooooooo vou deixar o link para vc ver tbm😉
    https://instagram.com/p/BPYP6lrD9zY/

    Mini Biblioteca

    ResponderExcluir
  4. Assisti os filmes anteriores e a história sempre me cativou E agora Qro muito ler a série toda pra poder vê no Netflix Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  5. Olá. Não conhecia essa série mas, amei só de ler seu post.
    Dica mais que anotada.
    Beijos.

    meumundosecreto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! Meu objetivo é justamente esse. Conquistá-los oor meio das resenhas e assim dominar o mundo. Zoeira. Mas sempre que alguém me diz que ficou com vontade de ler/fazer algo por causa da minha recomendação, isso me deixa toda feliz e realizada. Obrigada!!!

      Excluir
  6. Oieeeeee Lari!!!!
    Para tudoooo guria, que resenha mara é essa???
    Parabéns!!!
    Olha eu te confesso que já ouvi falar dá série, do filme e já li alguma coisa sobre os livros, mas só a sua instigou minha vontade de assistir!!
    Lendo sua resenha fui transportada para um universo singular steampunk e quero conhecer Violet, Klaus, Sunny e o conde Olaf!
    Gente que caracterização é essa????

    Oooowwnn eu não conhecia Cores da Carol Rossetti, vou lá fazer"amizade"
    com minha xará rsrsrs

    Excelente sábado pra ti guria
    Bjssssss Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luli! Que prazer te ver por aqui de novo, e saber que está gostando do meu trabalho.

      Leia os livros sim, tanto a saga Desventuras em série, que não subestima os leitores, quanto o livro Cores, da Carol Rossetti. São ótimos!!!

      Excluir
  7. Oi, Lari. Pois é! Eu estou amando essa adaptação e por isso fico muito feliz que você também vem assistindo. Amo o humor negro que a série agrega e estou louca esperando a segunda temporada.
    Beijo! https://leitoraencantada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Por uma feliz coincidência, no mesmo dia que postei o meu texto de apresentação, li que a adaptação tinha sido lançada, e instantaneamente soube sobre o que escrever. Devorei a primeira temporada em um dia, para poder escrever esta resenha.

      Fico feliz que também esteja gostando!!!

      Bjosss

      Excluir
  8. Oi, Lari

    Eu recebi os livros da editora, mas quem está lendo é meu sobrinho, que tem uma coluna lá no blog. Ele já leu os três primeiros livros e disse pra mim que a série está fazendo "tudo direitinho" de acordo com as palavras dele! Hahahahha
    Eu não sei se aproveitaria bem os livros, mas posso tentar qualquer dia desses.

    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tami.
      Aproveitaria sim. É tipo Harry Potter. N tem idade. Eu sou a pessoa q ama ficcao adolescente e tal, mas também sei quando um livro para essa faixa etária foge do óbvio, do esperado. Eu tenho um livro no wattpad, e por isso leio muitos livros de escritores bons, outros nem tanto. Vc n acreditaria em quantas histórias de bad boy e de macho alfa eu tive q ler pra encontrar alguns realmente bons. Desventuras em série é bom. É fluido, é engraçado. Você não sente mesmo o tempo passar. Mas obrigada pelo endereço. Passarei lá!

      Bjinhos!

      Excluir
  9. Olá, Lari.
    Eu não gostei muito dos livros porque sou fã de livros felizes hehe. mas achei a adaptação ótima. Está muito fiel aos livros. E o Neil está arrasando, ele é muito bom.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  10. Quero muito os livros e ver a série!
    Parece ser muito, muito, extremamente legal!

    ResponderExcluir
  11. Oi Lari, tudo bem?
    Curti a crítica!
    Assisti ao 1º episódio e achei cansativo, não tive vontade de maratonar. Mas continuarei assistindo!
    Sobre o Neil: ele é ótimo, mas ainda vejo traços de Barney nele.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  12. Adorei as informações abordadas e os tópicos comentados, muito relevante para quem tem interesse e quer verificar se a série agrada. Confesso que vi muitos aspectos positivos e estou curiosa, quero muito ler o livro também! Adorei!

    Um beijo, Carol
    Blog com V.

    ResponderExcluir
  13. Oi, Lari, tudo bem?
    Estou louca pelos livros, mas ainda estão carinhos rsrs. Estou assistindo a série e estou amando. Gostei deles colocarem o narrador como personagem, e a interpretação do "Barney" como Olaf é maravilhosa.
    Beijokas

    ResponderExcluir
  14. Oi, Lari!
    Eu estou lendo os livros da série nos últimos tempos e estou me controlando para não começar a série antes de terminar de ler todos. Já terminei o quinto, mas ainda falta um tempinho para chegar ao Fim! Fico feliz que a série esteja sendo fiel aos livros e honrando a história incrível dos irmãos Baudalaire *o* Beijinhos, Beatriz.

    O Diário de uma Escritora Iniciante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, Bia (posso te chamar assim?) a boa noticia é que a primeira temporada inclui apenas os 4 primeiros livros. Se você já chegou ao 5, pode assistir sem medo de spoilers. ;-)

      Excluir
  15. Oi, Lari!
    Eu já assisti os dois primeiros eps e gostei muito. Pretendo terminar o mais breve possível.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia, nem nunca tinha ouvido falar, mas vou começar a ver, sim :D Gostei muito de ler a sua resenha :D
    Beijinhos
    http://universodamarta.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! É muito bom receber feedback positivo! Continue lendo o Gnoma Leitora, para mais dicas. :-) Bjosss

      Excluir
  17. Oi Lari, tudo bem? Eu ainda não assisti, mas fico feliz em saber que a série é bem fiel aos livros. Isso é muito bom e a fotografia parece ser incrível! espero poder conferir em breve!


    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem legal sim. Mas não acredite somente em mim. Dê uma olhada por si mesma! :-)

      Excluir
  18. Acho que sou a única pessoa que infelizmente não gostou da série :( e nem pela adaptação, e sim pela história. Não li os livros, mas conferi o filme e até tinha achado legalzinho, mas a série não aguentei chegar nem no quarto episódio. Acho que só não faz meu estilo mesmo hahaha mas isso não tira o mérito da produção, que eu reconheço que ficou ótima!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ué, vc tem direito de não ter gostado. Eu, por exemplo, com toda a hype em torno de Walking dead n consegui assistir um capítulo sequer :-) Tudo vai do gosto do freguês. Mas qual é o gênero q vc gosta? Que tipo de séries vc curte? Assim de repente acerto pra vc nas próximas resenhas. :-)

      Excluir
  19. Adorei o post, Lice. Cara, eu li o primeiro livro e assistir o filme, e confesso que ainda espero que eles tenham um final feliz.

    Beijos, o post está incrível!


    http://alertadespoil-er.blogspot.com.br/?m=0

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!!! O de hj eh da Lari, n da Lice. ahahaha Mas obrigada!!! Bjossss

      Excluir
  20. Ler essa série é uma das manhas metas para 2017. Sou apaixonado pelo o filme , mas ainda iniciei a série na Netflix, espero começar em breve. Já li os dois primeiros livros, espero terminar a série de livros nesse primeiro semestre do ano. Ótimo post ❤️❤️
    Beijinhos do Wes *__*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! Q bom q gostou do post!!!Para ver a primeira temporada so precisa ler os 4 primeiros. Ela só vai até o quarto livro.

      Bjossss

      Excluir
  21. Olá
    Eu também amei a série. Nossa as crianças estão perfeitas o Patrick parece que não faz nenhum papel ruim. E a forma que eles estão contando a história com o próprio Lemony narrando para mim foi o ponto alto.
    Realmente a série está fidedigna ao livro e assim como você recomendo para todo mundo...
    Beijuh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Lemony ja aparecia no filme, mas era tão secundario q eu mal lembrava que foi o Jude Law. Esse de agora é o Lemony. Ele tem o tom certo. A musica eu achei a melhor ahahaha

      Excluir
  22. Estou louca pra assistir e só pelo fato de ter o Barney (Neil Patrick) já me convenceu a ver, quero conferir se ele está tão hilário como em How I Meet Your Mother. Só tenho visto bons comentários sobre a série.
    beijinhos ♥

    http://leiturize-se.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele está bem. O que gostei nele foi não ser mega engraçado, e puxar mais pro bizarro. Claro q ele fazendo aquelas vozes eh demais, mas n fica over como fica o Jim Carrey. Ele tem o tom dele, não achei q ficou Barney nem os papeis do Johnny Depp. Alias rezo pra ele continuar versátil.

      Excluir
  23. apesar de muitos criticarem a serie, alias o visual da serie por transmitirem os jovens como infantis e nao aquele "visual gotico " achei que eles foram bem fieis e seguiram a risco o livro. estou amando a serie, e certos atores como o Neil patrick <3 que da um teor de calmaria e gentileza a serie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente. Ainda mantem o virual steampunk. A legenda das falas da Sunny está o melhor elemento ahahaha

      Excluir
  24. Olá, eu tô para assistir essa série desde que estreou mais eu não assisti ainda. Eu só vi ao filme, nunca li os livros mas vou assistir a série

    ResponderExcluir
  25. Que post foi esseeeee? ainda bem que não corri para a floresta. Você escreve tão bem que quando percebi já estava no fim.
    Olha, eu não li os livros, e confesso que não estou muito animada. O filme, assisti faz um tempo e nem me lembro muito, apenas o básico. Mas a série, estou com muita vontaade de assistir. assim como você, muuuitos estão elogiando, o que me deixa ainda mais curiosa.
    Vou tentar separar um tempo e assistir!
    Beijoos!
    P.S.: E PARABÉEENS PELO POST!!!
    P.S. 2: O Neil é maravilhoso!

    Agora vou! Beijoos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei o seu comentário. Super fofo! E agradeço o carinho. Mas recomendo mto os livros. Acho q, por mais que a série seja boa, ou filme, o livro sempre tem mais detalhe né? Fora que, salvo exceções, é como a história foi concebida. Foi a razão de eu ter amado tanto a série. Ela soube passar para o formato audio visual, de.forma fidedigna, elementos importantes dos livros.

      Aaah e tbm amo o NPH.

      Excluir
  26. Com certeza já está na minha listinha para assistir...
    O filme eu gostei muito, vamos ver como será o seriado...

    Dani Ramos
    http://donaengenhosa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O seriado é bem diferente do filme. O legal é a fidelidade ao tom dos livros mesmo.

      bjossss

      Excluir
  27. Olá... tudo bem??
    Bom eu não tinha pretensão de assistir a série, de verdade, não sei porque nunca curti muito, não me bate rs... o filme sinceramente não curti e eu nunca tive vontade de ler os livros, mas diante desta resenha talvez eu venha assistir a série... gostei demais da forma como descreveu isso eu achei bem válido para tomar uma decisão.. Xero!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem pressão, né? ahahaha adorei o comentário rsrs esqueça o filme. O filme não tinha como ser bom. Se uma adaptacao literaria incomoda mta gente (principalmente puristas q reclamam q faltou isso ou aquilo) três adaptações em uma incomodam muito mais 😂

      Excluir
  28. Olá!!!

    Nossa adorei seu post!!! Estou louca para ver essa serie e ler os livros. Confesso que só ouvir falar desse livros agora depois da serie, mas já me conquistou porque gosto desse "humos negro" "gótico" e ainda por ser infanto- juvenil deve ser o máximo. Espero logo ler essa série de livro. Ah, não sabia do filme de 2004:O


    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Eu curto todos esses YA q são lançados, apesar de nem NA eunser mais kkkkk Mas desventuras em série apresentou um diferencial bem poderoso.

      Excluir
  29. Gostei muito da resenha apesar do livro não se enquadrar nos temas que gosto! Parabéns 😉

    ResponderExcluir
  30. Olá Lari,
    Adorei ler seu post. Eu já vi o filme inúmeras vezes e li o primeiro livro, foi algo muito legal de ter feito, preciso dar continuação.
    Adorei saber que a Série da Netflix capta bem o sentido da obra.
    Tenho certeza que vou me surpreender cada vez mais com essa estória.
    Beijos

    ResponderExcluir
  31. Que bom que gostou! Continue passando ppr aqui, que tem mais! bjosssss

    ResponderExcluir
  32. Eu não me interessava pelos livros até começar a ler inúmeras resenhas positivas. Nem sabia que teria a série, mas deveria ter imaginado pelo tanto de gente que resolveu ler "ao mesmo tempo" hahaha
    Eu assisti algumas partes do filme mas nunca vi inteiro e nem sabia que era adaptação dos livros. Fiquei curiosa pra assistir a série, mas não tenho Netflix.
    E como assim esse ator faz parte do elenco de Garota Exemplar? Não sabia! hahaha na verdade eu comecei a assistir depois que li o livro mas acabei dormindo.
    Ainda bem que a série é melhor que o filme, né?

    Beijos,
    Kemmy - Duas Leitoras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Correndo o risco de fazer a hipster aqui, eu li mto antes de estar na moda viu? ahahaahah Como assim vc dormiu em Garota Exemplar? é tipo dormir no meio de sexto sentido. Eu fiquei sentada na ponta da cadeira o tempo todo ahahsahah bjossss

      Excluir
  33. Amei a forma como você escreve. Engraçado que eu sempre via os anúncios da série e nunca tive vontade de assisti-la, mas... Agora eu fiquei instigada e quero muito assistir.

    ResponderExcluir
  34. Oi.

    Terminei semana passada a série e amei demais. No começo preferia a interpretação do Jim Carrey, mas depois me acostumei com a interpretação do Neil Patrick Harris. Agora é esperar com bastante ansiedade a segunda temporada.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  35. Já asssiti a série hahah estava super empolgada. Gostei bastante ❤

    ResponderExcluir

Alice Martins

Oie! Sou a Alice, tenho 27 anos, sou Mestra em Engenharia de Produção, Pós-graduada em Revisão de Texto e Graduanda em Letras. Leio todos os gêneros literários, mas tenho um apego pelo romance (dramático, dark e hot) e pelo suspense. Sou viciada em música, série e açaí. Atualmente, trabalho com revisão literária e tenho um podcast de true crime/suspense com uma amiga. Me acompanhe nas redes e venha compartilhar amor comigo!




Facebook


Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Arquivos

Editoras parceiras