20/12/2016

Resenha: Tenebris - O fim é apenas o começo

Olá leitores, tudo bem?

Acabei a leitura de Tenebris alguns dias atrás e fiquei sem reação, pensando sobre tudo que li e senti com o livro. Eu viajei com a leitura, literalmente e pela primeira vez enxerguei o "mal" de outra forma, como uma parte boa!

Tenebris: O fim é apenas o começo
Autora: Erika Gomes
Páginas: 214
Nota: 💙💙💙💙💙 / Favoritado

"Não foi fácil mantê-la segura de todas as coisas do mundo, do seu e do dEle"


SINOPSE: Lúcifer vem da palavra hebraica hêlîl, que quer dizer "estrela da manhã" "aquele que traz a aurora". Sendo um anjo de luz, responsável pelo despertar, o nascer do sol, não seria ele, após seculos da sua traição e rebelião, capaz de sentir falta de seu criador, sua essência, a razão real para sua existência? 
​Nos dias de hoje, Heylel, como é conhecido, divide o domínio de Sheol - inferno - com os anjos que com ele cairam, alguns assumindo a posição de liderança e outros somente servindo. Mas cansado da sua terrível existência ele vagava pela terra, desistindo assim do seu reinado e perdido em um conflito interno. Nessa caminhada, Heylel se depara com a jovem Anna, que resplandece como a luz do sol que ele tanto conheceu. ​Sua luz preenche cada espaço vazio, lhe dando uma nova direção e despertando, o até então intocável, o amor. Desse sentimento arrebatador nasce aquela que mudará completamente a visão da humanidade. ​Uma trama recheada de emoção, carregada de tensão, amores irreais, bruxas, anjos, demônios, guarda celestial, mas que acima de tudo, lhe fará pensar até que ponto a religiosidade pregada está certa? Conheça o mundo de Tenebris e se apaixone por essa maravilhosa história!


Tenebris contará a história da Lauren, a filha do diabo. Isso mesmo, o diabo, o demônio, Lúcifer ou qualquer outro nome que você o chame. 
Lauren, no entanto, não sabe que Lúcifer é seu pai. Ela foi criada por sua mãe, Anna e a pessoa que achava que era seu pai, Robert. A menina sempre se sentiu diferente, via vultos e coisas que nenhuma outra criança era capaz de enxergar, mas como Robert é pastor sempre repreendeu a garota, dizendo-lhe como agir. Porém, no auge da sua adolescência a garota se rebelou, parou de ir na Igreja e com isso seu "pai" foi se afastando dela e da sua mãe, passando basicamente o tempo todo na Igreja.

Lauren tem como melhor amigo o Gabriel, um garoto loiro com cachos rondam seu rosto. Eles são inseparáveis, cresceram juntos e o amigo parece ser o único que a entende, compreendendo sua insônia durante a noite e seu sono profundo pela manhã.
Ultimamente a garota tem enxergado coisas ainda mais profundamente. Assustada, ela se despera e sai correndo para esconder-se, indo parar em uma floresta. Lá, ela depara-se com Elida, uma fada que lhe conta sobre sua origem, revelando quem é seu pai, dizendo que o nome dele é Heylel. Ela também explica que o nome da garota é Naiara, não Lauren. A garota não quer aceitar uma palavra do que ouviu, se recusa a acreditar que é a filha do diabo!

"Eu a amei Lauren, e para nós amar não é leviano. Esse sentimento é único e só nos acontece uma vez, não importa por quanti tempo viva"

De volta a casa, ela resolve contar tudo a Gabriel e acaba-o levando até a fada. Gabriel fica perplexo com a informação, mas permanece ao lado da amiga. Então, os dois resolvem que devem conversar com o verdadeiro pai de Naiara e chamam-o. Heylel aparece e leva-os para o seu submundo, contando que tentou proteger a garota todo esse tempo, dos demônios e dEle.

A partir deste momento é que a história realmente começa a acontecer. Misteriosamente, Gabriel é sequestrado e Naiara fica desesperada. Só aceitando sua verdadeira origem ela será capaz de despertar todos os seus "poderes" e quem sabe salvar Gabriel. Então a garota decide abdicar da sua vida na Terra e apagar a memória de todas as pessoas que conhecia para salvar seu amigo.  
Heylel descobre que quem sequestrou Gabriel foi Belial, um demônio que a tempos quer destruí-lo. Elida ajuda Naiara a se conectar com o amigo e vê-lo frequentemente, mas ela frusta-se por não poder tirá-lo daquele local.

"As pessoas procuram culpar algo ou alguém pelos seus atos mais terríveis. Fica mais  mais fácil suportar a maldade quando se pensa que foi gerada por algo sobrenatural"

Em meio a isso, Naiara se deparará com Agares, um demônio que lhe tira o fôlego. Agares é sarcástico e sua presença irrita a garota. Ele passa a chamá-la de Nai e isto lhe deixa mais brava. Aos poucos, entre eles, vai surgindo uma faísca, faísca essa que nem o inferno é capaz de domar. Agares pela primeira vez tem vontade de ficar com alguém, de protegê-la.
Naiara por sua vez se ver confusa, ela achava que podia sentir algo por Gabriel e no outro instante se ver encantada profundamente pelo Agares.

Mas nem tudo pode ser tão fácil... As confusões na vida de Naiara estão apenas começando. Ela terá inimigos para lidar, poderes a controlar e outra pessoa aparecerá na sua vida: Yekun. Yekun sente-se atraído por Naiara desde que a vê e sabe que ela está predestinada a ele. Ele é dela, assim como ela é dele. No entanto, a garota é categórica ao dizer que não é boi para ser marcada e Agares não permitirá que Yekun encoste um dedo nela.

Em meio a guerras, segredos e descobertas, será Naiara capaz de lidar com tantas novidades da sua vida? Ela conseguirá proteger as pessoas que ama? Heylel é tão mal quanto ela aprendeu durante a vida?

"Mas como conter o que Agares causava nela? Não conseguia. Ela se sentia completa, de uma forma única, setia-se inteira e sem limites, como se tudo o que lhe fora negado durante toda a sua vida jorrasse dele"



Esse livro é espetacular, não tenho palavras para defini-lo. Começamos desmistificandos todos os preconceitos em relação ao diabo. Conhecemos um Heylel que optou pelo amor e com isso recusou trazer a tona a sua essência. Heylel é diferente do que imaginamos e lemos tanto sobre Lúcifer. Durante a obra ele se mostrará um excelente pai e proteger sua família torna-se sua prioridade.

Outra peculiaridade do livro é que o inferno não é um lugar tão aterrorizante. Claro que possui criaturas que colocam medo, mas lá eles agem como pessoas normais, tendo cama, banheiro, cozinha, etc. A autora criou um universo particular que foi muito bem descrito na obra, tudo se encaixa e a cada página anseiamos por mais, queremos nos jogar na leitura e naquele mundo.

"- Nunca beijou ninguém? 
- Nunca
- Olha que sorte você tem! Já começou com o que há de melhor nesse e no outro mundo"

A Naiara é uma personagem forte, determinada e capaz de fazer tudo pela sua família. Ela tem um crescimento absurdo, deixando de ser uma menininha medrosa para tornar-se uma mulher poderosa. Sua relação com Heylel irá sendo construída aos poucos e percebemos o quanto o amor entre pai e filha é forte. Mesmo sendo obrigada a deixar a mãe para protegê-la, Naiara não consegue tirá-la dos seus pensamentos, elas estão conectadas.      

O Gabriel é o amigo que toda menina gostaria de ter. Ele tem uma queda pela Naiara e isso fica visível. Já o Agares, talvez, seja o melhor personagem do livro. Sarcástico, lindo, um fogo ambulante, esse diabo mudará completamente a vida da Naiara, despertando sentimentos inimagináveis.
E o Yekun? Odiei-o no primeiro momento! É inadmissível que ele e a Naiara estejam predestinados a ficarem juntos! Mas aí eu parei e pensei: eu acredito que as pessoas estejam predestinadas, mas aceitar que a Naiara não deve ser do Agares é angustiante. Com toda certeza, isso será mais abordado no próximo livro e quero ver o desenrolar dos fatos.

"Sentia que não seria completa e não estivesse com Agares, como se ele fosse sua carga de energia diária para que pudesse sobreviver"

Misturando romance, mistério, suspense e aventura, o livro passeia por todas as nuances de uma boa obra. A leitura é rápida, forte e cheia de emoções. "Tenebris" é cheio de reviravoltas e cada cena traz uma nova revelação que nos deixa boquiaberta.
A Naiara está descobrindo quem ela é, mas ao longo desta descoberta ela acabará se deparando com muitas mais coisas do seu passado! A vida da garota é uma completa bagunça e os segredos estão apenas iniciando-se.

A trama é bem amarrada, acabando no momento certo. Claro que ficamos ansiosos para o próximo livro, até porque muitas coisas ficam em aberto e despertam nossa curiosidade. 
Eu nunca li algo parecido com Tenebris, o livro explora muito bem nossos próprios questionamentos: o mal é realmente mal? Existe bem e mal?

"Criança. você está sentada no inferno, namorando um demônio, chamando o próprio diabo de pai e tendo outro demônio babando como um bobo sobre você... O que é impossível?!"

Terminei a leitura tendo outra visão do mundo, me questionando. O livro teve muitas críticas em relação ao assunto abordado, muitos religiosos caíram pesado na autora e sinceramente não entendo o motivo. O livro é apenas uma ficção, a autora em momento algum tenta incitar ou colocar na mente do leitor que o diabo é certo ou que você não deve seguir os preceitos de Deus, longe disso.
A Erika simplesmente criou uma história que nos faz pensar e enxergar esses dois lados de outra forma, mostrando que as pessoas podem se arrepender, que o amor pode mudar alguém!

Heylel deixou-se mudar por amor, o amor transformou sua vida. Naiara está descobrindo a vida, se descobrindo, descobrindo o amor. Ela tem uma vida bagunçada, não tem um lugar no mundo, mas verá no inferno o seu lugar de paz e calmaria. Nem tudo é o que parece, nem todos são bonzinhos, o mal não é tão mal e os demônios podem ser mais sexy's do que se imagina.

Eu entreguei meu coração a esses personagens e você, vai ficar de fora? Dê uma chance a esse livro e descubra que o amor é o sentimento mais importante!

Redes Sociais da Autora:

"Agora é chegado o momento de se entregar ao amor e deixar que ele cure suas feridas, que molde você por completo"

Beijinhos da Lice
  

46 comentários:

  1. Lice!!!
    A cada dia sou mais grata a vida por ter me proporcionando, parceiros como vc, que não somente leu um livro, mas permitiu que ele te envolvesse e se entregou a cada detalhe. Muito obrigada por seu carinho e cuidado 💕💕

    ResponderExcluir
  2. Nossa, achei meio louco esse livro, a história hehehe. Acho que não leria porque não faz meu estilo.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também achava no começo, mas depois que você começa é viciante!

      Excluir
  3. Oi Lice!

    Gostei muivo da resenha! O livro parece ser bem legal! Dica anotada.
    😘

    ResponderExcluir
  4. Alice é sempre caprichosa nas resenhas! Esta não ficou por menos! 😄👏👏👏

    ResponderExcluir
  5. Parece ótimo, curto histórias assim!!


    Beijos da nati
    www.oxifalei.com.br
    Snap: nath.thamires
    Instagram: @oxi.falei

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Gostei mt da resenha, mas acho que não leria o livro haha Apesar de ter elementos que eu amo, esses romances entre tantas pessoas me deixa com um pé atrás sobre a história.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pior é que o romance é apenas focado na Nai e Agares, com os demais devem ser explorados no próximo livro!

      Excluir
  7. Eu também estou lendo tenebris, parabéns você escreve muito bem adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  8. Oi Alice, tudo bem?

    Só estou lendo resenhas positivas desse livro e estou ficando mega curiosa. Acho que vou gostar da protagonista e esse inferno que a autora criou é bem interessante!

    Adorei a resenha!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi, acho que você irá adorar o universo criado pela autora, é muito bem estruturado!

      Excluir
  9. Oi! Eu vi uma resenha desse livro hoje e eu fiquei muito ansiosa para saber mais sobre o enredo. Conhecer um outro lado da história, saber do arrependimento de Lúcifer é algo completamente novo e muito legal. Amei a premissa!
    Beijo, http://leitoraencantada.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem diferente e por isso mesmo prende o leitor. Acho que você gostaria!

      Excluir
  10. Adorei sua resenha e não pude deixar de perceber os marcadores na foto, adorei! rsrs
    Fiquei interessada em lê-lo.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses marcadores são maravilhosos, fiquei apaixonados por eles *-*

      Excluir
  11. Adorei a sua resenha, parece um livro super interessante. Essa coisa de anjos e inferno deve ser maravilhosa nesse livro.
    🎄
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
  12. Uauuu!!!
    Forte, hein?
    Essa coisa do pessoal religioso cair em cima do autor sempre acontece com livros com essa proposta. Até com Hush hush teve isso, completamente desnecessário.
    O povo não sabe separar as coisas.
    Amei a premissa, eu leria facilmente!

    Beijinhos:*
    Sankas Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Falta discernimento nas pessoas para separarem ficção da realidade!

      Excluir
  13. Oi, Lice.
    Apesar da sua resenha altamente positiva não é um estilo que me interessa.
    Mas que bom que a leitura foi boa para você.
    Há no último texto lá do blog que voce leu, não foi eu que escrevi foi meu esposo rs.
    Beijo

    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo, simplesmente algumas leituras não são o nosso estilo. Estou surpreendida, seu esposo escreve muito bem!

      Excluir
  14. Oie,
    não conhecia o livro e achei a capa bem mais ou menos, mas a resenha é bem interessante.

    bjos
    Blog Vanessa Sueroz
    3 livros por 20 reais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É porque o livro só existe em e-book, a capa irá ser mudada quando o físico for lançado

      Excluir
  15. Tenho muit curiosidade por esse livro!
    Adorei a resenha! ❤❤

    ResponderExcluir
  16. Oi, Lice! Assumo que fiquei um pouco chocada como a autora criou a história, achei bem surpreendente. Hoje em dia não tenho lido muitos livros do tipo, mas adorava essas histórias que mexem com o sobrenatural em 2011/2012! Adorei a sua resenha e a forma como você apresentou o enredo ;D Beijinhos, Beatriz.

    O Diário de uma Escritora Iniciante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Beatriz! Concordo com você, é realmente surpreendente o desenrolar da história e mais impressionante por ser algo nacional

      Excluir
  17. Lice!!!! Amei sua resenha!!!!
    Não conhecia o livro, mas com certeza ela furará fila na minha lista de leituras... rsrsrs
    Parabéns pelo post!

    Bjs
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Adorei a tua review, o livro chamou-me bastante à atenção, parece ser bastante interessante :)
    Ultimamente, não tenho tido muito tempo para ler livros, quero ver se começo a ler

    Style Days Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia e se encante, não vai conseguir parar depois que voltar haha

      Excluir
  19. Respostas
    1. Tão bom ler esses comentários *-* Fico feliz que tenha despertado a sua curiosidade!

      Excluir
  20. Oie
    Achei o enredo bem diferente e isso me deixou curiosa, mas não sei se o leria, quem sabe.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Olá Alice
    Uau que resenha espetacular!
    Fiquei instigada por esse plot bem peculiar.
    Uma perspectiva total diferente.
    E mistérios, segredos, fantasia, amor, guerra, amizade, família e uma narrativa que surpreende e prende a atenção.
    Já coloquei na lista dos desejados.

    Flor um Felizzzzzzzzz Natal pra vc, sua família e todos que vc quer bem, um Ano Novo de muitas felicidades, amor, paz e sucesso.
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Luli, tudo em dobro pra você e sua família. Que possamos continuar nos falando em 2017! Beijos!

      Excluir
  22. Olá, Alice.
    Achei interessante e corajoso da parte da autora escrever essa história. Mas acho que é um livro que eu não leria. Não tenho nada contra, mas sou evangélica e prefiro não misturar leitura com religião, mesmo que o livro seja uma obra de ficção. Quando bate contra coisas que acredito, eu prefiro não ler.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil, sei bem como é. Para pessoas extremamentes religiosas a leitura seria difícil!

      Excluir
  23. Oi, Lice tudo bem?
    Gostei muito da sua resenha mas a estória não me chamou atenção, dessa vez vou deixar a dica passar, mas que bom que conseguiu absorver as ideias principais do livro e se permitiu envolver com os personagens.
    beijinhos

    https://leiturize-se.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. To com esse livro aqui pra ler <3 espero conseguir em breve, assim que eu me organizar mais hehehe

    ResponderExcluir

Alice Martins

Oie! Sou a Alice, tenho 27 anos, sou Mestra em Engenharia de Produção, Pós-graduada em Revisão de Texto e Graduanda em Letras. Leio todos os gêneros literários, mas tenho um apego pelo romance (dramático, dark e hot) e pelo suspense. Sou viciada em música, série e açaí. Atualmente, trabalho com revisão literária e tenho um podcast de true crime/suspense com uma amiga. Me acompanhe nas redes e venha compartilhar amor comigo!




Facebook


Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Arquivos

Editoras parceiras