01/12/2016

Resenha: Existe Razão

Olá amores,

Hoje venho resenhar o livro "Existe Razão" da Sofia Andreassa que foi disponibilizado pela Editora Planeta Azul! Esse romance é daquele tipo bem fofo e essse título lembra o quê? Isso mesmo, a música "Eduardo e Mônica" do Legião Urbana. 
Essa foi uma daquelas leituras finalizadas em apenas uma passada. Rápido, leve, fofo e gostoso!

Existe Razão
Autora: Sofia Andreassa
Páginas: 124
Editora: Planeta Azul
Nota: 💙💙

"Ele sempre achou que o beijo perfeito fosse coisa de menina, mas aquele era o beijo perfeito"


SINOPSE: Eduardo e Mônica um dia se encontraram sem querer, conversaram muito e tornaram-se amigos. Mônica é uma menina cheia de vida, alegre, de cabelo vermelho e mal pode esperar para viver o resto da sua vida. Eduardo é diferente: um pouco mais na sua, de poucas palavras, mas sempre estudando: vida de vestibulando de Medicina nunca foi fácil. Mas, mesmo assim, Eduardo e Mônica são melhores amigos e nada vai separá-los. Em meio à efervescência da idade, se veem em um dilema: por que não tentar ter alguma coisa? Eles se esforçam e mudam muitas coisas em sua personalidade para isso, e até por um tempo funciona. Mas, como todo relacionamento moderno, tem uma ex-namorada chata, uma das mães que não apoia o relacionamento, indecisões, traumas ainda não superados, ciúmes e, claro, a insegurança da idade. Se não houvesse obstáculos a serem vencidos das formas mais divertidas e inusitadas não seria uma verdadeira história atual de amor de adolescentes, que é eterna enquanto dura.

"Amar Mônica era vermelho. Ou seja, intenso e bonito"

"Existe Razão" foi inspirado na música do Renato Russo e isto fica nítido em cada parte do livro. A autora criou uma história para a música e isso por si só é maravilhoso, principalmente para uma fã da banda, como eu. 
Eduardo e Mônica se conheceram ao acaso em uma praça e a amizade surgiu instantaneamente. Ela, uma garota cheia de sonhos de 16 anos, cabelo vermelho vivo, descobrindo a vida e prestes a fazer o primeiro vestibular para Arquitetura. Ele, um garoto quieto de 19 anos que guarda certo segredos e dores da sua adolescência e está cursando um cursinho para entrar em Medicina.

No início do livro, Eduardo sofre um acidente, machuca o pé e é obrigado a ficar com o gesso por um tempo. Com isso, ele acaba ficando ainda mais recluso, escondendo-se em casa. Mônica passa a visitá-lo com certa frequência, mesmo a mãe do garoto odiando-a. 
Nisso, ambos aproximam-se. Eduardo apresenta Mônica para a sua turma de cursinho e finalmente lhe revela alguns dos seus segredos. Eduardo e Mônica aos poucos percebem que entre eles pode existir algo maior que a amizade.

No entanto, adolescentes passam por fases e possuem fases. Além de estarem descobrindo sentimentos novos e lidarem com sentimentos antigos, Eduardo e Mônica precisarão enfrentar a ex-namorada do garoto que ainda possue uma bela amizade com ele.
O ciúme entrará em cena, a insegurança e segredos que podem fazer uma relação maravilhosa se despedaçar. Porém, nem tudo pode ser levado tão a sério. Certas pessoas merecem uma segunda chance, ainda mais quando elas tratam-se de Eduardo e Mônica, um casal que desconhece as razões que são feitas com o coração! 

"Então, o papo de que ninguém esquece o primeiro amor era pra valer?" 

 Eduardo e Mônica - Legião Urbana
   
O livro é fofo e trata a relação de adolescentes de forma leve. Ainda aborda traumas da adolescência relacionados com a primeira namorada, o primeiro amor e a primeira decepção. Eduardo é um personagem enigmático, daqueles que não conseguimos descobrir o que pensa ou sente. Ele possue uma relação pertubarda com seu irmão mais velho. Enquanto seu irmão é considerado um ótimo garoto que passou de primeira no vestibular de Medicina, Edu é visto como a "ovelha negra" da família, visto que ninguém da sua casa imagina o vestibular que ele quer prestar e o enxergam apenas como um problemático.
Já a Mônica nunca teve um relacionamento sério e carrega consigo o medo de fazer o primeiro vestibular. Tem medo de decepcionar sua mãe e medo de entregar seu coração.

"É que nunca tinha encontrado alguém que valesse a pena ter ciúmes" 

Narrado em terceira pessoa, o livro não permite que o leitor entre dentro dos personagens, mas nos dar uma margem para brincar com eles na nossa mente. No desenrolar da trama, algumas surpresas acontecem para o leitor, não é nada fabuloso, mas o suficiente para tirar a história da linearidade.

A escritora soube imaginar e dar vida a um "Eduardo e Mônica" com a essência da música. No entanto, senti falta de um "push", esperei até o final o algo a mais que não veio. Mesmo assim, foi uma leitura bacana e boa para sair de uma ressaca. Sugiro fazer a leitura com a música tema de fundo, pois as emoções serão mais bem exploradas.


Esta obra pertence a Planeta Azul Editora e se encontra a venda AQUI!

A Editora Planeta Azul também está recebendo contos sobrenaturais para a sua nova coletânea, então se você gosta de escrever sobre esta temática, não deixe de enviar seu conto! Para saber mais, CLIQUE AQUI!



Redes Sociais da Editora:


Beijinhos da Lice

37 comentários:

  1. Que livro maravilhoso! Eu nem li ainda mas já me conquistou pelo fato de ser inspirado numa musica que eu gosto tanto <3 E o livro tem poucas paginas, com certeza vou devora-lo haha, vou anotar ele aqui pra incluir nas minhas proximas leituras, espero que seja uma leitura agradável pra mim :)
    Beijoss
    http://agridoceleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também espero que seja uma leitura agradável para você!

      Excluir
  2. Oi Alice!

    Tenho muita dificuldade de gostar de livros de romance em terceira pessoa :( Acho que isso já me desestimula bastante a ler.

    beijos
    Psicose da Nina | Instagram

    ResponderExcluir
  3. Que lindo, eu com certeza quero ler esse livro.
    Amo a música em que ele foo inspirado. ♥
    Voltei com as postagens no blog.♥
    Art of life and books

    ResponderExcluir
  4. Olá,tudo bem?
    Assim que comecei a ler a sinopse lembrei da música Eduardo e Monica, achei bem legal essa intertextualidade e me deixoi bem curiosa para ler.
    Beijos
    http://amandastale.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Amei sua resenha! Faz tempo que não consigo terminar um livro em tão pouco tempo assim, mas a leitura desse parece ser bem leve e gostosinha mesmo. Capa lindaaaa *-*

    Beijos <3
    Blog Mente Viajante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabei muito rápido, menos de 1 hora! É bem gostosinho ele *-*

      Excluir
  6. Oi! Eu sempre quis fazer um post sobre músicas que deveriam virar livros e olha só que não é que existe essa! Eu amei o enredo e acho que adoraria ver como o romance de Eduardo e Mônico começaria e que fim teria haha amei!
    Beijo, Leitora Encantada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Eu também tinha essa ideia e foi muito bacana ver esse livro haha

      Excluir
  7. Parece um ótimo livro, adorei principalmente porque eu gosto bastante dessa música :)
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
  8. Oie
    O livro tem um enredo muito bom, apesar de eu não curtir muito narração em terceira pessoa, fiquei curiosa para ler este. Adorei sua resenha e saber sua opinião sobre.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, flor!
    Não tinha visto nada dele ainda!
    Gostei da dica ;)
    Adorei a resenha!

    Beijinhos :*
    Sankas Books

    ResponderExcluir
  10. Olá, Alice.
    Sou meio ET quando o assunto é musica e nunca tinha ouvido falar dessa hehe. Mas achei super legal o livro ter sido inspirado na musica. E acho que leria ele sim.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  11. Oi,

    Que livro lindo! Amei a sua resenha.

    Abraços...

    http://blogmichaelvasconcelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi, Alice! Adorei que a autora mudou algumas coisinhas sobre o Eduardo e a Mônica da música original para deixá-los um pouco mais imprevisíveis. Fiquei curiosa para ler o livro, parece ser uma leitura leve e divertida :D Beijinhos, Beatriz.

    www.odiariodeumaescritorainiciante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é a sacada mais bacana da autora, ter mudado o jeito do Eduardo e da Mônica. Eles são praticamente o oposto da música.

      Beijos!!!

      Excluir
  13. Oi Alice,
    Não conhecia, mas fiquei curiosa.
    Adorei a premissa.
    Beijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi, Alice!
    Eu não sou muito fã de Legião e, pra ser sincera, tomei um certo abuso de Eduardo e Mônica. Porém, entretanto, todavia, eu leria esse livro sim porque achei muito fofa e legal por ter sido inspirada na música.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção de seis anos de Caverna Literária
    Participe do Natal Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você partiu meu coração agora hahahaha Brinks!
      Ele é bem fofo mesmo *-*

      Excluir
  15. OI QUERIDA,
    que bom que gostou do livro. Ele tem uma premissa ótima, e a capa é bem simples mas fofa. É sempre ótimo embarcar em uma leitura fofa que termina deixando um sorriso no rosto da gente.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Como todos os livros tem seu defeito, mas é bem fofo haha

      Excluir
  16. Oi Alice!!

    Adorei a premissa do livro, quando era adolescente adorava Eduardo e Mônica e a obra ser inspirada na música é uma ideia bem bacana! Adorei a indicação!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  17. Oieeeee Alice
    Eu preciso ler esse livro! rsrs
    A sinopse é bacana, a sacada da autora em criar uma história para a música foi mara e dar vida a um Eduardo e Mônica sensacional.
    Ameeeei sua resenha!!!
    Li ouvindo a música que amo. Amoooooo Legião Urbana🎶💞
    Estou muito querendo ler um livro assim delicinha de uma sentada!
    Bjs flor e excelente fds pra ti
    Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Alice Martins

Oie! Sou a Alice, tenho 27 anos, sou Mestra em Engenharia de Produção, Pós-graduada em Revisão de Texto e Graduanda em Letras. Leio todos os gêneros literários, mas tenho um apego pelo romance (dramático, dark e hot) e pelo suspense. Sou viciada em música, série e açaí. Atualmente, trabalho com revisão literária e tenho um podcast de true crime/suspense com uma amiga. Me acompanhe nas redes e venha compartilhar amor comigo!




Facebook


Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Arquivos

Editoras parceiras