01/11/2016

Resenha: O Bisturi de Ouro

Olá leitores, tudo bem com vocês?

Terminei "O Bisturi de Ouro" do parceiro Chaiene Santos no fim de semana! Confesso que foi um livro que me causou um misto de emoções: sorri, chorei, tive medo e fiquei pertubada. Uma leitura desafiante em todos os sentidos.

O Bisturi de Ouro
Autor: Chaiene Santos
Páginas/Ano: 208/2013
Editora: Novo Século
Nota: 💙💙💙💙

"Os sonhos nos ajudam a chegar ao lugar mais alto de uma escada. Os degraus devem ser subidos um de cada vez, sem pulá-los nem prejudicar outras pessoas"


SINOPSE: Um médico se torna um dos melhores cirurgiões de sua época. Apesar de ter tido uma infância pobre, Eduardo sempre se dedicou aos estudos, seguindo os conselhos de sua mãe, que era muito inteligente e conseguia enxergar o futuro com os olhos da sabedoria. No começo, seu pai não lhe dava apoio. Todavia, ele entendeu que o desejo penetrado no coração do jovem estudante era uma mola propulsora que o faria alcançar o seu objetivo e passou a apoiá-lo com os poucos recursos que possuía. O médico enfrentará um inimigo homicida, escondido sob o manto da amizade e terá de enfrentar um grande dilema: o desejo de vingança ou de perdão.


Eduardo era filho do operário Roberto e da dona de casa Catarina. O jovem ainda possuia dois irmãos mais novos, e todos eles moravam em uma vila destinada para os trabalhadores da fábrica em que seu pai trabalhava. Mesmo tendo péssimas condições financeiras, sua mãe nutria o desejo de ver seu filho tornando-se médico. Eduardo era um garoto inteligente, que esforçava-se ao máximo quando o assunto era seus estudos, possuia facilidade no aprendizado e durante sua vida acadêmica conseguiu algumas bolsas de estudos em escolas particulares o que ajudava-o a ter bons resultados nas disciplinas.

Na escola particular, Eduardo era o único garoto pobre, mas tinha grande facilidade em construir novas amizades, todos o admiravam e queriam tê-lo por perto. No entanto, toda essa fama acabou atraindo a atenção de Glauco, um garoto conhecido por suas maldades com os demais alunos. Glauco aproximou-se aos poucos de Eduardo e começou a entrar na vida do garoto, conheceu sua família e seus outros amigos.  Glauco não tinha uma boa relação relação com sua família e perceber como Edu era amado pela sua, causava um ódio mortal pelo outro garoto, que na sua percepção tinha tudo que ele nunca teve.


"Ser um vencedor é executar os sonhos, mesmo que haja riscos. É enfrentar os problemas, mesmo não tendo forças. É caminhar por lugares desconhecidos, mesmo sem bússola. É tomar atitudes que ninguém tomou. É ter consciência de que quem vence sem obstáculos triunfa sem glória. É não esperar uma herança, mas construir uma história..."


Dona Catarina guardava todas as suas economias de suas costuras para financiar o futuro curso de medicina do filho. Mas o sonho parecia cada vez mais distante, Eduardo perdeu a bolsa no colégio particular e teve que voltar para uma escola pública. Ele cursava um técnico de manhã, fazia um estágio a tarde e a noite assistia as aulas do ensino médio. Nesse meio tempo, ele conheceu a bela Helena, uma garota que mudou-se para o lado da sua casa. Logo o namoro engatou, mas os pais da garota tiveram-se que mudar-se para São Paulo e eles afastaram-se.

"Ser um vencedor não é esperar a felicidade acontecer, mas conquistá-la"

Prestes a completar 18 anos, uma vaga para trabalhar na fábrica foi aberta e Edu candidatou-se e conquistou a vaga. Sua mãe via as dificuldades aumentarem, porém continuava guardado suas economias. Certo dia, depois de voltar da fábrica, Edu encontrou sua casa cercada de pessoas, logo descobriu o motivo de tudo aquilo: sua mãe tinha sido assassinada e ao que tudo indicava o ladrão tinha levado todas as economias dela.
A polícia concluiu que o crime foi cometido por algum conhecido da família, visto que o cachorro não latiu e o criminoso conseguiu entrar e sair sem nenhum sinal de arrombamento. Sem provas concretas, o caso foi arquivado.

Os anos passaram e Eduardo decidiu que estava na hora de prestar o vestibular para medicina, seria uma forma de aproximar-se da mãe que desejava tanto aquilo. Seu pai era contra, pois precisava do seu filho trabalhando para ajudar nas finanças, mas decidiu deixá-lo tentar, não acreditava no potencial do filho. Edu dedicou-se por quase um ano, fez o vestibular e conseguiu ser aprovado na Universidade Federal de Medicina de São Francisco de Assis, uma das melhores do Estado do Rio de Janeiro.

Com a aprovação, Eduardo tinha que se mudar para o RJ, a família estava com dificuldades financeiras e isto lhe preocupava. Glauco estava fazendo um curso de piloto de helicóptero e desde a morte de Dona Catarina os dois jovens não se encontravam.
Na Universidade, Edu mais uma vez se destacou, no entanto, um homem mascarado sempre o perturbava, trancando-o em ambientes e mandando cobras como "presente".

"A vingança é como um veneno que pode tomar conta da pessoa boa e transformá-la em mau"

Nem todos eram aquilo que pareciam... Eduardo se esforçava para se manter na capital, morava no alojamento da Universidade e fazia apenas 2 refeições por dia, com o propósito de economizar o máximo possível. A vida do jovem parecia ser rondada de desafios e dificuldades, novos problemas sempre surgiam, porém sua força mantia-se, ele tinha um objetivo a ser cumprido. Neste meio tempo, amizades, amores e decepções fizeram parte da sua vida, o medo do desconhecido também o amendrontava.
Depois de esforços contínuos, ele conseguiu formar-se médico e tornou-se o melhor cirurgião da região, o que lhe renderá o apelido de "O Bisturi de Ouro". Mas a dúvida que permanece é: Quem continua seguindo-o depois de tantos anos? Quem lhe provoca arrepios na alma e parece não dá-lhe sossego?
O jovem médico continua enfrentando desafios, mas em algum momento terá que decidir entre a vingança ou perdão? O Ódio ou amor? A vida é uma caixinha de surpresas e no caso de Edu, essa caixinha acabou-se tornando-se um baú...

"A vida separa as pessoas, no entanto, exite sempre a lembrança..."


Esse livro me deixou sem fôlego. A maior lição que ele proporciona aos leitores é a força de vontade mesmo durante um grande desafio. O sonho do Edu parece ser tão distante, tão impossível, mas tornou-se tão real e com um ônus que ele não sonharia.
O autor conseguiu despertar em mim a vontade de lutar por coisas que eu já havia considerado como inacessíveis e isto é a maior dádiva deste livro, uma propulsão de ânimo e fé.

"O Bisturi de Ouro" traz vários dramas que são bem construídos. A morte da mãe do Edu, o misterioso mascarado, a inveja de Glauco, os seguidos ataques que colocam sua vida em perigo, tudo é um grande mistério. Devo confessar que o mistério foi desvendado por mim no meio do livro, mas mesmo assim o prazer da leitura não se perdeu. E não tinha como se perder. O autor conseguiu construir vários outros dramas no final da história e realmente fiquei surpresa com o final, é inesperado, cheio de aventuras e altruísta.

"Atrás de seus olhos perfeitos havia um fio e uma navalha"

Em alguns momentos senti que a escrita correu demais, algumas cenas precisavam de mais detalhamentos, mas nada disso influencia no contexto da obra. Esse livro mexeu comigo de várias formas, me fez refletir sobre quais atitudes tomaria se estivesse no lugar do Edu, me fez refletir sobre o que venho fazendo da minha vida.

É impossível  não recomendar este livro para os meus leitores, pois tenho certeza que ele tocará o coração de todos que o lerem. Simples, singelo, forte e motivador, O Bisturi de Ouro te fará ser outra pessoa!!! Uma lição de vida que você precisa levar para sua vida...


Obrigada ao Chaiene pela oportunidade, foi maravilhoso conhecer o Edu! O final me deixou com a expectativa de um próximo livro...

"Ele sempre soube que o amor é como uma semente que cresce, se torna uma planta que precisa de luz e cuidados; que o ouro e o diamante precisam ser trabalhados e lapidados, para manter o brilho por toda a sua existência" 

Redes Sociais do Autor: 

Links para comprar o livro:




Beijinhos da Lice

22 comentários:

  1. oi tudo bem?

    que historia linda, eu já tinha visto outras resenhas, mas não pelo seu ponto de vista, vou comprar pra ler com certeza beijos

    Taynara MEllo | Indicar Livros
    www.indicarlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo ótimo e com você?

      Fico extremamente feliz com o seu comentário, recompensa tudo! Bjsss!

      Excluir
  2. Não conhecia o livro, gosto de suspense masss não sei se leria ele... achei a temática meio perturbadora rsrs
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com toda certeza é pertubardora, principalmente a cabeça do "Vilão". Mas esse fato faz da leitura algo surpreendente!!

      Excluir
  3. Olá Alice, passei retribuir sua visitinha no blog, gostei muito da sua resenha, muito bem escrita e completa. Fiquei super curiosa em ler o livro, ainda não o conhecia :)

    Beijos
    Fran
    Achei e Rabisquei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fran,
      Fico muito feliz que tenha gostado. Seu blog é lindo. Beijão!!

      Excluir
  4. Oie
    Nao conhecia o livro, mas o enredo parece ser muito bom, curioso e instigante. Fiquei com vontade de ler.
    Obrigada pela visita la no blog e volte sempre.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Nessa,
      Realmente é tudo isso e um pouco mais! Obrigada você!

      Excluir
  5. Que resenha em 😍 me deixou sem folego e querendo pra ontem esse livro!!! ❤❤❤ adorei!

    Bibliotecamosoficial.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Alice,

    Não conhecia i livro, mas tem uma premissa bem interessante. É muito bom quando um livro nos faz refletir.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  7. Amei sua resenha, confesso que não gostei muito da história por achar bastante pesada. Mas, pra quem gosta é um livro e tanto!

    Um super beijo, Blog Minuto de Bobeira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é pesada, e pessoas que não gostam do gênero podem não gostar...

      Beijoooos!!

      Excluir
  8. Oiii Alice! Amei a sua resenha *--* ainda não conhecia a obra e achei muito interessante, me parece ser um daqueles livros que você simplesmente não consegue largar para saber o que vem depois! Acabei de conhecer o seu blog e já fiquei apaixonada *--* é uma fofura, aah e já tô seguindo para não perder mais nada :D

    *Beijokas -Hellen Barros.

    www.apenasgiz.com.br

    ResponderExcluir
  9. Ooi não conhecia o livro, mais o titulo e o enredo já me deixou curiosa rs, vou adicionar na lista ^^
    beeijos | estou seguindo ^^
    http://bellapagina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oie, tudo bom?
    Caraca, eu adoro ler esse livros que falam sobre a força de vontade e como a gente consegue as coisas quando lutamos para isso. Principalmente hoje em dia que quase tudo na vida está a nosso alcance.
    Me pareceu muito legal e com certeza eu leria ele.

    Sessão Proibida †

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Esse livro é uma grande motivação para alcançarmos nossos sonhos *_*

      Excluir
  11. Oie, tudo bem?
    Nunca tinha ouvido falar desse livro, 'as confesso que só pela capa já me apaixonei.
    Pensando seriamente em sair correndo e comprar rs
    Adorei sua resenha 😘
    Beijos
    delirioliterariooficial.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compre! Não irá se arrepender, a literatura nacional tem grandes autores!! Bjsss!

      Excluir

Alice Martins

Oie! Sou a Alice, tenho 27 anos, sou Mestra em Engenharia de Produção, Pós-graduada em Revisão de Texto e Graduanda em Letras. Leio todos os gêneros literários, mas tenho um apego pelo romance (dramático, dark e hot) e pelo suspense. Sou viciada em música, série e açaí. Atualmente, trabalho com revisão literária e tenho um podcast de true crime/suspense com uma amiga. Me acompanhe nas redes e venha compartilhar amor comigo!




Facebook


Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Arquivos

Editoras parceiras