30/08/2016

Resenha: Tudo Tem Um Porquê


Olá meus amores, tudo bem com vocês?

"Tudo tem um porquê" é um livro diferente de todos que já tive o prazer de ler, começando pelo fato de ser um Romance Espírita. O livro foi escrito pelo Marcelo Cezar, mas ditado pelo espírito Marco Aurélio. E diferente do que a maioria das pessoas pensam (inclusive eu pensava), não tem nada de sobrenatural na escrita. Em momento algum o autor tenta interferir na religião de alguém e o livro fala de todas as doutrinas de forma respeitosa, inclusive aceitando as diferenças e respeitando-as.
É o meu primeiro contato com o gênero e o que tenho para falar? Fiquei simplesmente encantada, para minha surpresa todo o receio que eu tinha em relação ao gênero sumiu, restando-me o deleite de um livro maravilhoso.
Vamos lá, conhecer a história e entender um pouquinho mais sobre o mundo que habitamos...

Livro: Tudo Tem Um Porquê
Autor: Marcelo Cezar, pelo espírito Marco Aurélio
Páginas: 416
Gênero: Romance Espírita
Editora: Vida & Consciência
Nota: 💙💙💙💙💙

"Quando o amor está em jogo, não existe machucado algum, porque o amor não fere. O amor cura, liberta, faz bem, jamais causa mal"


Em "Tudo tem um porquê" conhecemos várias histórias que durante a trama se cruzam e descobrem relações fortes com outras vidas, outras encarnações...

Primeiramente, conhecemos a Berenice e sua família. Berenice é uma jovem de 25 anos, mas que tornou-se um tanto quanto reclusa em relação a vida. Ela é casada com o Durval, mas o casamento decaiu depois que ela viu-se obrigada a extrair o útero, por causa de uma doença. Berenice acreditava que o fato de não poder dar filhos ao marido era um martírio que teria que levar pelo resto da vida e devido a isto esqueceu-se de viver sua vida de mulher e passou a ser "só" uma dona de casa. Ela e Durval estavam à 1 ano sem relações sexuais e as brigas dentro do lar só aumentavam... 
Berenice frequentava um centro espírita, no entanto, os conselhos que recebia da Ondina, uma voluntária do centro, não eram os melhores. Ondina repetia para Berenice que ela não deveria se separar, que caso isto ocorresse, as almas de ambos voltariam a se encontrar em próximas vidas para acertarem esta relação.
Em uma noite, depois de sua espivitada vizinha Inês lhe provocar, Berenice sai em rumo ao bar em que Durval se encontrava. Brigam no meio de todos e ao ir embora, Berenice cai, bate a cabeça e morre. Calma, isso não é spoiler, é apenas o começo...

Continuando no núcleo de Berenice, temos a sua irmã Toninha. Uma mulata totalmente diferente da irmã. Toninha é determinada, batalhadora e sonha em fazer uma faculdade e viajar pelo mundo. Na noite da morte da irmã ela tinha saido com suas amigas Esmeralda e Vera. Foi uma noite mágica para ela, visto que conheceu um rapaz que mecheu com o seu coração.
Toninha trabalha na boutique de Elisa Brandão, uma socialite de família tradicional.

Elisa Brandão é uma mulher sem medidas, incapaz de aceitar um não e capaz de fazer tudo para ter o que deseja. Ela é casada com Humberto, mas a relação deles não passa de uma faxada, nunca houve amor. Os dois são pais de Guilherme e Gustavo. Os filhos são a única coisa que prende Humberto a Elisa. Por isso, a megera acaba com qualquer relacionamento dos filhos, pois sabe que assim que eles saírem de casa, o marido também se vai. Um passado em Paris, envolvendo ela, Humberto e Renato guarda segredos perigosos.
Elisa usa a boutique como uma forma de lavar dinheiro, sua família é envolvida com todos os tipos de pessoas, e Elisa faz  uso de todos os serviços obscuros dos conhecidos da família.
Ela não se dá bem com o filho mais velho, Guilherme. Ela praticamente odeia-o, nunca nutriu sentimento de afeição alguma por ele.

"O amor que prende, que sufoca, que pune, que maltrata, que mata, é qualquer coisa que queira chamar, menos amor"


Gustavo, filho de Danusa e Humberto, foi concedido através de inseminação artificial. Um homem de bem com a vida, que sempre teve uma relação cordial com a mãe, tentando aplacar as discussões entre ela e seu irmão. Durante a trama irá se apaixonar por Toninha, um amor que irá superar os piores males: o preconceito e o tempo.

Já Guilherme não consegue entender como a relação com a sua mãe pode ser tão ruim. Recentemente teve um grande abalo emocional, foi abandonado por Paula, sua namorada. Uma mulher que surgiu na sua vida como um furacão e depois foi embora da mesma forma que surgiu, inesperadamente. Guilherme tem a figura materna espelhada na sua dinda, Danusa. A relação dos dois é maravilhosa e pode ser explicada pelo passado.

Danusa é casada com Conrado, primo de Humberto. Eles foram criados como irmãos e são sócios de uma empresa. Danusa nunca se bicou com Elisa, elas não se suportam. 
Danusa é uma mulher espirituosa, que sempre buscou conhecer todas as religiões e se identifica com o espiritismo, acreditando em vidas passadas. Por muitos pode ser considerada uma "doidinha" pelo seu jeito espontâneo de levar a vida e criar sua filha, Manuela.

Manuela é uma garota extremamente indecisa. Não tem confiança alguma em si mesma e nas suas ações. Namora o Luciano, um parceiro do seu pai e do seu tio. Mas o relacionamento de ambos nunca teve amor, apenas um gostar.

Paula é uma mulher interesseira, quer ter uma vida com regalias e para isso caça um bom partido. Uma mulher de parar o trânsito, viu em suas mãos uma oportunidade única quando descobriu segredos do passado de Elisa e usou isto para se aproximar do seu filho, Guilherme. Mas, quando percebeu que João Carlos (amigo de Guilherme e um gênio) pode lhe dar um futuro melhor, não pensa duas vezes em trocar o atual namorado.

"A morte não é o fim. O corpo morre, mas o espírito é eterno"


O espírito de Berenice volta para ajudar Ondina a se reencontrar e ao mesmo tempo ela mesmo se encontra, podendo entender melhor as suas vidas passadas e os erros que cometeu. A amiga de Toninha, Esmeralda, também é sensitiva e mostra um pouco desse lado em suas cenas.
Já Elisa, por todo mal que carrega em sua alma, tem sempre espíritos ruins rondando-lhe, provocando-lhe pensamentos e ações negativas.
Como é perceptível, a trama se entrelaça entre os núcleos. Temos segredos do passado que aos poucos vão sendo revelados, temos jovens determinados e focados, temos uma luta do "mal x bem", temos pessoas vivendo da forma que acham corretas.

O livro mescla romance, suspense e aventura. O mistério que envolve o passado de Elisa prende o leitor, que cria em sua mente várias versões do que pode ter ocorrido.
"Tudo te um porquê" te faz refletir sobre aquele velho ditado "se você pensa coisas ruins, atrai coisas ruins", e esses "ruins" são espíritos perdidos, que não aceitam ter morrido e querem fazer o mal aos que ficaram na terra.
A morte é tratada como uma dádiva. O espírito depois da morte desprende-se do corpo e passa por um período de cura, de se desfazer de todos os sentimentos vividos, para só depois então, começar a viver no novo plano.
Eu, particularmente, sempre acreditei em vida após a morte. Não sou espírita, mas acredito em reencarnação e em espíritos bons e ruins que nos rodeiam. O livro me ajudou a entender um pouquinho a mais sobre todos os mistérios que envolvem a vida e a morte...

A história é fascinante, todo enredo tem uma grande carga emocional que o leitor consegue absorver os sentimentos junto com cada personagem. No final da leitura o leitor sente-se leve e as lágrimas vem como um banho para lavar a sua alma, tirar toda carga emocional acumulada.
Quando um livro é bem escrito, não há como não se apaixonar e não anseiar por mais... Eu me vi prendida, eu absorvi tudo que li!
Em "Tudo tem um porquê" você aprende que cada ação, cada palavra, cada pessoa tem uma razão para acontecer, para entrar em sua vida. Você pode não acreditar, não gostar, mas tudo é regido por algo maior, que eu chamo de Deus. A morte é apenas o recomeço, uma oportunidade para concertar erros e quem sabe corrigi-los em uma próxima vida... E o amor é o combustível mais lindo que uma pessoa possa doar a outra!

Obrigada a Editora Vida & Consciência por me permitir abrir meus horizontes e descobrir novos gostos!!

Links para compra do livro:
Saraiva
Amazon
Submarino
Vida & Consciência




Beijinhos da Lice


8 comentários:

  1. Gostei, que dica maravilhosa.
    Essa vai para as anotações. ♡
    Te seguindo como Art of life and books, segue o meu blog, tem muita coisa boa.♥
    Art of life and books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Pode colocar na sua listinha mesmo, não vai se arrepender.
      Já te sigo faz um tempinho haha
      Beijooos!!

      Excluir
  2. Oi Alice!

    Eu juro que olhando a capa eu jamais imaginaria que seria um romance espirita! faz tempo que não leio nada do gênero e parece ter personagens bem bacanas! Gostei!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi!

      Eu também tive esse sentimento quando vi a capa, jamais imaginei que era um romance espirita e acabei me surpreendendo com o conteúdo proposto dentro da história!

      Beijoos!

      Excluir
  3. oi flor, eu já li desse gênero, e totalmente diferente do que imaginava, gosto muito de ler Zibia Gasparetto , comprei alguns na revista da avon, gênero espirita escrito através de uma boa história é compensativo ler. adorei a resenha e ainda não conhecia o autor. vou procurar pra comprar. Adorei o seu blog e vou seguir para não perder nada. Venha conhecer o meu tbm, ficarei muito feliz com sua inscrição beijos

    Taynara Mello | Indicar Livros
    wwww.indicarlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Tay, tudo bem?

      Estou muito curiosa para ler algo da Zíbia, escuto maravilhas sobre os livros dela. Me surpreendi com o gênero e com a escrita, tudo muito bem estruturado.
      Já estou lhe seguindo, seu blog é lindo <3

      Beijooss!

      Excluir

Alice Martins

Oie! Sou a Alice, tenho 27 anos, sou Mestra em Engenharia de Produção, Pós-graduada em Revisão de Texto e Graduanda em Letras. Leio todos os gêneros literários, mas tenho um apego pelo romance (dramático, dark e hot) e pelo suspense. Sou viciada em música, série e açaí. Atualmente, trabalho com revisão literária e tenho um podcast de true crime/suspense com uma amiga. Me acompanhe nas redes e venha compartilhar amor comigo!




Facebook


Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Arquivos

Editoras parceiras