26/08/2016

Resenha: Maria do Sol

Hello leitores, tudo bem com vocês?

Hoje trago para vocês a resenha do livro "Maria do Sol" da Alice Raposo! Foi uma leitura leve, ótima pra te curar de uma ressaca e mesmo assim te alertar sobre problemas importantes.

Livro: Maria do Sol
Autora: Alice Raposo
Páginas: 128
Editora: Fundação Quixote
Ano de Publicação: 2016
Nota: 💙💙💙💙

"O Passado é um abismo que se abre e não temos como voltar"


SINOPSE: Todo livro tem sua história, algo que foi o propulsor para sua criação. Maria do Sol surgiu de uma madrugada que trouxe um sonho. Durante o dia se materializou em um conto. Dois anos após, voltei-me para ela e a concluí.
Pedrinho e Maria do Sol irão nos levar por um caminho sem volta. É claro! Pois todo percurso que se segue não há como retroceder em suas consequências. Por isso, agir sem pensar não é um meio a se seguir. Seremos morada das consequências de nossos atos.
Portanto, é tão importante analisar cada passo que será dado, não matematicamente como num jogo, pois a existência se tornaria fria e sem vida, mas com verdade, diálogo e sinceridade no agir.

Pedrinho é uma criança quieta, reclusa, sem amigos. Foi criado basicamente por sua babá Milena. Seus pais Vicentinho e Sofia eram contadores que viviam com a cabeça e o tempo voltados para o trabalho, o carinho e amor pelo filho sempre ficaram para segundo plano.
Vicentinho era filho de Dona Carlota e seu Felinto. Felinto sempre foi homem trabalhador, que passou a vida juntando dinheiro para educar bem o filho, no entanto, preocupava-se em dar atenção a Vicentinho. Depois de aposentado, seu Felinto e Dona Carlota sairam da cidade e foram viver no campo, queriam paz e sossego.

"A vida não é só ambição, se você focar só no conquistar mais dinheiro, vai chegar um momento em que você vai olhar para o passado e vai observar que a única coisa que você fez foi acumular dinheiro e o que era realmente importante você não desfrutou"


A história se passa exatamente na fazenda. Estava rolando uma festa, onde todas as pessoas do arredor estavam visitando Dona Carlota naquele dia. Pedrinho, ficou excluso, trancado no quarto observando todo o movimento. Até que uma menina linda foi chamá-lo para brincar, ela era Maria do Sol. 
Pedrinho brincou como nunca antes, mas quando uns amigos de Maria do Sol se aproximaram da garota, roubando-lhe sua atenção, o garoto mudou completamente e num ímpeto de raiva empurrou a garota na piscina dos adultos.
Depois do ocorrido, o menino ouviu os outros garotos gritando que ele tinha MATADO a Maria do Sol. Assustado, Pedrinho se escondeu e só retornou à fazenda de noite. Na madrugada, seus pais o pegaram e levaram-no de volta a cidade.
Pedrinho cresceu assustado, afastando-se cada vez mais das pessoas, sentia-se culpado pela morte da garota e pensava que merecia ser punido. Nunca conseguiu tocar no assunto da morte da Maria do Sol, todos tentaram, mas ele mantinha-se calado. Aos poucos foi desenvolvendo uma depressão, acordava assutado a noite e via o fantasma da garota em um canto do seu quarto.
Pedrinho se tornou um homem e ia tentando seguir a vida, começou a cursar Psicologia e finalmente teve coragem de contar para alguém todo o seu trauma da infância, o seu terapeuta.
Mas nem tudo é como parece.... O passado guarda segredos que podem mudar completamente a vida de Pedrinho. Ele será capaz de seguir em frente e esquecer o passado? O que se deve fazer quando a culpa corrompe e o destino já não está em suas mãos?

"Todos nós, às vezes, somos atormentados por fantasmas que criamos e só existem em nossa cabeça. Os monstros que vivem dentro de nós são os piores"


Maria do Sol é um livro leve, uma história doce que inicialmente relata a amizade entre crianças, mas que relata assuntos muito importante. 
A culpa, muitas vezes, pode destruir a nossa vida. Nos reclusamos de viver por um fato que ocorreu no nosso passado e desta forma estamos blindando o nosso futuro de acontecer, estamos cavando a nossa própria cova da tristeza.
A depressão é o mal do século, as pessoas não conseguem ser felizes, privam-se e acabam levando uma vida baseada na rotina. Caindo, sem perceber em uma roda gigante que nunca muda o sentido, que permanece ali, rodando sem parar e sem mostrar novos horizontes que podem ser seguidos.

A autora soube mesclar agradavelmente cada assunto, alertando os pais para a criação e falta de atenção com os filhos. Um livro que abre nossos olhos para nossa realidade e que te carrega por cada linha. Uma leitura calma, demorei umas 2 horas para terminá-lo e não me arrependi em momento algum. 
Maria do Sol te toca, te aflinge e te dá uma certeza: É preciso mudar! Mudar sua forma de encarar sua vida, mudar a forma como nossas crinças são tratadas, mudar o jeito que enxergamos o mundo. O Pedrinho se sentia culpado pela morte da Maria do Sol, mas quantas pessoas realmente se sentem culpadas pelas atrocidades que cometeram/cometem?
O futuro é escolhido por nós, então cabe a cada um fazer as mudanças necessárias! As crianças são o nosso futuro, você deseja ter rôbos sem sentimentos, ou seres humanos completos? 

"Ter ao alcance das mãos quem amamos é a maior dádiva que um homem pode ter"

Quem se interessou pela obra é só clicar AQUI para adquiri-la!

Contatos da Autora:





Beijinhos da Lice, gnomos!

11 comentários:

  1. Apesar de ser uma leitura leve, o assunto que envolve o livro é de grande importância. A culpa é algo que cria raízes, é uma praga que não quer saber de desgrudar. O Pedrinho teve uma vida difícil, deprimida, e vai ser preciso muita força pra superar e conseguir seguir em frente em paz.
    Ainda não conhecia o livro, mas fiquei curiosa pra saber como o Pedrinho vai sair dessa. Ótima resenha!


    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas palavras!
      O livro é realmente muito bom e a curiosidade entre tudo que envolve o Pedrinho e a Maria do Sol permeia toda a história. É um livro muito gostoso de se ler!

      Beijoooos!!

      Excluir
  2. Uaua Alice! Já fiquei curiosa com o mistério sobre o passado, pensando aqui se a menina morreu mesmo. Acho que vc não vai me dar spoiler, né? Vou ter que ler kkkkkk

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi, tudo bem?
      Se eu te der spoiler a magia da leitura vai acabar. Recomendo você a ler e descobrir por si só todos os emaranhados do passado e futuro!

      Bjosss!

      Excluir
  3. Preciso falar que mais uma vez você arrasou escrevendo a resenha? Rsrs
    Helloo Alice, bom dia!
    Já vi esse livro no insta e já li umas duas resenhas sobre o livro, mas nenhuma resenha conseguiu me deixar curiosa como você deixou.
    Beijooos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hellooo Ju!
      Fico extremamente feliz que minha resenha tenha sido tão positiva para você. Obrigada <3
      Beijoooos

      Excluir
  4. Você arrasa nas resenhas 💕
    Só consegui me cativar pelo livro depois dessa resenha, espero poder ler ele em breve.

    ResponderExcluir
  5. Você arrasa nas resenhas 💕
    Só consegui me cativar pelo livro depois dessa resenha, espero poder ler ele em breve.

    ResponderExcluir

Alice Martins

Oie! Sou a Alice, tenho 27 anos, sou Mestra em Engenharia de Produção, Pós-graduada em Revisão de Texto e Graduanda em Letras. Leio todos os gêneros literários, mas tenho um apego pelo romance (dramático, dark e hot) e pelo suspense. Sou viciada em música, série e açaí. Atualmente, trabalho com revisão literária e tenho um podcast de true crime/suspense com uma amiga. Me acompanhe nas redes e venha compartilhar amor comigo!




Facebook


Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Arquivos

Editoras parceiras