12/11/2021

[Resenha] Crônicas de Liberdade: O Romance entre o Coelho, o Lobo e o Espantalho

Olá amores, tudo bem?

Acabei de ler esta obra e já vim correndo contar o que achei. Foi uma leitura que simplesmente amei, sensacional!

Crônicas de Liberdade: O Romance entre o Coelho, o Lobo e o Espantalho
Autor: Andrews Meireles
Páginas: 364
Onde comprar: Amazon
Nota:  
*Livro do acervo da blogueira
CONTÉM LINGUAGEM IMPRÓPRIA PARA MENORES DE 18 ANOS
SINOPSE: 
Este escrito de ficção é o primeiro da trilogia “Crônicas de Liberdade”, onde apresento um romance que sustenta o livro em três ideias: a liberdade; o limite do amor; e a evolução político/social. O conto se passa em uma cidade chamada Vila das Fontes. Não há um personagem principal, e sim vários personagens que ao decorrer da história se entrelaçam, como uma novela. Existe um certo ar de filosofia no livro, todo este contexto filosófico é bastante nítido nos capítulos em forma de pequenos diálogos socráticos, no entanto a narrativa é um romance dramático de suspense em uma cronologia de acontecimentos.
Essa história se passa em Vila das Fontes e nos apresenta vários personagens. Iremos acompanhar um pouco da vida e dos dilemas de cada um.
Além disso, na cidade estão ocorrendo assassinatos, onde os culpados são chamados de "Os Relojoeiros", pela forma de matarem.

"Numa cidade como Vila das Fontes, a morte era sinônimo de comentários, fofocas e falatórios."

Ao passo que as situações corriqueiras vão se desenvolvendo, o suspense em relação aos assassinatos aumenta, assim como a certeza de que em Vila das Fontes ninguém é "bonzinho".


Que livro genial! No início, a leitura foi um pouco confusa, até eu me adaptar ao fato de não termos um personagem principal e me acostumar com toda a turma de Vila das Fontes.
Já começo dizendo que se você busca personagens com boa índole, é melhor ficar longe desse livro. 

"As pessoas não podem ter tudo que desejam, isto porque é da natureza humana sempre desejar mais."

Essa obra escancara o pior lado do ser humano, revelando as inúmeras falhas dos personagens e nos apresentando personagens reais, que, com certeza, existem em todas as cidades.
Temos a história do dono de uma pousada, de um visitante da cidade, de duas mulheres que vivem um romance às escondidas, de um grupo de crianças e adolescentes que moram na rua, do juiz e de muitos outros.

As histórias de todos eles se entrelaçam em diversos momentos, e durante a leitura tive a sensação que estava acompanhando uma novela, com cada núcleo de personagem bem definido. Não consegui me apegar a ninguém, justamente por conta de todos me causarem algum asco em certo momento, porém, queria ler mais e mais de todos eles.

"A felicidade completa não existe, o que existe é o estado de felicidade, são os momentos de felicidade."

Essa foi uma leitura que me deixou imersa em reflexões, muitas vezes por conta das críticas sociais colocadas na história. O autor aborda muitos temas e traz questionamentos bem verossímeis em relação à religião, felicidade, liberdade, o que é certo ou errado e o que as pessoas precisam fazer para sobreviver. Me vi concordando em vários momentos com as questões levantadas. Acho impossível que você realize essa leitura e não pondere a respeito de várias situações.

Algumas cenas da obra são bem delicadas, duas retratam um estupro, então se você for mais sensível em relação a isso, vá com cuidado.
Uma coisa que achei bem positiva foi não ter descoberto uma das revelações finais, que diz respeito aos assassinos. Confesso que tal coisa nem tinha me passado pela cabeça, então se tornou um deleite, pois amo ser surpreendida.

"Podem escravizar nossos corpos, no entanto, podem escravizar nossas mentes? Senhor de si mesmo ou escravo de si mesmo?"

Crônicas de Liberdade: O Romance entre o Coelho, o Lobo e o Espantalho é um livro para ser degustado aos poucos e que nos provoca uma avalanche de sentimentos. Com uma narrativa muitas vezes crua, o Andrews misturou romance, mistério e muita filosofia, nos entregando, ao final, uma história sensacional. Até onde você iria por sua liberdade e felicidade? Os personagens desse livro vão muito longe...

Beijos da Lice

3 comentários:

  1. Que bom saber que você amou e achou sensacional o livro, parece ser um livro com misturas de romance e mistério que agrada muito o leitor, o livro possui temas que nos faz refletir, gostei bastante da sua resenha, é um livro que gostaria de ler,bjs.

    ResponderExcluir
  2. oi!
    Eu adorei a sugestão ;D não conhecia o trabalho do autor, gostei da resenha o livro parece ser bem interessante

    ResponderExcluir
  3. Esta mistura entre romance e mistério é bem aquele tempero que faz que leia cada pagina buscando entender melhor os personagens. Gostei de você compartilhar sobre crônicas aqui ja tem um tempinho que tenho lido mais romances.

    ResponderExcluir

Alice Martins

Oie! Sou a Alice, tenho 27 anos, sou Mestra em Engenharia de Produção, Pós-graduada em Revisão de Texto e Graduanda em Letras. Leio todos os gêneros literários, mas tenho um apego pelo romance (dramático, dark e hot) e pelo suspense. Sou viciada em música, série e açaí. Atualmente, trabalho com revisão literária e tenho um podcast de true crime/suspense com uma amiga. Me acompanhe nas redes e venha compartilhar amor comigo!




Facebook


Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Arquivos

Editoras parceiras